Mostrar mensagens com a etiqueta chamusca. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta chamusca. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 12 de julho de 2016

INAUGURAÇÃO DO CIVTRHI pelo MINISTRO DA SAÚDE


O SERVIÇO DE UTILIZAÇÃO COMUM DOS HOSPITAIS - SUCH - convida a Imprensa a estar presente na cerimónia de inauguração da CIVTRHI, a ter lugar, amanhã, pelas 11h30, na Chamusca.

A cerimónia será presidida pelo Ministro da Saúde, Prof. Doutor Campos Fernandes e a instalação será abençoada por S. Exa. Reverendíssimo D. Manuel Pelino, Bispo de Santarém.

Aqui esta o convite, com coordenadas de acesso ao local (morada e GPS) e programa. 



quinta-feira, 30 de junho de 2016

Município da Chamusca inaugura ginásios ao ar livre e promove a atividade física

Chamusca, 30 de Junho de 2016 – O Município da Chamusca realiza no próximo dia 2 de Julho, pelas 18h00, uma caminhada no âmbito da inauguração de três espaços de promoção da atividade física, ginásios ao ar livre, que integram vários equipamentos fitness outdoor.
Esta caminhada pretende de forma saudável dar a conhecer os espaços e a funcionalidade dos equipamentos, que têm no seu conjunto o objetivo de trabalhar os vários grupos musculares do corpo.
Os ginásios estão localizados em três zonas distintas da vila, nomeadamente, no Tapadão, Vimioso e Miradouro da Senhora do Pranto.
A caminhada terá a sua concentração e início no Largo da Biblioteca e seguirá por um percurso que incluí a passagem e demonstração dos equipamentos de fitness dos referidos ginásios ao ar livre.
A caminhada terminará no Miradouro da Senhora do Pranto com animação musical e muitas surpresas.

quarta-feira, 22 de junho de 2016

2 Julho | Município da Chamusca apresenta 20ª Edição de Conversas de Cá ...com Maria Emília Vacas

02 julho| 15h30 |Biblioteca Municipal Ruy Gomes da Silva
Município da Chamusca apresenta 20ª Edição de Conversas de Cá…com Maria Emília Vacas
Chamusca, 22 de Junho de 2016 – O Município da Chamusca realiza no próximo dia 2 de Julho, pelas 15h30, na sala polivalente da Biblioteca Municipal Ruy Gomes da Silva, a 20ª edição de Conversas de Cá, onde a convidada será Maria Emília Vacas.
Chamusquense de “gema”, a convidada pisa, desde os 15 anos os palcos do teatro amador chamusquense e tem participado ativamente em muitos projetos culturais do concelho.
Uma conversa informal que levará os presentes a revisitar o teatro chamusquense, as marchas populares, o carnaval, o jogo do quartão e todas as atividades a que dedica um bairrismo salutar.
A par da sua paixão pelo teatro está a paixão pela pintura, uma arte que se dedicou após a reforma. Em 2003 frequentou um curso de Artes Decorativas e em 2005 teve aulas com a pintora Dila Cid, assume-se como autodidata e foi sozinha que aprendeu a pintura em tecido.
Ao longo dos anos foi aperfeiçoando as técnicas de pintura e atualmente dá aulas nessa área na JuntAnima.
As Conversas de Cá são também o momento de apresentar ao público o seu percurso e as suas vivências na pintura com a exposição “Tintas e Trapos” que irá estar patente até ao dia 12 de Agosto na Biblioteca Municipal.

sábado, 16 de abril de 2016

“Ser ou não ser…eis o Paulo!” no 11.º Espetáculo dos “Saraus com PaLó”


O Município da Chamusca realiza no próximo dia 22 de abril, pelas 21h30, no antigo Centro Regional de Artesanato, o 11.º Espetáculo do 2.º Ciclo de Saraus Culturais intitulado “Ser ou não ser…eis o Paulo!”.

