Mostrar mensagens com a etiqueta escolas. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta escolas. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 15 de abril de 2016

Município da Chamusca organiza “Jogos do Costume e da tradição”


O Município da Chamusca, respondendo ao repto lançado pelo ICOMOS – Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios e realiza no próximo dia 18 de Abril, entre as 15h30 e as 17h00, no Jardim do Coreto, uma tarde de “Jogos do Costume e da Tradição”, para assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

O tema Desporto, um Património Comum, tem como objetivo principal destacar a importância cultural e social do desporto e enaltecer o papel de muitas associações, clubes, autarquias, museus e outras organizações públicas e privadas, que ao longo da história têm contribuído para a formação e consolidação da identidade de comunidades locais, regionais e nacionais.



O Gabinete de Desporto do Município e a Biblioteca Municipal Ruy Gomes da Silva vão dinamizar a tarde de atividades, dirigida aos alunos do 1º Ciclo que frequentam as atividades extra-curriculares, com jogos tradicionais, como o berlinde, o jogo do prego, as corridas de sacos, entre muitos outros, sensibilizando os mais novos para a valorização e salvaguarda do património associado ao Desporto.

Para Cláudia Moreira, Vice-Presidente do Município, “a atividade pretende assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios junto das crianças de uma forma descontraída, nomeadamente com jogos tradicionais, mas que em simultâneo lhes desperte para a importância cultural do desporto".


quarta-feira, 6 de abril de 2016

V Corrida Solidária junta mais de 4100 participantes no Distrito de Santarém


Mais de 4100 alunos e membros da comunidade do Distrito de Santarém participam, a partir de 7 de Abril, na V CorridaSolidária da Médicos do Mundo (MdM). O objectivo deste projecto da MdM é promover reflexão sobre um tema, este ano “Educação para a Cidadania Global”, e angariar fundos para apoiar as populações mais vulneráveis.

A V CorridaSolidária arranca no Distrito de Santarém a partir do dia 7 de Abril, com as corridas organizadas pela Escola Profissional de Torres Novas e Escola Profissional de Rio Maior. No total, no Distrito de Santarém participam 17 escolas.

Em todo o país, incluindo Ilhas, quase 300 Escola/Entidades e 30 mil pessoas participam nesta V CorridaSolidária. Nas quatro edições anteriores, o evento mobilizou mais de 330 mil pessoas e os fundos angariados permitiram apoiar diferentes populações: crianças em Moçambique (2007); crianças, jovens e adultos em Timor-Leste e Portugal (2010); jovens em S. Tomé e Príncipe e população idosa de Portugal (2011/2012); população de rua, nomeadamente pessoas sem-abrigo em Portugal e Pessoas que Vivem com o VIH e SIDA, familiares e mulheres grávidas em Moçambique (2012/2013).

A CorridaSolidária é um projecto da Médicos do Mundo que, desde 2007, desafia a comunidade - escolas, empresas, autarquias, associações, instituições e todos aqueles que desejem participar - a organizar corridas, marchas ou caminhadas, com um duplo objectivo: reflectir sobre o tema da respectiva edição, este ano “Educação para a Cidadania Global”, e angariar fundos para apoiar as populações mais vulneráveis, através de projectos da MdM.

Cada participante contribui com um donativo – de acordo com as suas possibilidade – e/ou procura um “patrocinador” que disponibiliza uma determinada verba. Os fundos angariados são depois entregues à MdM para que continue a sua missão de prestar cuidados de saúde gratuitos aos que mais precisam.  

A CorridaSolidária é uma das acções da campanha “SOMOS TODOS VISÍVEIS” que tem por objectivo angariar fundos para suportar os vários projectos que a Médicos do Mundo actualmente desenvolve em Portugal, possibilitando à associação continuar a levar cuidados básicos de saúde gratuitos às populações mais vulneráveis e combater a sua discriminação. 

As caminhadas previstas para o concelho de Torres Novas:

Escola Profissional de Torres Novas - 7 de Abril

Escola Secundária de Maria Lamas; Escola Básica Manuel Figueiredo; Centro Escolar Visconde de São Gião - 8 de abril

Academia Júnior - 21 de maio

Escola Secundária Artur Gonçalves; Escola Básica de Santa Maria e outras escolas de Torres Novas - 31 de maio.


terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Teatro Virgínia - Programação para escolas do ensino secundário






O Serviço Educativo/Lab Criativo do Teatro Virgínia destinou ao público do Ensino Secundário na presente temporada, janeiro-março 2015, as seguintes propostas de espetáculos:












- A peça “MIMA-FATÁXA” de João Sousa Cardoso, a partir da obra de Almada Negreiros, com         apresentação marcada para o dia 30 de janeiro, sexta-feira, pelas 15h.

