Mostrar mensagens com a etiqueta saúde. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta saúde. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 2 de junho de 2016

RECOMENDAÇÃO SAÍDA DE MÉDICOS PÕE EM RISCO O SERVIÇO DE PEDIATRIA EM TORRES NOVAS

Recebemos da CDU de Torres Novas o seguinte comunicado relativo à especialidade de Pediatria no Hospital de Torres Novas:

 É pública a notícia de que mais médicos, da especialidade de Pediatria, vão deixar de trabalhar no Hospital de Torres Novas.
É pública e generalizada a noção de que o Serviço de Pediatria, especialmente a urgência, corre sérios riscos de não poder continuar em Torres Novas, se aqueles médicos não forem rapidamente substituídos.
É também generalizada a noção de que o serviço de Pediatria presta à população um serviço de qualidade que é imperioso manter.
É fácil perceber o impacto altamente negativo, na vida das famílias residentes em Torres Novas e concelhos limítrofes, a saída da urgência pediátrica de Torres Novas.
É fácil perceber que serão muitas as dificuldades acrescidas para obter cuidados urgentes fora de Torres Novas (em Abrantes, Santarém ou Leiria).

Por todas estas razões e, fundamentalmente, porque defender o acesso das pessoas aos cuidados de saúde é defender o seu bem mais precioso – a saúde -, a CDU recomenda ao Sr. Presidente, na sua qualidade de Presidente da Câmara e também na de responsável pela área da saúde na CIMT, que desenvolva todos os esforços no sentido de demonstrar às entidades responsáveis pela saúde (Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Médio Tejo, Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Ministro da Saúde) a necessidade absoluta da continuidade do serviço de pediatria em Torres Novas e exigindo delas as medidas práticas e eficazes que levem à substituição dos médicos em falta.

quarta-feira, 13 de abril de 2016

Escritor Gonçalo Cadilhe e Prof. David Justino na Barquinha

Com organização do Agrupamento de Escolas de Vila Nova da Barquinha em parceria com a Câmara Municipal, vai realizar-se no próximo dia 15 de abril, no Campus Escolar de Vila Nova da Barquinha, a segunda edição da Vila Saúde.

O evento aberto à população em geral e com entrada livre conta diversas atividades como rastreios gratuitos, palestras, workshops, demonstrações de cães e cavalos da GNR, yoga, Showcooking, entre outras.





O destaque desta segunda edição vai para a sessão com o Escritor Viajante Gonçalo Cadilhe, autor de vários livros e programas televisivos sobre viagens (11:30) bem como para a presença do Presidente do Conselho Nacional de Educação, Prof. Dr. David Justino, que irá proferir uma palestra alusiva ao tema «Escola e Família pelo Sucesso Educativo» (18:45).

Programa:

09h00 - 10h30 | Gestão de Stresse com Dr. Mário Rui - Auditório da Escola D. Maria II
10h00 - 12h00 | Sessão com Carlos Vicente, Coordenador do CEAC
               | Sessão «Suporte Básico de Vida», com Paulo Santos (Encarregado de Educação) - Escola D. Maria II
10h00 - 11h00 | Corrida de Panquecas - Escola D. Maria II
                 | Showcooking «Acepipes Saudáveis»
            | Demonstração de Primeiros Socorros pelos alunos do 11º B - Escola D. Maria II
10h30 - 11h30 | Palestra «Permacultura» - Auditório da Escola D. Maria II
11h00 - 11h15 | Entrega de Prémios do Concurso de Leitura - Biblioteca Escolar
11h15 - 11h30 | Entrega aos alunos do Curso Profissional o certificado da ação formação pelo Comandante dos Bombeiros - Biblioteca Escolar
11h30 - 12h00 | Sessão «Introdução ao uso de lentes de contato: Benefícios e Cuidados a ter na sua Utilização» Opticália
11h30 - 12h30 | Sessão com o Escritor Viajante Gonçalo Cadilhe - Auditório da Escola D. Maria II
             | Showcooking «Caril e Sopa Saudáveis»
14h00 - 15h00 | Workshop de Pastéis da Cornualha
             | Filme «Gravidez na Adolescência» - Auditório da Escola D. Maria II
15h00 - 17h00 | Sessão «Desligue o Piloto Automático», com Rosa Garrett
15h30 - 16h30 | Showcooking «Sobremesas Saudáveis»
16h00 - 17h30 | Sessão «Melhorar a Saúde através da Postura e da Quiroprática» - Auditório da Escola D. Maria II
16h30 - 17h30 | Showcooking «Águas e Chás Aromatizados»
18h00 - 18h45 | Palestra com Médicos Quiropráticos «O Bem Estar dos Sistemas Nervoso, Muscular e Ósseo, através dos Cuidados Quiropráticos» - Auditório da Escola D. Maria II
18h45 - 20h00 | Palestra «Escola e Família pelo Sucesso Educativo» com Prof. Dr. David Justino, Presidente do Conselho Nacional de Educação
20h00 - 23h00 | Petiscos Saudáveis

