Mostrar mensagens com a etiqueta cultura. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta cultura. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 3 de junho de 2016

PRESS RELEASE | Feira do Tejo 2016

Rita Guerra é cabeça de cartaz de festa para toda a família
 Cinco dias de festa. Vila Nova da Barquinha não vai parar entre 9 e 13 de junho. Vem aí o maior evento anual do concelho, com dezenas de expositores de artesanato e tasquinhas.
 Na edição 2016 da Feira do Tejo não irão faltar animação de rua, teatro, dança, folclore, marchas populares, pirotecnia, desporto, insufláveis, exposições e muita música.
 Nos concertos, de destacar a atuação do abrantino FEL (9 jun), o pop dos portugueses D'Alva (10 jun), a alma e energia do grupo Cais Sodré Funk Connection (11 jun), as grandes vozes e a música da Orquestra Ligeira do Exército (12 jun) e Rita Guerra, uma voz ímpar e consagrada que assinala 30 anos de carreira (13 jun), uma noite que promete ser memorável, de canções sincronizadas com pirotecnia.
 Do programa fazem parte também os batismos a cavalo, voos suspensos em balão de ar quente, jogos tradicionais, workshops, ateliers de fotografia e pintura para crianças, entre outras atividades para toda a família.
 O evento é também uma oportunidade para conhecer o Parque de Escultura Contemporânea Almourol (www.barquinhaearte.pt), que nestes dias oferece visitas guiadas pelas 11 esculturas de grandes dimensões, o Castelo de Almourol, monumento nacional que abriu recentemente ao público renovado com um novo projeto de musealização, ou um dos mais recentes espaços de divulgação da ciência em Portugal – o Centro Integrado de Educação em Ciências (www.ciec.vnb.pt). Sem esquecer a gastronomia, baseada nos sabores do rio, que pode ser apreciada nos inúmeros restaurantes do concelho.
 Mais uma vez, a parceria do Município de Vila Nova da Barquinha com as associações e entidades do concelho criaram condições para cinco dias de muita diversão junto ao rio Tejo, num espaço de rara beleza.

Consulte os horários e o programa completo em www.cm-vnbarquinha.pt

quinta-feira, 2 de junho de 2016

12 Junho | Município da Chamusca apresenta "I Encontro Ibérico de Gaiteiros no Ribatejo"‏

Chamusca, 1 de Junho de 2016 – O Município da Chamusca, em parceria com a Associação Cultural “Cantar Nosso”, apresenta no dia 12 de junho, o I Encontro Ibérico de Gaiteiros no Ribatejo, que terá início pelas 10h00, com uma arruada em todas as freguesias do concelho, na sede do concelho a arruada terá inicio no largo 25 de Abril.
Os grupos presentes neste I Encontro Ibérico de Gaiteiros vão invadir as ruas da vila, avivando memórias de alguns e despertando a curiosidade dos mais novos para uma tradição que há muito chegou ao ribatejo trazida pela jorna sazonal dos que procuravam trabalho nesta região.
Esta iniciativa, inserida na Agenda Cultural do Município, contará com várias atividades ao longo do dia, para além da arruada, irá realizar-se uma palestra no antigo Centro Regional de Artesanato com as participações especiais de José Alberto Sardinha, Domingos Morais e Henrique Oliveira, uma exposição de instrumentos e por fim, para fechar com chave de ouro, o Parque Municipal da Chamusca será palco de um concerto de excelência com o grupo Torga.
Para Cláudia Moreira, Vice-Presidente da Câmara Municipal, “é com enorme satisfação que recebemos pela primeira vez um encontro desta envergadura, um encontro Ibérico, repleto de história que permitirá fazer uma viagem ao passado e criar momentos que de futuro, ficarão com toda a certeza na memória do público presente.”
Neste encontro, irão marcar presença grupos de Torres Vedras, Coimbra, Lisboa, Tomar, Trás-os-Montes e também da Galiza, entre muitos outros.
 Para mais informação, contacte:
Sílvia Lopes