O espetáculo parte de três textos de Almada Negreiros – Os Ingleses fumam Cachimbo (1919), MIMA-FATÁXA (1916) e A Cena do Ódio (1915) – interpretados pela cantora Ana Deus e pelo ator Ricardo Bueno, acompanhados por vinte e cinco participantes locais.

(O bilhete tem um custo de 2€/aluno)
        



- O filme “Os Maias” de João Botelho, baseado na obra homónima de Eça de Queiroz, a ser projetado no dia 5 de fevereiro, quinta-feira, pelas 14h30.

(O bilhete tem um custo de 3€/aluno)



Os espetáculos propostos são, nos horários apresentados, destinados exclusivamente ao público escolar do ensino secundário.


Os alunos são assim desafiados a assistir a diferentes trabalhos, em áreas também elas distintas (teatro e cinema), que partem na sua concepção de autores portugueses com obras literárias de vulto e que fazem parte do seu plano curricular. 

O Teatro Virgínia, através do seu Serviço Educativo/Lab Criativo, fortalece desta forma e uma vez mais a relação que vem sendo estabelecida com a comunidade escolar local, proporcionando aos professores que acompanharão as suas turmas uma importante ferramenta de trabalho para os conteúdos a leccionar. A formação de novos públicos faz-se também desta oferta complementar à formação académica.









terça-feira, 16 de dezembro de 2014

LIVROS, HISTÓRIAS E ESCRITORES: A FEIRA DO LIVRO NO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ARTUR GONÇALVES



Imagem

Ao longo de 7 dias, entre 27 de novembro e 5 de dezembro, os livros estiveram presentes nas bibliotecas escolares do Agrupamento de Escolas Artur Gonçalves. E com os livros vieram os escritores, os contadores de histórias, os voluntários de leitura e muita magia, só possível na casa onde os livros são heróis. Mas a Feira do Livro também se faz de alunos e professores e pelas bibliotecas passaram as turmas, que folhearam, descobriram e se deixaram encantar pelas novidades editoriais. 





O concurso “No roteiro das histórias” permitiu descobrir livros fantásticos, um por cada dia da Feira, e o concurso de provérbios criou momentos de partilha da tradição popular portuguesa. 




Foi com muito empenho, interesse e enorme entusiasmo que os nossos alunos receberam os escritores que visitaram as nossas bibliotecas: a escritora Carla Maia de Almeida que nos trouxe histórias em torno do livro Onde moram a as casas e que ficou encantada com os alunos do 6º ano que a receberam com música e trabalhos sobre a sua obra; a escritora Ana Paula Lopes que para além de promover o seu primeiro livro, Açúcar e Canela, conseguiu envolver magnificamente alunos do 10 º ano com a descrição que fez das personagens criando, nos presentes, a vontade de o ler; a escritora Manuela Ribeiro esteve com alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo do Centro Escolar da Meia Via e a encenação que fez com as rimas que estão no seu livro Uma letra, mil palavras fez com que a pequenada aderisse bem à atividade.










Não menos empolgante foi a presença da contadora de histórias Saphir Cristal que, com o seu avental mágico, levou todos os alunos do Centro Escolar de Riachos numa viagem mágica repleta de música e livros de encantar.


E como a leitura se faz também de partilhas, partilhamos leituras com pais, professores, famílias e até com a Biblioteca Municipal (“A grande fábrica das palavras” e “Boa noite, mocho!”).












A Feira do Livro terminou com chave de ouro, com o lançamento do Livro O Museu de Imagens na Imprensa do Romantismo, do professor António Ribeiro e com a presença de vários convidados e elementos da comunidade educativa.











E assim se leu, se sonhou, se cresceu...!


sexta-feira, 5 de setembro de 2014

NERSANT incentiva empreendedorismo desde o ensino primário até ao secundário




Pioneira no país no incentivo ao empreendedorismo desde tenra idade, a NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém, encontra-se a dinamizar há largos anos junto das escolas do Ribatejo, projetos de apoio ao desenvolvimento de conceitos relacionados com a atividade empresarial. A NERSANT prepara-se para arrancar com estes projetos no ano letivo que vai começar em setembro.

O objetivo da associação empresarial é mudar mentalidades, incutindo desde cedo nas crianças, a importância da atividade empresarial e da criação de empresas para a dinamização da economia regional e nacional. EmpCriança é o nome do projeto de empreendedorismo juvenil que a NERSANT se encontra a dinamizar junto do Ensino Básico e que conta com o apoio de diversos materiais pedagógicos, como uma Banda Desenhada e o Jogo da Glória, que vão alertando de forma lúdica os alunos para os diversos conceitos relacionados com o empreendedorismo, de forma a que estes sejam capazes de criar a sua própria mini-empresa.

O EmpreEscola é dinamizado pela NERSANT junto dos alunos do Ensino Secundário, alertando-os de igual forma, para estas temáticas. Este projeto assume especial importância, pois pode ser um ponto de partida para a criação real de uma empresa, uma vez que os alunos são incentivados a criar uma ideia de negócio e a elaborar o plano de negócios referente à mesma.