quarta-feira, 6 de abril de 2016

Comemorações do Dia Mundial da Saúde - Caminhada



Integrada nas Comemorações do Dia Mundial da Saúde, realiza-se no próximo dia 7 de abril, pelas 14h30m, uma Caminhada no Parque Verde do Bonito, a qual irá incluir dois tipos de percurso (longo e curto).

O evento destina-se aos utentes do Programa Reviver e à população em geral.

Para o efeito os interessados deverão comparecer no Parque Verde do Bonito, junto à Praceta do Choupal, pelas 14h30m, munidos de água, roupa e calçado adequado à prática de exercício físico.

O evento conta com a organização conjunta do Programa Reviver em parceria com a Unidade de Cuidados à Comunidade, do Centro de Saúde do Entroncamento, inserindo-se ainda nas comemorações dos 20 anos do Programa Reviver.


terça-feira, 5 de abril de 2016

5º Encontro Distrital de Comissões e Utentes dos Serviços Públicos

No dia 23 de abril, realiza-se o 5º Encontro Distrital de Comissões e Utentes do Distrito de Santarém. O encontro será em Torres Novas, na União Desportiva e Recreativa da Zona Alta às 14h30.





quinta-feira, 24 de março de 2016

Receita sem papel no Centro Hospitalar do Médio Tejo

Está já em implementação, no Centro Hospitalar do Médio Tejo, a prescrição eletrónica de medicamentos.

A Receita sem Papel garante maior eficácia, eficiência e segurança ao circuito da receita de medicamentos no Serviço Nacional de Saúde.

Maior segurança para os profissionais e para os utentes


A desmaterialização da receita assenta num processo mais eficaz e seguro de controlo de emissão e dispensa, obrigando a um acesso eletrónico autenticado, através de certificado digital qualificado, no caso dos profissionais, e Cartão de Cidadão para os utentes A Receita sem Papel inclui um “Código de acesso e dispensa” fornecido apenas ao utente, para validação da dispensa dos fármacos. O processo inclui ainda um “Código de Direito de Opção”, destinado também à validação desse direito do utente no levantamento dos produtos de saúde.

Simplicidade, melhor controlo da medicação e eliminação do papel. 


Este novo modelo eletrónico permite a prescrição, em simultâneo, de diferentes tipologias de medicamentos, ou seja, a mesma receita poderá incluir fármacos comparticipados com tratamentos não comparticipados. 

Este sistema traz vantagens para o utente, já que todos os produtos de saúde prescritos são incluídos num único receituário.

Guia de tratamento para o Utente


Uma das alterações significativas relaciona-se com o guia de tratamento para o utente. Além de registar informações sobre a toma de medicação, apresenta, também, os dados necessários à dispensa dos medicamentos na farmácia: códigos de acesso, dispensa e de direito de opção.

quarta-feira, 16 de março de 2016

Dádiva de Sangue no Hospital de Torres Novas

A Direção da Liga dos Amigos do Hospital de Torres Novas vai apoiar a realização de uma dádiva de sangue a organizar pelo Serviço de Imuno-Hemoterapia do Hospital de Torres Novas, no próximo de 2 de Abril. 


quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Recolha de Sangue na Escola Secundária do Entroncamento





A Escola Secundária do Entroncamento abre as portas à comunidade externa para mais uma recolha de sangue no dia 28 de Janeiro, quarta-feira, entre as 9,00 e as 13,00 horas.