Secretária de Vereação e Responsável de Marketing e Comunicação

slopes@cm-chamusca.pt | 24 976 16 16 | 96 470 53 42

Ou
Guiomar Messias

Técnica Superior de Comunicação 

mmessias@cm-chamusca.pt | tel.249 769 100 | fax. 249 760 211

Filmes nas salas Castello Lopes no Torreshopping até 08 de junho

Estreia: Angry birds
Filme baseado no jogo de vídeo popular em todo o mundo, conduz-nos a uma ilha povoada por felizes aves que não voam.
Permanecem em cartaz os filmes:
Alice, do outro lado do espelho
É o regresso ao reino mágico de “Alice no País das maravilhas”, com Johnny Deep no elenco. O filme da Disney é uma espetacular aventura com as inesquecíveis personagens das adoradas histórias de Lewis Carroll e o mundo espetacular que Tim Burton criou para o grande ecrã em 2010 com Alice no País das Maravilhas. Com Johnny Depp, Anne Hathaway, Helena Bonham Carter e Sacha Baron Cohen, entre outros.
X-Men – Apocalipse
Filme de Bryan Singer com Jennifer Lawrence, Michael Fassbender e James McAvoy, entre outros.
Tini – Depois de Violetta
Filme com Martina Stoessel. Comédia, Drama e Musical sobre a nova “Vida” da atriz Martina "Tini" Stoessel, Violetta. Numa história que conta capítulos da vida real desta estrela adolescente.
Capitão América: Guerra Civil
Filme de Anthony e Joe Russo e um elenco de luxo. Thriller de ficção científica e ação, com as aventuras da nova equipa de Vingadores.
* Continua em cartaz o filme de animação, “O livro da selva” com a eterna estória de Mogli, um rapaz criado na selva por uma família de lobos.
Próximas estreias: Dia 9 de junho, Warcraft – O primeiro encontro de 2 mundos.

terça-feira, 19 de abril de 2016

"Os Tempos e as Letras" com Telmo Mendes

No próximo sábado, 23 de abril, às 15h, não perca na Torres Novas FM a entrevista do jornalista Armando Rebelo e da escritora Sandra Barbosa a Telmo Mendes, sobre o seu livro "Pelo Peito Adentro".





Sinopse:

“O livro "Pelo peito adentro" apresenta-se como um atlas das emoções.
E como em qualquer mapa, há lugares-emoções que conhecemos melhor - ou porque lá estivemos ou porque alguém nos falou deles - e lugares que desconhecemos por completo, que são autênticas aventuras a desbravar.
A proposta neste livro é seguir o roteiro pessoal que Telmo Mendes nos propõe pelos trilhos da sua sensibilidade, numa perspetiva pessoal mas partilhada, que nos leva às suas viagens e nos serve de ponto de partida para as nossas próprias jornadas em busca do sentido das coisas. 
Na geografia deste livro encontramos duas rotas para esta busca: a rota da palavra e a da imagem. São dois caminhos paralelos que se cruzam inúmeras vezes no percurso. No fim, o destino é o mesmo: o coração de cada leitor. “
                                                                     Bruno Oliveira

Sobre o autor:
Telmo Mendes nasceu em Abrantes a 10 de Junho de 1977.
Vive em Constância.
Trabalha em Animação Turística e Gestão de Eventos.
Frequentou Piano no conservatório regional de Tomar.
Começou a escrever aos 13 anos quando lhe ofereceram uma guitarra e todas as canções que ouvia lhe sabiam a pouco.
Aos 14 anos faz a sua primeira viagem sozinho. Desde então, continua a saciar a sua sede de mundo e de gente.
Em 2015, decide criar a página “Pelo Peito Adentro”, que rapidamente se tornou um refúgio e ilha para muitos leitores sempre desejosos por novos textos.

Grupo de Teatro Juvenil do Virgínia estreia Cenofobia

Cenofobia é o nome do espetáculo que o Grupo de Teatro Juvenil do Virgínia vai apresentar esta semana e que é o resultado do trabalho desenvolvido desde outubro por este grupo de jovens, encenados por Rafaela Santos e Fernando Giestas da companhia de teatro Amarelo Silvestre. Na sexta-feira haverá duas sessões para escolas e no sábado, dia 23 de abril, a partir das 21h30, terá lugar a apresentação da peça para o público em geral.

Cenofobia é um espetáculo megalopsíquico - por - vir. O texto, escrito por André e. Teodósio, é um quebra-cabeças, não só porque proporciona a quebra efetiva de cabeças em palco, mas também porque continua a quebrar-nos a cabeça por dentro. Quem paga, para além da cabeça, é o corpo de quem diz e faz o texto em palco: os 19 jovens que constituem este grupo do Teatro Virgínia, sucedâneo do projeto Panos (promovido pela Culturgest) que, todos os anos desde 2008, tem levado a palco (a este palco) um grupo de jovens da região de Torres Novas.


