segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

PSP: Ocorrências das últimas 48 horas






Durante as últimas quarenta e oito horas e em especial na última madrugada, realizaram-se no Comando Distrital de Polícia de Santarém, operações de prevenção da criminalidade em geral e da sinistralidade rodoviária, em particular, tendo-se verificado os seguintes resultados:





  • Foram fiscalizadas e controladas por radar 644 viaturas de diferentes categorias.
  • Efetuados 124 testes de verificação de alcoolémia no sangue.
  • Foram efetuadas 5 detenções.
  • Foram detetadas algumas contraordenações, designadamente, 6 por excesso de álcool no sangue, 13 por excesso de velocidade, 2 por uso do telemóvel durante o exercício da condução, entre outras.
  • Foi fiscalizado um estabelecimento de diversão noturna, tendo sido detetado a falta do livro de reclamações, o funcionamento fora do horário.

Na cidade de Torres Novas

Foram detidos 3 homens, maiores de idade, em virtude de terem sido fiscalizados e se ter verificado conduzirem com taxas de álcool no sangue de 1,43, 154 e 1,83 gramas por litro.

Na cidade do Cartaxo

Foi detido 1 homem, maior de idade, em virtude de ter sido fiscalizado e ter acusado uma taxa de álcool no sangue de 1,57 gramas por litro.

Na cidade de Tomar

Foi efetuada uma operação destinada a estabelecimentos de diversão noturna, tendo sido detetado um estabelecimento a funcionar para além do horário legal de funcionamento, bem como a falta de existência de livro de reclamações, entre outras infrações.

Na cidade do Entroncamento

Foi detido 1 homem, maior de idade, em virtude de ter efetuado um roubo, através de utilização de arma branca (navalha) a uma vítima de 17 anos de idade.
O detido vai ser presente amanhã, no tribunal do Entroncamento para julgamento em processo sumário e aguarda detido num quarto de detenção.




ATIVIDADE DO COMANDO RELATIVAMENTE AO LICENCIAMENTO, FISCALIZAÇÃO E CONTROLO DAS ARMAS E EXPLOSIVOS DURANTE O ANO DE 2014

Foram registados no sistema Integrado de Gestão de Armas e Explosivos 7752 processos. Este valor é inferior ao registado no ano de 2013, mas muito superior a anos como 2010 e 2011.

Foram efetuadas 229 ações de fiscalização em todo o distrito de Santarém, de que resultaram várias situação de ilícito contraordenacional e criminal, tendo sido iniciados 565 processos de contraordenação. Em termos de processos de contraordenação, o CD de Santarém, ao nível das armas e explosivos, aparece a nível nacional posicionando-se a seguir ao Comando de Lisboa em volume de trabalho.

No âmbito das peritagens a PSPS, através dos seus peritos afetos às armas e explosivos, procederam à peritagem por iniciativa ou a solicitação das entidades competentes à peritagem de 325 objetos, tratando-se de armas de fogo, armas brancas, munições e outras armas.

O Comando de Santarém procedeu à entrega na Direção Nacional da PSP de 2279 objetos, destacando-se 625 armas de fogo, 1543 munições, entre outras armas, para possível processo de abate ou outro de acordo com a Lei.

No pretérito ano de 2014, foram participadas às forças de segurança o furto de 110 armas de fogo, principalmente ocorrido em residências. Este valor traduz-se numa diminuição de 9 % relativamente ao ano anterior, no entanto, trata-se de um valor bastante significativo em termos de preocupação.

Em termos globais, o Comando Distrital de Santarém, em relação às armas e explosivos, situa-se imediatamente a seguir a Lisboa e à Direção Nacional da PSP, quer em termos de processos iniciados, concluídos ou mesmo em execução.

No passado ano reduzimos os processos pendentes e acelerámos as respostas aos pedidos de licenciamento, no sentido de se reduzirem ainda mais os períodos de licenciamento de acordo com as expetativas dos que recorrem aos nossos serviços.

Sem comentários:

Enviar um comentário