Mostrar mensagens com a etiqueta chmt. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta chmt. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 8 de abril de 2016

Dia Mundial da Saúde no Centro Hospitalar do Médio Tejo


Subordinada à temática da diabetes, a comemoração do Dia Mundial da Saúde, no Centro Hospitalar do Médio Tejo, centrou-se na dinâmica da prevenção da doença e apresentação do trabalho realizado nesta área.

 As comemorações do Dia Mundial da Saúde iniciaram com uma sessão conjunta do Centro Hospitalar do Médio Tejo e o ACES Médio Tejo, no auditório da Unidade Hospitalar de Tomar.
Depois das boas vindas, proferidas pelo presidente do Conselho de Administração do CHMT, Carlos Andrade Costa, e pela diretora-executiva do ACES Médio Tejo, Sofia Theriaga, foi apresentada a Unidade Coordenadora Funcional da Diabetes do Médio Tejo, pelo presidente desta unidade, José Oliveira.

Cristina Gonçalves, diretora clínica do CHMT, apresentou a Diabetes no Centro Hospitalar do Médio Tejo, em particular a atividade desenvolvida no Hospital de Dia da Diabetes.
Porque a prevenção é a palavra de ordem, seguiu-se a intervenção da nutricionista Joana Gonçalves, com o tema “Bases de uma Alimentação Saudável”, dirigida em particular a profissionais e colaboradores de instituições que têm a seu cargo pessoas idosas, como centros de dia, lares e apoios domiciliários.

Durante a tarde, utentes e profissionais foram convidados a participar numa sessão de atividade física, que se realizou no hall de entrada das consultas externas nas Unidades hospitalares de Abrantes, Tomar e Torres Novas, e assistiram a um filme sobre o trabalho desenvolvido no Hospital de Dia da Diabetes. 
No final deste Dia Mundial da Saúde ficaram os conselhos para a prática de atividade física diária, a importância da hidratação e a adoção de hábitos alimentares saudáveis.

quinta-feira, 24 de março de 2016

Receita sem papel no Centro Hospitalar do Médio Tejo

Está já em implementação, no Centro Hospitalar do Médio Tejo, a prescrição eletrónica de medicamentos.

A Receita sem Papel garante maior eficácia, eficiência e segurança ao circuito da receita de medicamentos no Serviço Nacional de Saúde.

Maior segurança para os profissionais e para os utentes


A desmaterialização da receita assenta num processo mais eficaz e seguro de controlo de emissão e dispensa, obrigando a um acesso eletrónico autenticado, através de certificado digital qualificado, no caso dos profissionais, e Cartão de Cidadão para os utentes A Receita sem Papel inclui um “Código de acesso e dispensa” fornecido apenas ao utente, para validação da dispensa dos fármacos. O processo inclui ainda um “Código de Direito de Opção”, destinado também à validação desse direito do utente no levantamento dos produtos de saúde.

Simplicidade, melhor controlo da medicação e eliminação do papel. 


Este novo modelo eletrónico permite a prescrição, em simultâneo, de diferentes tipologias de medicamentos, ou seja, a mesma receita poderá incluir fármacos comparticipados com tratamentos não comparticipados. 

Este sistema traz vantagens para o utente, já que todos os produtos de saúde prescritos são incluídos num único receituário.

Guia de tratamento para o Utente


Uma das alterações significativas relaciona-se com o guia de tratamento para o utente. Além de registar informações sobre a toma de medicação, apresenta, também, os dados necessários à dispensa dos medicamentos na farmácia: códigos de acesso, dispensa e de direito de opção.

terça-feira, 15 de julho de 2014

Saúde: Hospitais do Médio Tejo já têm Conselho de Administração

Foi publicada na 2ª feira, dia 14, em Diário da República, a composição do novo Conselho de Administração do Centro Hospitalar Médio Tejo (CHMT), depois de aprovada em Conselho de Ministros no passado dia 3 de julho.

Carlos Andrade Costa é o novo presidente do CA, órgão que é ainda composto por António Horta Lérias e Bruno Santos Ferreira como vogais executivos, pela médica Cristina Horta Marques como diretora clínica, e por Nélson Paulino da Silva como enfermeiro diretor. Segundo as notas curriculares anexas ao diploma, Carlos Andrade Costa, de 49 anos, é licenciado em direito e tem curso de gestão hospitalar e de auditor de defesa nacional, tendo passado pelo polo de Lisboa de Hospital das Forças Armadas e foi administrador delegado do Centro de Medicina Física e Reabilitação de Alcoitão. A resolução do Conselho de Ministros autoriza ainda Carlos Andrade Costa e Bruno Santos Ferreira a manterem as suas atividades de docência em universidades públicas, bem como Cristina Horta Marques a manter o vencimento do seu lugar de origem.

domingo, 15 de junho de 2014

Saúde: MUSP lança manifesto e promove novas ações públicas

O Movimento de Utentes dos Serviços Públicos (MUSP) do distrito de Santarém vai lançar um manifesto em defesa do Serviço Nacional de Saúde e realizar um “fórum distrital” para debater o futuro da prestação de cuidados de saúde na região.