O espetáculo, com duração aproximada de 60 minutos e destinado a maiores de 12 anos, conta com a interpretação e cocriação de Ana Raquel Rodrigues, António Lopes, António Liberato, Beatriz Girão, Carolina Cabaço, Carolina Correia, Cláudia Tomás, Daniel Teixeira, Filipa Lopes, Inês Mota, Inês Pereira, João Ribeiro, Margarida Coelho, Maria Inês Reis, Maria Luís Martins, Miguel Nunes, Pedro Reis, Sofia Narciso e Tomás Arreigota. Os bilhetes podem ser adquiridos na bilheteira do Teatro Virgínia (terça a sexta das 11h30 às 13ª30 e das 14h30 às 19h) e têm o custo de 2€ para escolas e de 5€ para público em geral.

Constituída em 2009, a companhia de teatro Amarelo Silvestre concretiza as suas atividades a partir de Canas de Senhorim. Teatro contemporâneo criado em contexto semi-urbano, atento ao mundo e à vida. Destaque para a dramaturgia em língua portuguesa e para o corpo coreográfico do actor em cena. Palavra e corpo: dois pilares do propósito artístico da Amarelo Silvestre. A direcção artística é assegurada por Fernando Giestas e Rafaela Santos.

sábado, 16 de abril de 2016

“Ser ou não ser…eis o Paulo!” no 11.º Espetáculo dos “Saraus com PaLó”


O Município da Chamusca realiza no próximo dia 22 de abril, pelas 21h30, no antigo Centro Regional de Artesanato, o 11.º Espetáculo do 2.º Ciclo de Saraus Culturais intitulado “Ser ou não ser…eis o Paulo!”.

O espetáculo “Ser ou não ser…eis o Paulo!”, da obra de Ana Fonseca da Luz, pretende neste 11º Sarau, realizado pelo Município da Chamusca, dar a conhecer o amigo Paulo, uma personagem com dupla personalidade, de religioso convicto em alguns momentos a um homem de extrema esquerda noutros momentos.

PaLó não se intimida pelas alterações do amigo e acaba sempre por se divertir em qualquer das situações.

Com presença constante de momentos de pura comédia, os Saraus Culturais, inseridos na Agenda Cultural do Município,têm esgotado sempre a lotação no Antigo Centro Regional de Artesanato, revelando ser um sucesso perante público.

quarta-feira, 13 de abril de 2016

Victor Hugo Pontes traz dois espetáculos ao Virgínia

Um espetáculo para crianças (Cair) e um espetáculo para adultos (Fall), duas propostas de Victor Hugo Pontes para ver no dia 16 de abril, sábado, no Teatro Virgínia.



Às 21h30, o coreógrafo apresenta Fall. Do que se fala neste espetáculo é do ato, deliberado ou não, de cair. Parte-se de um movimento, não de um conceito. Todos caímos, seja porque tropeçámos, porque nos empurraram, porque perdemos as forças ou a consciência, porque nos apaixonámos, porque caímos em tentação, porque praticámos o mal, porque morremos. «Fall» vive aqui, nesta interseção difusa entre o que nos faz cair e nos condena, e o que nos faz cair mas nos redime. Desde logo, porque todos «caímos de amor» tal como «caímos no chão», ou «caímos por terra» no fim da vida, da mesma maneira que as folhas das árvores «caem por terra» no outono, que em inglês se diz «Fall». Os bilhetes custam 7,5€ (com descontos aplicáveis).

De manhã, pelas 11 horas, a sessão de Cair destina-se a famílias e tem o custo de 3€. «Cair» é um novo projeto de dança de Victor Hugo Pontes, que surge em sequência do espetáculo «Fall», o qual trabalha a partir de quatro ideias fundamentais: quedar-se de amores; a queda bíblica; a aproximação, no outono, de um fim de ciclo na natureza; o movimento da queda física.

Em «Cair» são abordadas algumas destas questões, mas pensando-as e direcionando-as para o seu público-alvo: as crianças e os jovens. Enquanto crianças, começamos por rastejar, colados ao chão até conseguirmos levantar-nos e caminhar. Este processo de aprendizagem é uma autêntica lição de coragem, de perseverança, de procura por outra visão do mundo e da vida.

segunda-feira, 11 de abril de 2016

Teatro Meia Via estreia Cyrano de Bergerac


 "Cyrano de Bergerac" de Edmond Rostand é a nova peça do Teatro Meia Via, Associação Cultural de Torres Novas, que estreará no dia 16 de Abril às 21h30, no Teatro Maria Noémia na Meia Via.
 
