Mostrar mensagens com a etiqueta ambiente. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta ambiente. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 19 de abril de 2016

Município de Alcanena Adere ao Consórcio PROVERE iNature


No âmbito do Programa de Ação do Provere iNature – Turismo Sustentável em Áreas Classificadas, teve lugar, no passado dia 9 de abril, no Fundão, a assinatura do Contrato de Consórcio da Estratégia de Eficiência Coletiva, que integra o Município de Alcanena.

Com este Consórcio pretende-se congregar os interesses e meios e concertar as atividades e capacidades complementares das entidades consorciadas com vista à execução da iniciativa iNature – Turismo Sustentável em Áreas Classificadas, com foco no desenvolvimento do Produto Turismo de Natureza, e nesse sentido submeter e executar uma candidatura ao Centro2020 – Programa Operacional Regional do Centro.

 A constituição deste consórcio tem por base a importância que os valores de património natural da Região Centro assumem enquanto oferta integrada com potencial para o desenvolvimento e consolidação do produto Turismo de Natureza, sem esquecer os efeitos que um processo de valorização sustentável do património natural das áreas classificadas pode exercer para a dinamização do tecido socioeconómico dos respetivos territórios de influência, atuando na mitigação dos efeitos que se fazem sentir de forma transversal a este território.

O contrato entrou em vigor na data da sua assinatura, vigorando pelo prazo necessário à implementação da Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE iNature e seu Programa de Ação, com uma duração estimada de 3 anos.



sábado, 9 de abril de 2016

Audição Pública "Tejo, Presente e Futuro"

No próximo dia 16 de abril, sábado, às 15h30, no auditório do Parque Tejo no Rossio ao Sul do Tejo em Abrantes. O grupo parlamentar e a direção da organização regional de Santarém do PCP, irão promover uma audição pública sobre o Rio Tejo, com o tema: "Tejo, Presente e Futuro".


quarta-feira, 6 de abril de 2016

Mercadinho de Alcanena, dia 9 de abril

 A próxima edição do Mercadinho de Alcanena terá lugar no próximo dia 9 de abril, sábado, entre as 10h00 e as 18h00, na Praça Marechal Carmona, em Alcanena (caso se verifiquem condições climatéricas adversas, o horário e local poderão sofrer alterações). 


O Mercadinho de Alcanena pretende valorizar o meio rural e a sua população, dinamizando e consolidando as atividades económicas locais de agricultura, comércio e de artesanato, através da prática de uma agricultura sustentável, com controlo da produção e rastreabilidade, garantia de saúde, higiene e segurança alimentar, qualidade e genuinidade, através da venda de proximidade entre produtores e consumidores, na prática do comércio justo, de forma a potenciar e aumentar a biodiversidade dos alimentos não massificados (ressurgimento das variedades tradicionais) e a tradição alimentar. 


quarta-feira, 23 de março de 2016

Trilhos de “Ciência & Arte"

À descoberta das plantas silvestres comestíveis


No próximo dia 3 de abril o Município de Vila Nova da Barquinha promove, na sequência dos Trilhos de "Ciência & Arte" um percurso de interpretação da natureza e da paisagem onde a ciência se conjuga com a arte, história e cultura, nesta edição os participantes irão à descoberta de plantas silvestres comestíveis. 

O ponto de encontro será no  Centro Integrado de Educação em Ciências de Vila Nova da Barquinha às 9h, o percurso será circular com uma extensão de 9 km.






terça-feira, 22 de março de 2016

Município do Entroncamento oferece e planta pinheiros com as escolas do concelho na Comemoração do Dia da Árvore

No âmbito da Comemoração do Dia da Árvore, a Câmara Municipal, em parceria com a Resitejo, ofereceu aos estabelecimentos de ensino do concelho e plantou no Parque Verde do Bonito diversos pinheiros.


Foto: Escola Profissional Gustave Eiffel
No dia 18 de março foram distribuídos nas escolas do concelho 265 pinheiros, que serão tratados pelos alunos, para no próximo inverno serem plantados por pais, professores e alunos, no âmbito do projeto do Movimento Plantar Portugal.