O espetáculo “Ser ou não ser…eis o Paulo!”, da obra de Ana Fonseca da Luz, pretende neste 11º Sarau, realizado pelo Município da Chamusca, dar a conhecer o amigo Paulo, uma personagem com dupla personalidade, de religioso convicto em alguns momentos a um homem de extrema esquerda noutros momentos.

PaLó não se intimida pelas alterações do amigo e acaba sempre por se divertir em qualquer das situações.

Com presença constante de momentos de pura comédia, os Saraus Culturais, inseridos na Agenda Cultural do Município,têm esgotado sempre a lotação no Antigo Centro Regional de Artesanato, revelando ser um sucesso perante público.

sexta-feira, 15 de abril de 2016

Município da Chamusca organiza “Jogos do Costume e da tradição”


O Município da Chamusca, respondendo ao repto lançado pelo ICOMOS – Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios e realiza no próximo dia 18 de Abril, entre as 15h30 e as 17h00, no Jardim do Coreto, uma tarde de “Jogos do Costume e da Tradição”, para assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

O tema Desporto, um Património Comum, tem como objetivo principal destacar a importância cultural e social do desporto e enaltecer o papel de muitas associações, clubes, autarquias, museus e outras organizações públicas e privadas, que ao longo da história têm contribuído para a formação e consolidação da identidade de comunidades locais, regionais e nacionais.



O Gabinete de Desporto do Município e a Biblioteca Municipal Ruy Gomes da Silva vão dinamizar a tarde de atividades, dirigida aos alunos do 1º Ciclo que frequentam as atividades extra-curriculares, com jogos tradicionais, como o berlinde, o jogo do prego, as corridas de sacos, entre muitos outros, sensibilizando os mais novos para a valorização e salvaguarda do património associado ao Desporto.

Para Cláudia Moreira, Vice-Presidente do Município, “a atividade pretende assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios junto das crianças de uma forma descontraída, nomeadamente com jogos tradicionais, mas que em simultâneo lhes desperte para a importância cultural do desporto".


quarta-feira, 6 de abril de 2016

Município da Chamusca recebe Passeio BTT Interconcelhio integrado no Mais Lezíria 2016


Apresentação das futuras Instalações do Centro BTT do Arripiado


 O Município da Chamusca, realiza no próximo dia 10 de Abril, no Arripiado, o Passeio de BTT interconcelhio integrado no Projeto MAIS Lezíria 2016.

Com dois percursos: 35Kms para Passeio BTT e 14Kms Mini-Passeio direcionado à família, o Passeio BTT será guiado e sem fins competitivos.

Existirão vários guias para o passeio e mini-passeio, de modo a agrupar os participantes por vários níveis de andamento, podendo os mesmos optar pelo que mais se adeque à sua preparação e objetivos de participação.

As instalações de apoio à atividade vão decorrer no futuro Centro de BTT do Arripiado, a inaugurar ainda no decorrer deste ano.



O Projeto MAIS Lezíria foi criado em 2011 pela Comunidade Intermunicipal da Lezíria e do Tejo e pelos seus 11 Municípios associados - Almeirim, Alpiarça, Azambuja, Benavente, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos e Santarém - com o objetivo de promover o convívio desportivo na região, a integração social, a promoção da saúde e a melhoria da qualidade de vida, incentivando a participação de todos, incluindo as crianças, idosos e pessoas com deficiência.

A CIMLT e os seus Municípios associados continuam, assim, empenhados na promoção da vida saudável na população da Lezíria do Tejo.
Porque a Lezíria é MAIS!
M, de Movimento!
A, de Ativa!
I, de Inclusiva!
S, de Saudável!
Inscrições até dia 7 de Abril no seguinte link:

quinta-feira, 24 de março de 2016

A Chamusca vai à ópera!! Município da Chamusca leva a cena “Dido e Eneias” de Henry Purcell

O Município da Chamusca apresenta no dia 2 de Abril, a ópera “Dido e Eneias” de Henry Purcell, baseada na Eneida de Virgílio. O espetáculo terá lugar no Cineteatro da Chamusca a partir das 21h30 e contará com a participação do Coro Polifónico da Golegã sobe a direção artística do Maestro José Dias.