A peça estará ainda em cena no dia 17 de Abril às 16h00 e nos dias 22, 23, 29 e 30 às 21h30.  

As reservas podem ser efectuadas através do seguinte email: tmv@sapo.pt 





Sobre Cyrano de Bergerac
 
Foto: João Luz
Um apaixonado poeta. Um exímio espadachim. Um bravo soldado. Um grande filósofo, Cyrano Savinien Herculés du Bergerac, ou apenas Cyrano de Bergerac, possui qualidades incomuns, porém, o seu enorme nariz encobre-as, como uma somba sinistra. Sofre por amar intensamente a sua prima, Roxane, jovem, bela e emotiva.

O jovem Christian também a ama, e acorda com Cyrano seduzi-la em parceria, Christian dá a beleza e Cyrano as palavras.

Um terceiro homem, porém, também a corteja, o duque de Guiche, que interfere mandando Christian e Cyrano para o Cerco de Arras, um violento combate ocorrido nas guerras religiosas de França.

Cyrano continua a escrever cartas a Roxane, em nome de Christian, e ela vai ao seu encontro na batalha, encontrando Christian agonizante, ferido em combate. Viúva, Roxane recolhe-se a um convento, onde recebe continuamente a visita de Cyrano que ao visitá-la levava as notícias do que ocorria no mundo.
Foto: João Luz
Um dia, Cyrano é mortalmente ferido, mas consegue chegar até a amada, e conta-lhe do sentimento que sempre teve por ela. Roxane chora “um amor duas vezes perdido”, percebendo, no último instante, que amava Cyrano.


“ (…) Foi esta a minha vida, ter a função de ponto e ser logo esquecida! Lembrais-vos de Christian, falando-vos à beira da varanda? Está nisso a minha vida inteira! Eu em baixo fiquei, no vão negro escondido, e o beijo triunfal por outro foi colhido! (…) “


Sobre O Teatro Meia Via


O Teatro Meia Via - Associação Cultural de Torres Novas foi fundado em 19 de Abril de 2001, numa consolidação da atividade teatral que já se desenvolvia na aldeia da Meia Via há cem anos, com maior regularidade desde os anos 80.

A sua atividade centra-se sobretudo na produção própria de espetáculos e leituras encenadas, na formação de atores na divulgação e apresentação de espetáculos, privilegiando o concelho de Torres Novas e as suas Associações. Trabalham sempre com  encenadores convidados, desafiando-se continuamente. 

É no Teatro Maria Noémia na Meia Via que apresenta os seus trabalhos sendo o grupo residente naquele espaço.
Em 2009 foi vencedor do Prémio Personalidade Prestigio Ruy de Carvalho do V Festival Nacional de Teatro Amadores na Póvoa do Lanhoso com a peça Felizmente Há Luar com a melhor Interpretação Masculina,Carlos Maia e Prémio de Encenação, Elsa Vieira.

sexta-feira, 8 de abril de 2016

Lançamento do Livro “O Tamanho do Infinito”, de Paulo Condessa


No próximo dia 10 de abril de 2016, domingo, às 17:00h, no jardim do Museu de Aguarela Roque Gameiro, terá lugar o lançamento do livro para crianças “O Tamanho do Infinito”, de Paulo Condessa.


quarta-feira, 6 de abril de 2016

Apresentação Pública da Festa da Bênção do Gado 2016


No domingo dia 10 de Abril, irá ser apresentado o programa para a Festa da Benção do Gado 2016, onde se vão elencar, os principais momentos do que vai acontecer nos 10 dias de festa.



Programa da apresentação:

09h00: Concentração de Cavaleiros e Pasteleiras na Estação Ferroviária e saída para a Igreja;
09h30: Concentração no adro da Igreja (Crianças, Cavaleiros, Pasteleiras e População);
10h00: Missa
11h30: Mini Cortejo até à Rotunda do Senhor Jesus dos Lavradores;
12h30: Largada de Pombos
13h30: Almoço no Casal das Flores;
15h00: Apresentação da Festa da Bênção do Gado 2016


A Festa da Bênção do Gado é um evento cultural que acontece de 4 em 4 anos na vila de Riachos e onde é recriada a tradição da bênção dos animais usados no campo, que acontece em formato de cortejo. Além deste momento o evento conta ainda com várias atividades paralelas, concertos tasquinhas e muito mais.

terça-feira, 5 de abril de 2016

Inauguração da Exposição de Pintura e Fotografia "Luz, Sombra e Cor", de Saúl Roque Gameiro

 No próximo dia 16 de abril, sábado, às 16h00, na Biblioteca Municipal Dr. Carlos Nunes Ferreira, em Alcanena, será  inaugurada a Exposição de Pintura e Fotografia “Luz, Sombra e Cor”, de Saúl Roque Gameiro.