Envolvidas nesta iniciativa estiveram as escolas: EB António Gedeão (25 pinheiros); Centro Social Paroquial Entroncamento (15 pinheiros); EB Zona Verde (60 pinheiros); Escola Profissional Gustave Eiffel (15 pinheiros); EB Dr. Ruy D’Andrade (20 pinheiros); Infantário Encoprof (15 pinheiros), Jardim Escola João de Deus (15 pinheiros); EB Bonito (65 pinheiros); Colégio dos Navegantes (15 pinheiros); Escola Secundária do Entroncamento (20 pinheiros).


No dia 21 de março, os alunos do ensino pré-escolar plantaram pinheiros no Parque Verde do Bonito, com a colaboração dos funcionários dos espaços verdes, do município, na presença do Ribas (mascote da Resitejo) e do executivo municipal que apoiou os mais pequenos nesta tarefa de reflorestação do Bonito.


Do ensino pré-escolar estiveram presentes alunos das escolas: JI Sophia de Mello Breyner Andresen (30 pinheiros); JI EB Bonito (10 pinheiros); JI EB António Gedeão (15 pinheiros); JI EB Zona Verde (20 pinheiros).

Idosos plantam árvores no parque ribeirinho

Com vista à requalificação paisagística da zona envolvente ao Campo de Jogos do Barquinha Parque, o Município de Vila Nova da Barquinha iniciou ontem, 21 de março, Dia Internacional das Florestas, a plantação de diversas espécies arbóreas no parque ribeirinho. Nesta primeira fase está prevista a plantação de 92 espécies arbóreas de pequeno porte ou de porte arbustivo, como o Zimbro, o Teixo e a Tamargueira.

Participaram na atividade idosos e respetivos acompanhantes da Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova da Barquinha e do Centro Social Paroquial da Atalaia, que ajudaram a plantar diversos exemplares de Zimbro e de Tamargueira.

No final foi oferecido a cada instituição um pinheiro-manso, cedido pela RESITEJO no âmbito das comemorações do dia Internacional das Florestas. 

Cada um dos participantes recebeu uma flor da espécie Silene galica, conhecida por erva-mel.

segunda-feira, 21 de março de 2016

“MAIS SAUDÁVEL, MAIS ECONÓMICA E MAIS AMIGA DO AMBIENTE” É O LEMA DA CAMPANHA APOIADA PELA QUERCUS, DECO, APDA E DIREÇÃO GERAL DE SAÚDE. AS PRIMEIRAS MÁQUINAS FORAM COLOCADAS NAS UNIDADES DE ATENDIMENTO DA AR. A EMPRESA VAI INSTALAR EQUIPAMENTOS NOS SERVIÇOS MUNICIPAIS E ESPAÇOS PÚBLICOS DOS SETE CONCELHOS. 



Quem visita as unidades de atendimento da ÁGUAS DO RIBATEJO (AR) tem a oportunidade de provar a água que corre na rede pública. A campanha para a promoção do consumo da água da torneira por ser “mais saudável, mais económica e mais amiga do ambiente” arranca esta terça-feira, 22 de março, DIA MUNDIAL DA ÁGUA. A iniciativa é pioneira no país e tem o apoio da QUERCUS, DECO, APDA, Municípios e da Direção Geral de Saúde.


“Estamos na linha da frente na valorização da água da rede pública com parceiros de excelência. Havendo uma água de qualidade com uma rede de abastecimento segura, não faz sentido que não se consuma a água da torneira.”, explica o Presidente do Conselho de Administração da ÁGUAS DO RIBATEJO. Francisco Oliveira garante que “ a água da rede é mais completa para a saúde, porque tem uma composição equilibrada de elementos que fazem falta ao organismo; é a mais económica (1000 litros custam menos que uma garrafa de 0,5 l) e é mais amiga do ambiente porque poupa a produção das embalagens e a recolha, seleção e tratamento dos resíduos”.


Fonte de água
As primeiras fontes estão disponíveis para clientes, visitantes e colaboradores da AR. Nas próximas semanas serão colocadas máquinas com água à temperatura normal ou refrigerada nos edifícios dos Paços do Concelho nos municípios de Almeirim, Alpiarça, Benavente, Coruche, Chamusca, Salvaterra de Magos e Torres Novas.