O elenco é constituído por alunos da Escola Superior de Música de Lisboa, com direção musical e encenação da conceituada Soprano Sílvia Mateus. Ao piano estará Francisco Sasseti, pianista de grande renome nacional que iniciou a sua carreira de concertista no Teatro de S. Luíz em Lisboa. Sílvia Marques e Francisco Sasseti estão entre o leque de conceituados artistas com presenças nos maiores palcos nacionais, como o Teatro São Luiz e o Palácio Nacional da Ajuda.

A Chamusca recebe pela primeira vez uma ópera, sendo uma oportunidade única para muitos de assistir a um espetáculo de teatro lírico que consiste numa representação dramática desempenhada em canto e acompanhada de música.

A ópera “Dido e Eneias” é o primeiro espetáculo do género a ser inserido na Agenda Cultural do Munícipio, que tem agendado para ir a cena em Maio “Don Giovanni” de Mozart.

Cláudia Moreira, Vice-Presidente do Município, afirma que desta vez apresentamos um espetáculo inédito no concelho da Chamusca, uma experiência diferente para muitos de assistirem a uma ópera com um elenco de luxo. Deixo desde já o convite a todos - Vista-se a rigor e venha à ópera! ”.

A versão “Dido e Eneias” de Henry Purcell foi a exibição pela primeira vez em 1689 no Theatre Royal do Londres.  “Dido e Aeneas” nome original em inglês é uma ópera trágica em três atos e um prólogo, com liberto de Nahum Tate, e é considerada a única grande obra de teatro musical em inglês.

A história baseia-se no IV Canto da “Eneida”, do épico poeta latino Virgílio e a ação desenrola-se ao longo de um dia, descrevendo o drama de Dido, rainha de Cartago, e do seu grande amor o príncipe troiano Eneias.

quinta-feira, 17 de março de 2016

Ascensão é na Chamusca

Já é conhecido o programa oficial da edição de 2016 da Semana da Ascenção na Chamusca. Os festejos arrancam no dia 30 de abril com os Amor Electro, encerrando a 8 de maio, com o fadista Pedro Moutinho. 
José Cid e  António Zambujo são outros dos cabeças de cartaz do evento organizado pela Câmara Municipal da Chamusca.


quarta-feira, 16 de março de 2016

Município da Chamusca assinala “Semana da Primavera” com plantação de árvores nas escolas do concelho


 O Município da Chamusca organiza, em parceria com a Resitejo, entre os dias 14 e 18 de março, a “Semana da Primavera” que será assinalada com a entrega de árvores por todas as turmas do concelho da Chamusca para que todos os alunos procedam à sua plantação, unindo também a esta ação, no dia 18, realizar-se-á a apresentação do livro do jovem músico Filipe Pinto denominado de “O Planeta Limpo do Filipe Pinto”.



A “Semana da Primavera”, iniciativa do Município da Chamusca que conta também com o apoio dos Presidentes das Juntas de Freguesia do concelho, terá como principal objetivo a plantação simbólica de pinheiros-mansos, de forma a sensibilizar e relembrar a importância da preservação das árvores e florestas do nosso planeta. No seguimento desta ação, a apresentação do livro “O Planeta Limpo do Filipe Pinto” levará, aos mais jovens, um espetáculo musical que proporcionará uma viagem repleta de aventuras no planeta imaginário do jovem músico, que pretende sensibilizar as crianças para a proteção ambiental.