“A presente exposição não obedece a um tema específico, reúne um conjunto de fotografias a preto e branco e pintura a cores e a preto e branco, sujeitos ao título Luz, Sombra e Cor, com o objetivo de realçar a importância fundamental e primordial destes elementos na representação figurativa e expressionista e sua caracterização.

Nas fotografias, o contraste claro/escuro define as formas e valoriza a essência e a alma numa perspetiva intimista dos temas representados; a ausência de cor faz sobressair o caráter dos lugares sem a interferência do realismo e emotividade introduzidos pelas cores.

Numa abordagem diferenciada, a cor constitui o elemento que provoca a emoção pura e primária. As pinturas a cor mostram como os contrastes e combinações das cores utilizadas constroem representações pelas formas e pelas associações emocionais que automaticamente fazemos em temas realistas, expressionistas ou surrealistas.

A quase totalidade dos trabalhos expostos representa paisagens ou lugares que nos são familiares, facilitando, assim, o entendimento desta abordagem e forma de olhar a pintura e a fotografia.”




Sobre o Autor:

Saúl Roque Gameiro nasceu em Minde em 1957.
É sócio da Sociedade Nacional de Belas Artes desde 1994.
Obteve a licenciatura em Textiles Management and Design na Universidade de Leeds Reino Unido, em 1979.
Em 1986, frequenta o IADE em Lisboa - Desenho de Figura Humana.
Em 1994, frequenta a Arco em Lisboa - Desenho de Figura Humana.
Em 1995, conclui Introdução História de Arte na Sociedade Nacional de Belas Artes.
Em 1996, conclui temas de Estética e Arte contemporânea na Sociedade Nacional de Belas Artes.
Conclui História de Arte Séc. XIX e XX na Sociedade Nacional de Belas Artes
Conclui História de Arte Séc. XX na Sociedade Nacional de Belas Artes

Realizou várias exposições individuais, um pouco por todo o país, tendo também participado em diversas exposições coletivas.

Prémios:

Menção Honrosa IX Mostra de Artes de Salvaterra de Magos
1º Prémio Caixa Geral de Depósitos no Salão de Outono 2003 - Santarém
3º Prémio Salão de Outono em 2005 Santarém
Prémio Aqiusición XXVIII Salón de Otoño de Plasencia - 2006 - Espanha
Menção Honrosa no Salão Anual da Sociedade Nacional de Belas Artes em 2012

Nevoeiro Adentro, com encenação de John Mowat, sábado no Teatro Virgínia


No próximo sábado, dia 9 de abril, às 21h30, estará em cena no Teatro Virgínia a peça Nevoeiro Adentro, com encenação de John Mowat, apresentada pela companhia Plot Teatro e interpretada por Miguel Antunes, Paulo Duarte Ribeiro e Sónia Aragão.

A apresentação da peça será precedida de uma oficina de teatro físico, com Miguel Antunes, intitulada «As coisas que os corpos nos contam quando nos pomos a olhar». Os participantes são convidados a explorar os personagens que nascem dos seus corpos e da sua imaginação. Destina-se a maiores de 16 anos, tem a duração de 3h e a participação é gratuita. A lotação é limitada a 16 participantes que se podem inscrever através do envio de e-mail para seducativo@teatrovirginia.com

No decurso das escavações da nova estação de metro do Terreiro do Paço, foi encontrado um jarro de barro totalmente selado, datado de 1579, contendo uma pequena quantidade de nevoeiro que se presume tenha pertencido a D. Sebastião de Portugal. Historiadores  atribuem a esta  descoberta um valor incalculável na compreensão do Português dos dias de hoje. Inspirados nestes factos e depois de anos de profunda investigação, a companhia apresenta Nevoeiro Adentro, um espetáculo que vira as coisas do avesso e de pernas para o ar, sempre numa perspetiva de fora para dentro. Imerso numa manta de retalhos de mitos e lendas, este espetáculo explora e faz o seu caminho através de um pântano de hilariantes incertezas históricas. Um olhar caótico e excêntrico sobre Portugal e os portugueses.