Podem participar alunos, professores e funcionários da escola. A organização alarga o convite a todos os dadores e aos que queiram iniciar a sua caminhada de dadores benévolos “porque as necessidades são cada vez maiores nas unidades de saúde”.




Os cidadãos saudáveis com mais de 18 anos e menos de 65 anos podem também inscrever-se na lista de eventuais dadores de medula óssea.

As recolhas de sangue e o recrutamento de dadores de medula serão efetuados por Brigadas do Centro do Sangue e da Transplantação de Lisboa do Instituto do Português do Sangue e da Transplantação IP.

A Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas apela à participação de todos.

“Dá Sangue Porque Há Sempre uma Vida à Tua Espera – Dar Sangue é Ajudar, é dar Esperança, é Salvar a Vida de Alguém – Haverá Gesto Mais Nobre do Que Salvar Uma Vida!”

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Casa do Benfica promove recolha de sangue em Torres Novas




Os benfiquistas de Torres Novas voltam a lançar o desafio a dadores de todos os clubes para mais uma Recolha de Sangue na Casa do Benfica da cidade.

O jogo da solidariedade terá lugar no sábado, 24 de Janeiro, entre as 9,00 e as 13,00 horas, na Casa do Benfica, na Rua da Escola Secundária, nº 24, em Torres Novas.






Podem jogar todos os cidadãos saudáveis com mais de 18 anos e menos de 65 anos. Os dadores podem também inscrever-se na lista de eventuais dadores de medula óssea.

As recolhas serão efetuadas por Brigadas do Centro do Sangue e da Transplantação de Lisboa do Instituto do Português do Sangue e da Transplantação IP.

A Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas apela à participação de todos.

“Dá Sangue Porque Há Sempre uma Vida à Tua Espera – Dar Sangue é Ajudar, é dar Esperança, é Salvar a Vida de Alguém – Haverá Gesto Mais Nobre do Que Salvar Uma Vida!”

GRIPE: Alargamento dos horários nos Centros de Saúde‏




A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) informa que nas próximas 6 semanas, as unidades de saúde abaixo mencionadas terão um horário de funcionamento mais alargado para fazer face à época gripal (de 19 de janeiro a 27 de fevereiro). 






A Comissão de Utentes da Saúde do Médio Tejo pergunta: 


1. Para onde se devem dirigir os utentes dos Concelhos de Alcanena, Tomar, Ferreira do Zêzere, Entroncamento, Vila Nova da Barquinha, Constância, Sardoal e Mação. 

2.Onde está a informação pormenorizada que foi feita para outros ACES? 


3.E ao fim de semana, o único recurso vai continuar a ser a urgência do Centro Hospitalar do Médio Tejo, já a funcionar muito mal fruto da “concentração/reorganização” feita há três anos? 

4.Não será melhor repensar esta decisão e informar todos os utentes da área abrangida pelo ACES? 



ACES Médio Tejo



  

Dias úteis
Sábados
Domingos
Abrantes ( sede –consulta  recurso)
09H00 – 13H00
14H00 – 22H00


Ourém (sede – Consulta recurso)
09H00 – 22H00
09H00 – 19H00
09H00 – 19H00
Torres Novas ( sede – consulta recurso)
08H00 – 22H00


   





segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Saúde: Recolha de Sangue na Azinhaga do Ribatejo









A Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas, informa que as próximas recolhas de sangue irão decorrer nos dias e locais abaixo indicados:

Dia 6 de Dezembro (Sábado) do ano em curso, entre as 9,00 e as 13,00 horas, em Azinhaga do Ribatejo na sede da Junta de Freguesia.










As recolhas são organizadas pela Associação, com a colaboração do Núcleo de Dadores de Sangue da Azinhaga do Ribatejo e do Destacamento Territorial da GNR em Torres Novas, e serão efectuadas por Brigadas do Centro do Sangue e da Transplantação de Lisboa do Instituto do Português do Sangue e da Transplantação IP.

Nas recolhas de sangue poderão igualmente efectuar doações de medula óssea.

A Associação dos Dadores de Sangue de Torres Novas, agradece desde já a colaboração de todas as pessoas que sendo ou não já Dadoras participem nestas recolhas.