O MUSP vai convidar os deputados eleitos pelo distrito, autarcas, sindicalistas, trabalhadores da saúde, dirigentes associativos e utentes para assinarem este manifesto, intitulado “Em defesa do Serviço Nacional de Saúde! Por cuidados de saúde de proximidade e qualidade em todo o distrito de Santarém”.

Entretanto, para o próximo dia 27 de junho foram marcadas ações públicas “de contestação e reivindicação” frente às quatro unidades hospitalares existentes no distrito (Hospital Distrital de Santarém e as três que integram o Centro Hospitalar do Médio Tejo, CHMT – Torres Novas, Tomar e Abrantes).

O MUSP pretende ainda organizar um Fórum distrital para debate sobre o futuro da prestação de cuidados de saúde no distrito, e garante que as comissões de utentes continuarão a desenvolver acções de informação, esclarecimento e mobilização junto das populações e a manter contactos com todas as entidades locais, distritais e nacionais.

terça-feira, 27 de maio de 2014

Sociedade: Doente morre em queda no Hospital de Tomar

Um homem de 37 anos faleceu na manhã desta 3ª feira, 27 de Maio, após cair do sexto piso do edifício do Hospital de Tomar, uma das unidades do Centro Hospitalar do Médio Tejo, onde se encontrava internado.

O homem terá caído de uma altura aproximada de 15 metros, para uma zona exterior junto à Lavandaria, tendo morte imediata. O doente estava internado no serviço de psiquiatria do hospital de Tomar e terá desmontado a janela da enfermaria, que dispõem de dispositivos para evitar a sua abertura, o que não terá sido suficiente para evitar o sucedido.
A situação ocorreu esta 3ª cerca das 11h30. A PSP de Tomar esteve no local a registar a ocorrência.

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Saúde: Joaquim Esperancinha deixa o CHMT

Joaquim Esperancinha já não vai cumprir um terceiro mandato à frente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Médio Tejo.

O atual presidente deste órgão, que terminou oficialmente o mandato a 31 de dezembro de 2013, em e-mail que o próprio dirigiu aos colaboradores e funcionários dos hospitais de Torres Novas, Tomar e Abrantes, invoca "razões pessoais" para justificar a sua decisão, mas adianta que se manterá em funções até à nomeação de um novo Conselho de Administração.

Engenheiro eletrotécnico de formação, Joaquim Esperancinha cumpriu o seu primeiro mandato no CHMT entre 2002 e 2005. Em 2006, o gestor regressou à atividade privada, acabando por regressar à presidência do CHMT em 2011, desta vez pela mão do ministro Paulo Macedo. No e-mail que agora dirigiu aos colaboradores, Esperancinha escreve que este mandato tem para si "um significado muito especial porque as interrogações que se colocavam ao Centro Hospitalar nos primeiros meses de 2012 estão, hoje, quase ultrapassadas".

sábado, 10 de maio de 2014

Saúde: Vigília junto aos Hospitais do Centro Hospitalar do Médio Tejo

A Comissão de Utentes da Saúde do Médio Tejo, face à degradação na prestação de cuidados de saúde nos hospitais e centros de saúde, vai levar a efeito no próximo dia 15 de maio, uma Vigília/Concentração junto aos hospitais do distrito, Abrantes, Tomar, Torres Novas, Santarém.

A iniciativa, que decorrerá entre as 19.00 e as 21.00 horas, junto às unidades do CHMT, pretende denunciar os cortes de financiamento no setor e protestar contra a redução drástica de serviços nos hospitais. 

As diversas comissões de utentes que se aliaram a esta vigília, reivindicam a existência da Urgência, Medicina Interna, Pediatria e Ambulatório nos três hospitais (Abrantes, Tomar e Torres Novas), mais médicos nos centros de saúde, bem como manter a maternidade no médio tejo (Abrantes).

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Saúde: CMTN acusa ministério de violar direitos no acesso a cuidados de saúde

A Câmara Municipal de Torres Novas, em moção aprovada por unanimidade na sua última reunião, acusa o Ministério da Saúde de estar a fazer "uma grave violação dos direitos dos cidadãos ao acesso aos cuidados de saúde". O executivo torrejano aprovou mesmo uma moção onde faz chegar estas críticas ao Presidente da República, ao Primeiro Ministro, ao Ministro da Saúde e aos Presidentes dos Grupos Parlamentares da Assembleia da Republica. A moção, insurge-se contra a portaria onde o Ministério da Saúde apresenta a reforma hospitalar e classificou as instituições hospitalares e serviços do Serviço Nacional de Saúde.

Segundo os autarcas do concelho, "A aplicação da reforma prevista nesta portaria será um rude golpe para os cidadãos do concelho de Torres Novas, da Região do Médio Tejo e mesmo do Distrito de Santarém, que verão desaparecer da sua proximidade especialidades medicas vitais, como por exemplo a obstetrícia (em Abrantes), a cardiologia, a nefrologia, a pneumologia, entre outras, ficando assim vedado o seu direito a cuidados de saúde de proximidade".