No novo ano letivo, a NERSANT continua a dinamizar estes projetos nas escolas da região do Ribatejo. As escolas ou professores interessados em conhecer os mesmos ou em aderir, devem contactar o Departamento de Apoio Técnico, Inovação e Competitividade da NERSANT, através dos contactos datic@nersant.pt ou 249 839 500.

De referir que até ao momento, 4745 alunos já participaram nos projetos de empreendedorismo juvenil da NERSANT.

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Local: Manuais Escolares mudam de mão na Chamusca

O Município de Chamusca, através da Biblioteca Municipal Ruy Gomes da Silva, promove pelo quarto ano consecutivo, a iniciativa “Mudar de Mão” uma campanha de recolha e partilha de manuais escolares dirigida a toda a comunidade.

A campanha teve início no final do ano letivo e terminará no mês de setembro. O principal objetivo passa por ajudar as famílias do concelho no arranque do ano escolar e simultaneamente promover práticas de preservação do ambiente. Para participar basta entregar ou solicitar os manuais escolares na Biblioteca Municipal Ruy Gomes da Silva.

“Mudar de Mão” é uma campanha focada em três princípios: solidariedade, facilitando a todos o acesso a manuais escolares; consciência ecológica ao reutilizar os manuais permitindo desta forma a promoção do ambiente, combatendo o desperdício; e por último rentabilização de recursos racionalizando os rendimentos familiares através do reaproveitamento dos manuais escolares.

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Ensino: EB de Parceiros da Igreja vai encerrar no próximo ano lectivo

O Ministério da Educação e Ciência vai encerrar 12 escolas no distrito de Santarém, uma das quais em Torres Novas.

Cartaxo, Chamusca, Rio Maior e Tomar, com duas escolas, cada, são os concelhos mais atingidos, havendo encerramentos também em Alcanena, Almeirim e Santarém.

Ao todo, no país, o Ministério vai encerrar este ano 311 escolas. Por cá, é a E.B. de Parceiros da Igreja que encerrará as suas portas, restando saber para qual centro educativo do concelho é que os respetivos alunos serão transferidos. No concelho de Alcanena, é o Espinheiro que irá ficar sem a sua EB. 

O distrito de Viseu é aquele onde se vão encerrar mais escolas do 1.º ciclo do ensino básico já no próximo ano letivo, com 57 estabelecimentos a fechar portas. Entre os distritos mais atingidos pelos encerramentos estão também Aveiro e Porto, com 49 e 41 escolas a fechar em 2014-2015. Lisboa e Bragança são os distritos onde encerram menos escolas – duas em cada um dos distritos.

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Escolas: Requalificação da Manuel de Figueiredo

Este sábado, dia 28, tem lugar o lançamento da primeira pedra das obras de requalificação da Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos, Manuel de Figueiredo em Torres Novas. A cerimónia está agendada para as 11h00.

O novo estabelecimento de ensino irá substituir os atuais edifícios escolares e administrativo (inaugurados em 1981), destinando-se ao 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, e ficará implantado no atual terreno. A intervenção propõe a construção de um novo edifício escolar, um novo edifício de ginásio contíguo ao pavilhão desportivo, um novo edifício de portaria, a remodelação e adaptação dos arranjos exteriores do recinto escolar e a remoção de todos os telheiros de ligação entre blocos, atualmente com cobertura em fibrocimento. O novo edifício escolar incluirá 19 salas de aula, além de laboratórios, salas de informática, educação visual e tecnológica, música e salas de seminário. Contará ainda com uma área administrativa e de gestão e sala de professores, bem como áreas de apoio. O investimento, sem qualquer custo para os cofres do município, ascende a 4 milhões e 410 mil euros, sendo parte significativa da verba comparticipada pelo QREN.

quarta-feira, 19 de março de 2014

Agrupamento de Escolas Artur Gonçalves assinala “Dia da felicidade”

20 de março é o Dia Internacional da Felicidade. "A busca pela felicidade é um objetivo humano fundamental", diz a resolução aprovada por unanimidade, pelos 193 membros da assembleia geral das Nações Unidas.

A este propósito, os professores do Agrupamento de Escolas Artur Gonçalves com o objetivo de divulgar esta data, decidiram promover um pequeno questionário onde cada um poderá dar o seu contributo, respondendo de forma simples e objetiva, numa só palavra ou numa só frase, para cada questão, de forma anónima ou não.

Em Riachos, os docentes e alunos do Centro Escolar, para além de realizarem todas as atividades propostas, irão distribuir flores de papel à comunidade Riachense, no Bairro de S. João e na Praça Central da vila de Riachos, nos intervalos da manhã (10:30 - 11:00) e da tarde (15:30 - 16:00). 

A data é assim assinalada esta 5ª feira, dia 20, neste agrupamento de escolas do concelho de Torres Novas através da iniciativa denominada "a Escola da Felicidade”.