Para a Vice-Presidente do Município da Chamusca, Cláudia Moreira, “é importante deixar o alerta junto dos mais novos sobre a importância da natureza e do meio ambiente, de forma a motivar à adoção de estilos de vida mais ecológicos, sustentáveis e consequentemente mais saudáveis”.

segunda-feira, 14 de março de 2016

O Município de Chamusca assinala o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor

O Município de Chamusca realiza no dia 15 de março, pelas 18h30, na Biblioteca Municipal Ruy Gomes da Silva, uma sessão de esclarecimento denominada de “O Consumidor e a salvaguarda dos seus direitos e interesses” assinalando o dia Mundial dos Direitos do Consumidor, que se celebra nesta data.


A sessão de esclarecimento, promovida pelo Município da Chamusca, destina-se ao público em geral e terá como oradores convidados, o Economista e Deputado da Assembleia da República, Dr. Hugo Costa e o Jurista e Responsável pelo Gabinete de Apoio ao Consumidor da Delegação Regional de Santarém da DECO, Dr. João Poseiro, conceituados nomes nesta área de trabalho, a sessão será moderada pela Jurista da Câmara Municipal da Chamusca, Dra. Lúcia Abelha.

A origem da comemoração do Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, os princípios norteadores, a Lei da Defesa do Consumidor, os direitos inerentes bem como a sua salvaguarda serão alguns dos temas a abordar durante a sessão que dará toda a liberdade, aos presentes, de colocar todas as suas questões como consumidores.

Para Paulo Queimado, Presidente da Câmara Municipal da Chamusca “Hoje em dia o consumismo afeta a vida de todos nós, sendo de extrema importância que questões como direitos dos consumidores sejam debatidas de forma a salvaguardar sempre os seus interesses”.

O Município da Chamusca, convida toda a população a assistir a esta sessão e a trazer as suas questões para o debate.



terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Música, Cultura e Associativismo em foco na Biblioteca Municipal Ruy Gomes da Silva | 16ª Edição de Conversas de Cá | 31 Janeiro‏



João Ferreira convidado da 16.ª Edição de Conversas de Cá 





A Biblioteca Municipal Ruy Gomes da Silva, na Chamusca, acolhe a 16.ª Edição de Conversas de Cá, a iniciativa decorre no dia 31 de Janeiro, sábado, pelas 15h30, na sala polivalente da Biblioteca Municipal Ruy Gomes da Silva e o convidado é o professor João Ferreira. 



Desde a juventude que a música e a cultura são uma grande paixão do professor João Ferreira, tendo formado o grupo de jovens, o “Revirarock” e o Centro Cultural de Ulme. Numa vida dedicada ao ensino, à cultura e ao associativismo do professor João Ferreira, dá a conhecer a sua vontade de fazer sempre mais, sobretudo no panorâma musical da Chamusca. 





Atualmente aposentado, continua a lecionar, no Centro de Recursos Educativos da Chamusca, aulas de música aos jardins-de-infância do concelho da Chamusca.


João de Oliveira Augusto Ferreira, nasceu na freguesia de Vale de Cavalos, concelho da Chamusca, tendo ido viver para a freguesia de Ulme muito jovem. O seu percurso académico foi como trabalhador estudante e licenciou-se em Estudos Franceses e Ingleses.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Casimira Alves com participação especial no 7.º Sarau Cultural temático sobre Tradição e Cultura “O Ribatejo”







O Município de Chamusca em colaboração com a Chamusc'Arte realiza na próxima 6.ªf, dia 23 de Janeiro no antigo Centro Regional de Artesanato o 7.º Sarau Cultural Temático Só nós 3 é que Sa3emos. O tema deste espetáculo, “O Ribatejo” dá a conhecer como o poeta Armando Soares Imaginário descrevia as tradições do seu próprio concelho, as dificuldades de viver da subsistência da terra e do trabalho do campo.













“O Ribatejo” irá contar com a participação especial da fadista Casimira Alves proporcionando ao público momentos culturais, com fado e fandanguitas, que fazem parte da história e tradição deste Ribatejo.