“Dá Sangue Porque Há Sempre uma Vida à Tua Espera – Dar Sangue é Ajudar, é dar Esperança, é Salvar a Vida de Alguém – Haverá Gesto Mais Nobre do Que Salvar Uma Vida!”

sábado, 20 de setembro de 2014

Saúde: Mega aula solidária de Zumba





Este domingo, dia 21 de setembro, a Santa Casa da Misericórdia de Torres Novas , assinala o Dia mundial da Doença de Alzheimer, com a realização de uma mega aula de zumba, o “Zumba Alzheimer”.

A iniciativa consiste na dinamização de uma mega aula solidária de zumba, com a colaboração de prefessoras/monitoras e decorrerá pelas 16h00, no Jardim das Rosas em Torres Novas, sendo uma atividade aberta a toda a comunidade.

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Seminário «Nutrição para Desportistas» dia 20 de setembro



   

O Município de Torres Novas vai promover no próximo dia 20 de setembro (sábado), um seminário intitulado «Nutrição para Desportistas», dinamizado por Filomena Sousa Calixto.

O seminário terá início às 16h, na Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, e é direcionado para treinadores, pais, atletas e dirigentes de associações desportivas. A entrada é gratuita.

Entre os temas abordados estarão a nutrição desportiva e o consumo de líquidos; a nutrição para desportistas e atletas de competição; como planear a alimentação antes da prática desportiva e o que comer em períodos com e sem competição.

Filomena Sousa Calixto é docente da Escola Superior de Desporto de Rio Maior, doutorada em Biologia Molecular, licenciada em Dietética e Nutrição e licenciada em Biologia Vegetal Aplicada.

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Saúde: Recolha de sangue e medula na Casa do Benfica de T. Novas




A Casa do Benfica de Torres Novas vai abrir as suas portas este sábado, dia 20 de setembro, para mais uma recolha de sangue e recrutamento de eventuais dadores de medula. O evento solidário, é aberto a todos os voluntários, e terá lugar entre as 09h00 e as 13h00.

A iniciativa da Associação dos Dadores de Sangue de Torres Novas, insere-se no ciclo de recolhas realizado pela associação, e será efetuada por uma Brigada do Centro do Sangue e da Transplantação de Lisboa do Instituto do Português do Sangue e da Transplantação IP.

No domingo, 21 de Setembro, entre as 9,00 e as 13,00 horas, há nova ação, mas no Covão do Coelho, Minde. O Salão Paroquial daquela localidade irá receber os dadores de sangue e voluntários para o banco de dadores de medula. Podem participar nas recolhas todos os cidadãos saudáveis com mais de 18 anos e menos de 65 anos. Os candidatos serão sujeitos a consulta prévia de diagnóstico com médico do Instituto do Português do Sangue e da Transplantação IP.

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Saúde: recolha de sangue em Minde


 
A Associação dos Dadores de Sangue de Torres Novas vai realizar uma nova recolha de sangue. É já este sábado, dia 6 de Setembro entre as 9h00 e as 13h00 horas, no quartel dos Bombeiros Voluntários de Minde.

A recolha, organizada pela associação, com a colaboração do Núcleo de Dadores e Bombeiros Voluntários de Minde, é aberta à participação dos bombeiros e de dadores externos, numa altura em que aos défices de sangue são mais acentuados.

Podem participar todos os cidadãos saudáveis com mais de 18 e menos de 65 anos.

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Saúde: Dadores de sangue com mais uma recolha em Torres Novas

A Associação dos Dadores de Sangue de Torres Novas, leva a efeito na próxima 4ª feira, dia 13 de agosto, mais uma recolha de sangue, a ter lugar entre as 9,00 e as 13,00 horas, no Destacamento Territorial da Guarda Nacional Republicana de Torres Novas.
A recolha, aberta a toda a população, é organizada pela Associação, com a colaboração do Destacamento Territorial da GNR em Torres Novas, e será efectuada por uma Brigada do Centro do Sangue e da Transplantação de Lisboa do Instituto do Português do Sangue e da Transplantação IP.
Na recolha de sangue poderá igualmente efectuar doação de medula óssea.

terça-feira, 15 de julho de 2014

Saúde: Hospitais do Médio Tejo já têm Conselho de Administração

Foi publicada na 2ª feira, dia 14, em Diário da República, a composição do novo Conselho de Administração do Centro Hospitalar Médio Tejo (CHMT), depois de aprovada em Conselho de Ministros no passado dia 3 de julho.