Os bilhetes têm o custo de 7,5€ (com descontos aplicáveis) e podem ser adquiridos na bilheteira do Teatro Virgínia ou na Bilheteira Online. Mais informações em www.teatrovirginia.com

John Mowat nasceu e cresceu em Londres e estudou escultura na Royal Academy School. A sua carreira no teatro teve início em 1980, com o seu primeiro espetáculo a solo. Em 1994 cofundou Oddbodies Theatre Company em Londres. Enquanto ator e encenador, o seu estilo de comédia marcadamente visual circulou por mais de 50 países em todo o mundo.

Formada em 2015 em Lisboa por John Mowat, Sónia Aragão, Ricardo Peres, Miguel Antunes, Jochen Pasternacki e Francisco Pessoa Junior, a companhia Plot Teatro dedica-se à criação de espetáculos originais, tendo como base ideias próprias ou a adaptação de obras clássicas da literatura universal. Bebe das mais diversas influências e técnicas, desenvolve as suas criações coletivamente, através da improvisação, explorando e experimentando de forma a criar objetos teatrais originais com uma forte componente visual, e explorando sempre o lado cómico das temáticas abordadas. Para além da criação de espetáculos, dedica-se também à formação, disponibilizando diversos workshops.

quarta-feira, 23 de março de 2016

Inauguração da Exposição de Pintura de Sílvia Marieta

Terá lugar no próximo dia 2 de abril de 2016, sábado, às 16:00h, a inauguração da Exposição de Pintura de Sílvia Marieta, na Galeria Municipal Maria Lucília Moita (Casa da Cultura), em Alcanena.




 Sobre a artista plástica:

Sílvia Marieta nasceu em Lisboa, em 1982. Desde cedo mostrou o gosto pelo desenho, posteriormente pela pintura. Na adolescência, começou a desenhar retrato a partir de fotografia. Só mais tarde, na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, se iniciou no desenho à vista, com modelo ao vivo, e estudou, ainda, novas técnicas, como é o caso das técnicas de gravura (calcografia), entre outras. Iniciou os estudos académicos em 2001 e terminou a sua licenciatura (antiga reforma), no curso de Pintura, em 2006. Mas, ainda antes de entrar para a faculdade, já se teria iniciado na pintura a óleo sobre tela, por iniciativa própria. Tem como tema de eleição a figura humana, que tenta representar com bastante realismo, na representação dos rostos e do corpo humano, inserindo-os, por vezes, em composições surrealistas e cheias de simbolismo. Para além da formação académica, a pintora ainda adquiriu outros conhecimentos: ilustração científica, desenho arqueológico, artes decorativas, entre outros.

Atualmente, dedica-se inteiramente à pintura e desenho retratista, quer sejam obras de encomenda, quer seja o resultado dos seus momentos de inspiração. Tem realizado inúmeros retratos, que se encontram em coleções privadas, em Portugal, Canadá, França... Desde 2010 que se tornou sócia de algumas associações de artistas em Portugal e tem vindo a participar em várias exposições nacionais e internacionais.

Nesta mostra surge uma série de pinturas a óleo sobre tela, em que o “humano” é o protagonista, não interessa o gênero ou idade, pretende-se um ser intemporal, que não se identifique no tempo e no espaço. Há a tentativa de captar e cristalizar um momento específico, a expressão emocional de uma experiência humana transcendente, através da representação realista do corpo e rosto humanos, inserindo-os, depois, num cenário etéreo.
A representação realista da figura humana é aqui muito importante, pois é uma forma de tornar real o irreal
.

quarta-feira, 16 de março de 2016

“TOADAS DA PRIMAVERA” na Galeria Municipal do Entroncamento

Vai estar patente na Galeria Municipal do Entroncamento, de 19 a 31 de março uma exposição de pintura da autoria de São Matias.




A exposição, intitulada “Toadas da Primavera” apresenta-nos a pintora São Matias na primeira pessoa, com um ritmo de imaginação de pinceladas florais, alegres, que falam da estação que se aproxima e entrelaça-as com os clássicos que visita e de que gosta tanto.  

A inauguração da exposição irá decorrer no próximo sábado, 19 de fevereiro, às 17h00 e poderá ser visitada de terça-feira a domingo, das 15h00 às 19h00.


O evento é organizado pela Câmara Municipal do Entroncamento, no âmbito do Projeto DEVIR 2016.