A AR irá colocar dezenas de fontes na primeira fase, prevendo o alargamento da campanha a outras entidades públicas e privadas. “Estas fontes têm um custo de menos de metade dos sistemas utilizados atualmente, mas mais importante que a poupança financeira são as vantagens para a saúde e para o ambiente. Somos uma empresa com responsabilidade social e ambiental”, refere Francisco Oliveira.

A campanha visa também vincar a confiança na água que serve 150 mil consumidores integrados nos sistemas geridos pela ÁGUAS DO RIBATEJO numa área de mais de 3240 km2 e onde foi realizado um investimento de 40 ME na construção e requalificação de equipamentos e infraestruturas.

As fontes de água estão personalizadas com os logótipos da AR do Município anfitrião e dos parceiros da campanha (QUERCUS, DECO, APDA e Direção Geral de Saúde) e com frases incentivadoras do consumo da água como “Água de Confiança, com Toda a Segurança” ou “Água vinda do Cano, é boa todo o Ano”.

As ideias da campanha resultam de sugestões recolhidas nas escolas dos sete municípios durante ações de sensibilização sobre o Ciclo da Água e a “Importância da Água como bem precioso, mas finito”. As iniciativas dinamizadas pela QUERCUS e DECO, em parceria com a AR, contaram com o envolvimento de mais de 3000 alunos. 



quinta-feira, 17 de março de 2016

Município do Entroncamento adere à “HORA DO PLANETA”

No próximo dia 19 de março, sábado, assinala-se a “Hora do Planeta”, o Município do Entroncamento associa-se a esta iniciativa mundial que pretende alertar e consciencializar todos, para as alterações climáticas no nosso planeta.



Criada desde 2007, pela World Wide Foundation (WWF), a principal característica desta iniciativa consiste no ato simbólico de desligar a iluminação elétrica durante 60 minutos em espaços públicos. Assim, o Município do Entroncamento vai desligar a luz elétrica, das 20h30m às 21h30m, nos seguintes locais:

  • Edifício dos Paços do Concelho
  • Largo José Duarte Coelho
  • Praça Salgueiro Maia
  • Praça da República
  • Jardim junto ao Centro de Convívio
  • Edifícios das Juntas de Freguesia de São João Baptista e de Nossa Senhora de Fátima



A autarquia convida os seus Munícipes a aderirem a esta causa que irá, certamente, unir centenas de milhões de pessoas em todo o mundo, numa ação simbólica em defesa do ambiente.

quarta-feira, 16 de março de 2016

Os Verdes marcam Dia Mundial da Água com uma marcha no Rio Alviela em Vaqueiros, Santarém

O Rio Alviela, o mais emblemático símbolo da luta das populações contra a poluição dos cursos de água em Portugal, foi o rio escolhido pelos Verdes para uma marcha/convívio que visa assinalar o Dia Mundial da Água que se comemora a 22 de março.



Esta iniciativa será a primeira de um conjunto de ações contra a poluição dos rios e em defesa da água, bem fundamental à vida, que o Coletivo Regional de Santarém de Os Verdes vai promover nos próximos tempos.
A marcha de domingo, 20 de março, no Rio Alviela conta com o apoio do Movimento Refundar Vaqueiros, movimento que tem lutado pela refundação da freguesia de Vaqueiros e que integra muitas das pessoas que, durante anos, lutaram localmente pela despoluição do Rio.


A marcha partirá após concentração em Vaqueiros, no anfiteatro do Rossio da Igreja, às 9.30h, e terminará com um almoço/convívio no mesmo local.

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Ambiente: Secretário de Estado inaugurou Unidade de Regeneração de Óleos Usados

O secretário de Estado do Ambiente, Paulo Lemos, inaugurou na quinta-feira, 17 de Julho, na Carregueira, Chamusca, a Unidade de Regeneração de Óleos Usados da empresa Enviroil, situada no Eco Parque do Relvão.

Esta unidade é a primeira do país com capacidade para transformar os óleos lubrificantes em matéria-prima principal usada na fabricação de novos óleos lubrificantes, podendo reutilizar-se. Este projecto tem um investimento de cerca de 8.5 milhões de euros, tendo contado com apoio governamental. A previsão é que crie 23 novos postos de trabalho.