Carlos Andrade Costa é o novo presidente do CA, órgão que é ainda composto por António Horta Lérias e Bruno Santos Ferreira como vogais executivos, pela médica Cristina Horta Marques como diretora clínica, e por Nélson Paulino da Silva como enfermeiro diretor. Segundo as notas curriculares anexas ao diploma, Carlos Andrade Costa, de 49 anos, é licenciado em direito e tem curso de gestão hospitalar e de auditor de defesa nacional, tendo passado pelo polo de Lisboa de Hospital das Forças Armadas e foi administrador delegado do Centro de Medicina Física e Reabilitação de Alcoitão. A resolução do Conselho de Ministros autoriza ainda Carlos Andrade Costa e Bruno Santos Ferreira a manterem as suas atividades de docência em universidades públicas, bem como Cristina Horta Marques a manter o vencimento do seu lugar de origem.

Saúde: Mais uma recolha em Torres Novas

Este sábado, dia 19 de julho, a Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas vai realizar mais uma recolha de sangue e uma ação de sensibilização para dadores de medula óssea. A mesma terá lugar entre as 9.00 e as 13.00 horas, desta vez na sede da associação aqui em Torres Novas, na Avenida Dr. João Martins de Azevedo.
A recolha, durante a qual os voluntários poderão inscrever-se para a rede de doadores de medula óssea, será efetuada por uma brigada do Centro do Sangue e da Transplantação de Lisboa do Instituto do Português do Sangue e da Transplantação IP.

Podem participar todos os cidadãos saudáveis com mais de 18 anos e menos de 65 anos.

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Saúde: Utentes da Saúde vão reunir com Pedro Ferreira

A Comissão de Utentes da Saúde do Médio Tejo (CUSMT) vai reunir na próxima 2ª feira, dia 21 de julho, com o presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, Dr. Pedro Ferreira, que é também o responsável pela área da saúde na Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo.

A reunião tem como objetivo, informar e esclarecer quais as opções para a futura organização de cuidados de saúde e as iniciativas previstas para a sensibilização da população e entidades com capacidade de decisão.
A referida comissão terá também enviado um pedido de reunião à Comissão para acompanhamento do Hospital, criada pela Assembleia Municipal de Torres Novas.

terça-feira, 1 de julho de 2014

Saúde: Carlos Andrade Costa é o novo administrador do CHMT

Carlos Manuel Pereira Andrade Costa, deverá ser nomeado esta 5ª feira, dia 3 de Julho, como novo presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT).

Licenciado em Direito e com uma pós-graduação em Administração Hospitalar, Carlos Andrade Costa tem desenvolvido o seu percurso profissional nessa área desde 1992, substituindo agora o Engº Joaquim Esperancinha, que tinha anunciado recentemente que não aceitou o convite que lhe fora feito pelo Ministro da Saúde para continuar a liderar o CHMT, por razões de ordem pessoal.

Recorde-se que o Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Médio Tejo terminou o seu mandato de dois anos em Dezembro do ano passado, tendo-se mantido em funções até ao momento.

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Saúde: Mais uma jornada de luta esta sexta junto aos hospitais

É já esta 6ª, dia 27, que o MUSP – Movimento de utentes dos Serviços Públicos e a Comissão de Utentes da Saúde do Médio Tejo promovem mais uma acção de luta junto aos quatro hospitais do distrito de Santarém (Abrantes, Tomar, Torres Novas e Santarém).

A ação está marcada para as 18.00 horas e os motivos do protesto incluem, entre outros, o apelo à revogação da portaria de reorganização dos serviços de saúde no país, a manutenção e dinamização das valências hospitalares, a manutenção das duas maternidades no distrito (em Abrantes e Santarém), uma melhor articulação dos cuidados primários com os serviços hospitalares e a existência de serviços de urgência, medicina interna, pediatria e ambulatório nos quatro hospitais.