Lançamento do livro: "Não Abdico de Me Amar" de Maria Zabelta


Terá lugar, no próximo dia 19 de março de 2016, sábado, às 16h, na Biblioteca Municipal Dr. Carlos Nunes Ferreira, em Alcanena, o lançamento do livro “Não Abdico de Me Amar”, de Maria Zabeleta.



segunda-feira, 14 de março de 2016

Hamlet Talvez, no dia 19 março no Teatro Virgínia

A peça Hamlet Talvez, a partir do texto de William Shakespeare, será apresentada pela companhia João Garcia Miguel no próximo sábado, dia 19 de março, às 21h30, no Teatro Virgínia em Torres Novas.


Depois de Burgher King Lear (2006), premiado internacionalmente, de Romeu & Julieta (2011) que se apresentou em vários países europeus e o mais recente Open Hamlet (2013) projeto de reescrita do texto de William Shakespeare, João Garcia Miguel fez uma adaptação de um clássico do teatro europeu.

Hamlet é um obcecado que dá cabo desta coisa toda. Toma drogas, vê e ouve coisas e tem desejos de vingança inconsoláveis. É um poeta do existir e gosta de música e das artes em geral. Dele depende muitas coisas se bem que ninguém sabe ao certo o quê Tanto quer mudar o mundo como destruí-lo.

«Abordámos Hamlet como um texto religioso testemunho de lugares estrangeiros. Ali procurámos ajuda para os enigmas do viver e auxílio para modificar o que vemos acontecer em nós. Dentro e fora de cada um. Ser atingido por estes testemunhos é possuir uma máquina de espreitar para o nosso interior. É essa talvez a razão por que escolhemos fazer Hamlet, porque acreditamos nas artes como um sistema de resistência contra a destruição da alma que é o que nos preserva enquanto natureza, animal e humano.», afirma João Garcia Miguel

Liberdade e Teatro são os dois eixos que presidem às atividades de criação, formação e difusão da companhia João Miguel Garcia, acreditando que o exercício diário de conquista da liberdade individual é concomitante com o aumento da liberdade dos que nos rodeiam. É esse o binómio que delimita e define a qualidade e ambição da companhia: que os outros possam ser cada vez mais livres.

João Garcia Miguel iniciou a carreira profissional nos anos 80 percorrendo diferentes expressões artísticas. É um dos fundadores dos coletivos artísticos: Canibalismo Cósmico, Galeria Zé dos Bois e OLHO – Associação Teatral, da qual foi diretor artístico entre 1991 e 2002. Em 2003 fundou a Companhia JGM e inicia percurso como artista investigador. Em 2008 é nomeado Director Artístico do Teatro–Cine de Torres Vedras. É artista associado do Actor’s Center de Roma e Milão, Itália. Desde 2002 envolveu-se numa vertente académica ligando-se à docência e à investigação. Desde 2007 desenvolve investigação, na Universidade de Alcalá de Henares, na Universidade de Granada e agora na FBAUL, Faculdades de Belas Artes de Lisboa centrando a sua tese sobre o corpo do artista e as noções de sacrifício e empatia. Recebeu em 2008 o prémio FAD Sebastià Gasch.

David Fonseca abre nova temporada do Teatro Virgínia

A programação do Teatro Virgínia para os meses de abril, maio, junho e julho foi apresentada este sábado. A temporada abre com David Fonseca, logo a 2 de abril, com o seu novo álbum Futuro Eu. Outro destaque vai para a peça Arte, deYasmina Reza, a 7 de maio, com interpretação de Adriano Luz, João Lagarto e Vítor Norte

O teatro tem uma componente muito forte neste quadrimestre. Nevoeiro Adentro, com encenação de John Mowat, estará em cena a 9 de abril, seguindo-se a apresentação dos grupos de teatro do Virgínia, fruto do trabalho desenvolvido ao longo do ano: o Grupo de Teatro Juvenil com Cenofobia a 23 de abril e o Atelier Teatral dos Miúdos a representar Mundo Imaginário no dia 2 de julho.

Para os mais pequenos, dos 3 aos 6 anos, a peça O Cão Que Corre Atrás de Mim (e o Avô Elísio à Janela), de Filipe Caldeira, nos dias 12 e 13 de maio para escolas e no dia 14 para famílias.

Ainda na música, o concerto do Coral Sinfónico de Portugal, a 1 de maio; Nuno Prata, outrora baixista dos Ornatos Violeta no Café Concerto a 14 do mesmo mês e, logo no sábado seguinte, dia 21, o concerto do 59.º aniversário doChoral Phydellius com a Orquestra de Câmara da GNR. A Empire State Youth Orchestra, com a Orquestra Académica do Médio Tejo, fecham a temporada a 5 de julho.