A Enviroil, que labora nesta área há 14 anos, tinha como objectivo inicial ampliar as instalações em Torres Novas, mas como a câmara municipal não lhes deu respostas concretas, foi à procura de alternativas, tendo obtido resposta positiva no concelho da Chamusca, mais precisamente no Eco-Parque do Relvão.

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Ambiente: Dia Mundial do Ambiente com visitas gratuitas em Alcanena

Este sábado, dia 7 de junho, o Centro Ciência Viva do Alviela e o Centro de Interpretação da Gruta do Pena, vão assinalar o Dia Mundial do Ambiente com a atividade “Da nascente ao algar”, que decorre entre as 10h30 e as 16h30.

Esta atividade, é uma oportunidade para conhecer melhor a mais importante nascente cársica portuguesa e uma das mais fascinantes cavidades do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, bem como a relação entre elas. 

As inscrições são gratuitas e obrigatórias, e poderão ser efetuadas até ao dia 5 de junho. Os participantes (máximo de 36) devem trazer vestuário e calçado adequado à temperatura atual e às atividades programadas, bem como almoço e lanche (manhã/tarde).

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Golegã: Município vai intervir nas margens do rio Almonda

Na Golegã, a Câmara Municipal adjudicou esta semana (na reunião da passada 2ª Feira, 24 de Fevereiro), a empreitada de ordenamento das margens do rio Almonda.

A vencedora do concurso público foi a empresa Arquijardim, SA., e a obra vai custar cerca de 860 mil euros.

Há vários anos reclamada pela população da Azinhaga, esta obra deverá estar concluída no Verão de 2015, segundo avança a nota de imprensa da Câmara da Golegã, que diz ainda que o investimento está incluído no seu plano plurianual de investimento (PPI) e nas grandes opções do plano (GOP) do orçamento municipal.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Ambiente: Autarcas de Alcanena e Santarém recebidos em Lisboa


Os presidentes das Câmaras Municipais de Santarém e Alcanena, Ricardo Gonçalves e Fernanda Asseiceira, respetivamente, vão ser recebidos no Ministério do Ambiente no próximo dia 28 de fevereiro, na sequência de um pedido de reunião urgente feito após a deteção de várias descargas poluentes no rio Alviela, nas últimas semanas.



Esta cooperação entre os 2 autarcas, resulta do encontro que os dois municípios realizaram para discutir a degradação do sistema de tratamento de águas residuais de Alcanena, a 28 de janeiro.

Os autarcas vão discutir com o governo a concretização do protocolo assinado em 2009 entre o Ministério do Ambiente, a Câmara de Alcanena e a AUSTRA, e que previa um investimento superior a 20 milhões de euros na reabilitação e requalificação do sistema que trata os efluentes domésticos e os da indústria de curtumes.

A audiência deverá incluir responsáveis da Associação de Utilizadores do Sistema de Tratamento de Água de Alcanena (AUSTRA) e os deputados eleitos pelo distrito de Santarém.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Sociedade: ETAR de Riachos tem luz verde para avançar

O Tribunal de Contas concedeu visto favorável para ao avanço da empreitada de requalificação da ETAR de Riachos após a fiscalização prévia dos atos e contrato de adjudicação da obra, cujo valor de adjudicação foi de 1.890.000,01 €. A empreitada avança em Março para ficar concluída em simultâneo com as obras em curso, no último trimestre de 2014.

A “Reabilitação da ETAR de Riachos” será realizada pela empresa Aquino, SA., uma construtora sedeada no Município de Ourém. A obra contempla a construção de novas etapas para o processo de tratamento, a reabilitação do sistema de lagunagem existentes e a construção de uma nova conduta para descarga do efluente final no Rio Almonda.

As intervenções previstas para requalificação da infraestrutura atualmente existente permitem melhorar a qualidade do efluente final tratado e respeitar os requisitos de qualidade, impostos na licença de descarga. A obra tem um prazo de execução de 180 dias, prevendo-se a sua conclusão no último trimestre de 2014.
Estas obras irão decorrer em simultâneo com as intervenções em curso no subsistema de saneamento de Riachos, numa empreitada iniciada em Novembro de 2013 com um valor de 1.698.338,53 €.