terça-feira, 16 de maio de 2017

Comemorações do Dia Internacional e da Noite Europeia dos Museus no MMCR



Para assinalar o Dia Internacional dos Museus, o Museu Municipal Carlos Reis de Torres Novas vai promover no dia 18 de maio, quarta-feira, pelas 14h30, uma jornada de reflexão sobre a complexidade de se contar as “histórias difíceis” nos museus e sobre os museus. “The unspeakable”, como contar as histórias difíceis nos museus versa sobre omissões, seleções da narrativa, discursos enviesados… as histórias e as coleções dos “grandes museus” e algumas das histórias controversas do museu de cá.
O Dia Internacional dos Museus, criado pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, celebra-se anualmente a 18 de maio, através da organização de diversas atividades. Em 2017, o ICOM definiu o tema Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus como mote para uma reflexão, naturalmente diferenciada e respondendo aos contextos nacionais, do papel dos museus nas comunidades e na sociedade em geral.

18 maio | quinta-feira |14h30 
Jornada de reflexão: “The unspeakable”, como contar as histórias difíceis nos museus?

Noite Europeia dos Museus no Museu Municipal de Torres Novas
Para comemorar a Noite Europeia dos Museus, o Museu Municipal Carlos Reis, em Torres Novas, além da abertura regular no sábado à tarde, dia 20 de maio, estará de portas abertas em horário noturno das 21h à 1h. À meia noite, terá lugar na capela do MMCR um concerto com o dueto The Tumble Reeds, com entrada livre.
A Noite Europeia dos Museus foi criada pelo Ministério Francês da Cultura e da Comunicação e os museus portugueses irão associar-se, uma vez mais, a esta celebração. Em resposta ao convite da Direção-Geral do Património Cultural, os espaços museológicos que integram a Rede Portuguesa de Museus irão realizar diversas iniciativas com o objetivo de aprofundar a sua ligação com os visitantes e de envolver novos públicos em torno do conhecimento das coleções e da salvaguarda e valorização do património cultural. Neste sentido, os visitantes poderão participar em atividades, tais como espetáculos de teatro e dança, intervenções musicais, performances, visitas guiadas e encenadas, entre muitas outras, usufruindo deste modo de experiências atrativas e fora da oferta habitual.

20 maio | sábado | NOITE EUROPEIA DOS MUSEUS
Portas abertas das 21h à 1h

(concerto na capela, à meia noite  - The Tumble Reeds/Dueto)

Sem comentários:

Enviar um comentário