O ciclo de Saraus Temáticos apresentados pela Chamusc'Arte, com encenação e representação de Carlos Petisca, são baseados na obra do poeta chamusquense Armando Soares Imaginário e esta edição tem como tema O Ribatejo, e será uma viagem às vivências e tradições das gentes da Borda D´Água.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Cortes no abastecimento de água em freguesias do concelho da Chamusca




Algumas freguesias do concelho da Chamusca vão sofrer cortes no abastecimento de água na próxima quarta e quinta-feira. Na quarta-feira, 17 de Dezembro, entre as 8h00 e as 19h00, vai faltar água na localidade de Carregueira e no Eco Parque do Relvão. A causa deste corte deve-se a uma intervenção por parte da empresa intermunicipal Águas dos Ribatejo para limpeza, higienização e inspecção dos reservatórios. 











Na zona mais baixa da localidade de Carregueira, que é abastecida pelo reservatório do Morais, o corte será entre as 8h00 e as 13h00. No Eco Parque do Relvão não vai haver água entre as 13h00 e as 18h00. A empresa intermunicipal prevê que a normalidade seja restabelecida cerca das 19h30.

Na quinta-feira, 18 de Dezembro, entre as 13h00 e as 18h00, não haverá água nas povoações de Salvador e Parreira. O motivo do corte é o mesmo: limpeza, higienização e inspecção dos reservatórios. A normalidade será reposta pelas 18h30. A Águas do Ribatejo alerta que a utilização da água imediatamente após a reposição do abastecimento pode causar danos na rede predial e nas máquinas e equipamentos domésticos e industriais. Para mais informações devem contactar a empresa intermunicipal através dos números de telefone 263 509 400 ou 800 20 20 40.

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Local: Manuais Escolares mudam de mão na Chamusca

O Município de Chamusca, através da Biblioteca Municipal Ruy Gomes da Silva, promove pelo quarto ano consecutivo, a iniciativa “Mudar de Mão” uma campanha de recolha e partilha de manuais escolares dirigida a toda a comunidade.

A campanha teve início no final do ano letivo e terminará no mês de setembro. O principal objetivo passa por ajudar as famílias do concelho no arranque do ano escolar e simultaneamente promover práticas de preservação do ambiente. Para participar basta entregar ou solicitar os manuais escolares na Biblioteca Municipal Ruy Gomes da Silva.

“Mudar de Mão” é uma campanha focada em três princípios: solidariedade, facilitando a todos o acesso a manuais escolares; consciência ecológica ao reutilizar os manuais permitindo desta forma a promoção do ambiente, combatendo o desperdício; e por último rentabilização de recursos racionalizando os rendimentos familiares através do reaproveitamento dos manuais escolares.

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Sociedade: Limpeza das bermas das estradas municipais na Chamusca

Na Chamusca, a autarquia está a proceder à limpeza das bermas das estradas municipais, dando assim o exemplo para que os proprietários de terrenos privados tomem idêntica atitude.

No caso das estradas municipais de todo o concelho, a câmara entregou os trabalhos a uma empresa privada e o custo da operação é ligeiramente superior a 40 mil euros, abrangendo um total de 120 quilómetros de bermas.

O município chama entretanto a atenção dos proprietários de terrenos privados para procederem à limpeza das suas propriedades, para evitar problemas de incêndios e também para evitar a aplicação de coimas que podem chegar aos 20 mil euros.

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Corte no abastecimento de água na Chamusca

A água deverá faltar na zona baixa da vila da Chamusca na próxima sexta-feira, dia 20 de junho.

Devido a uma intervenção para a reparação de um ramal são previsíveis constrangimentos e cortes no abastecimento de água  entre as 9h00 e  as 11h00. Segundo comunicado, a Águas do Ribatejo prevê que a normalidade esteja restabelecida pelas 12 horas.  

Em caso de necessitar de esclarecimentos, deverá contatar os serviços da Águas do Ribatejo pelos telefones 808 20 20 11 ou 263 509 400.