Na dança, os espetáculos Cair, para escolas nos dias 15 e 16 de abril, e Fall, para adultos a 16 de abril, de Victor Hugo Pontes, completam a proposta do Teatro Virgínia para os próximos meses.

Os bilhetes estarão à venda a partir de terça-feira.



sexta-feira, 11 de março de 2016

Encontro de Tunas das Universidades Seniores


Decorre dia 12 de março, sábado, pelas 21h30m, no Centro Cultural, mais uma edição do Entro-Culturas, com o Encontro de Tunas das Universidades Seniores.


As Tunas presentes no evento são: Tuna e Cavaquinhos da Universidade Sénior do Entroncamento; Tuna da Universidade Sénior do Cartaxo; Tuna da Universidade Sénior de Almeirim e Tuna da Universidade Sénior de Constância.


O espetáculo tem entradas livres e destina-se a toda a população.



O evento é uma organização do Município do Entroncamento, inserido no projeto Entro.Culturas e é uma produção da Encoprof.

Teatro Virgínia - "Universos Paralelos"

Universos Paralelos, um peça para o público adolescente, no Teatro Virgínia


Universos paralelos, uma coprodução entre o Teatro Nacional D. Maria II, o Teatro Municipal do Porto/Rivoli e a Materiais Diversos, é a primeira criação da companhia de teatro mala voadora para público adolescente. Estará em palco no Teatro Virgínia, em Torres Novas, no próximo dia 12 de março, sábado, a partir das 21h30. Na véspera haverá uma sessão para escolas, no âmbito do trabalho do serviço educativo do TV.

Universos paralelos é um espetáculo de ficção científica. É o primeiro dia de trabalho de três seguranças numa empresa. Começam, como é seu dever, a visionar tudo o que se passa através de câmaras de vigilância. O chefe de segurança desaparece misteriosamente: primeiro da empresa, depois da memória de todos e, por fim, das próprias imagens captadas pelas câmaras de vigilância. Tudo isto se passa numa empresa que produz mundos semelhantes ao nosso para fazer experiências que permitam que, num futuro próximo, o nosso mundo passe a deixar de precisar de vigilância.

Os bilhetes para este espetáculo têm o custo de 3€ e podem ser adquiridos na bilheteira do Teatro Virgínia. Mais informações em www.teatrovirginia.com

A mala voadora foi fundada em 2003 por Jorge Andrade e José Capela, ambos responsáveis pela direção artística da companhia. Divide a sua atividade entre a criação de espetáculos (quase sempre dirigidos por Jorge Andrade, algumas vezes em cocriação com outros artistas), a programação de um conjunto de atividades centrado na mala voadora.porto (com Vânia Rodrigues) e ainda outras atividades, como a publicação ou a pedagogia. Para além de Portugal, a mala voadora apresentou espetáculos na Alemanha, Bélgica, Bósnia Herzegovina, Brasil, Cabo Verde, Escócia, Estados Unidos da América, Finlândia, França, Grécia, Inglaterra, Líbano e Polónia. A mala voadora continua fascinada com o artifício – a contranaturalidade que define aquilo que é especificamente humano e que pode atingir a condição daquilo a que, artificiosamente, se chama “arte”.

Lançamento da Obra " Ao Nascer de uma Papoila" de Isaura Matos

Realiza-se amanhã, 12 de março, no edifício Equuspolis, às 16:30, o lançamento da obra "Ao Nascer de uma Papoila" de Isaura Matos.





"Ao Nascer de uma Papoila" conta a história de uma criança com paralisia cerebral, que é adorada pela família e pelos amigos. Ela fala-nos de como é sobreviver aos preconceitos da sociedade e da luta diária pela sua dependência.

Esta menina luta pela sua própria vida e contra tudo e contra todos torna-se uma jovem determinada e com uma grande força de vontade, indo, por vezes, contra as ideias dos próprios pais. Cresce e começa a querer fazer a sua vida como qualquer outra pessoa, conseguindo atingir tudo aquilo que para ela é a fonte da vida.

Papoila foi o nome que a sua professora de Ensino Especial lhe deu aos cinco anos de idade, o qual a vem a acompanhar durante toda a sua vida até aos dias de hoje.


Esta é uma história de sofrimento, mas de muita luta. É um retrato real, que nos mostra as dificuldades e os preconceitos que uma criança se vê obrigada a lidar desde muito cedo.