Entre 19 e 24 de Janeiro, a TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior vai realizar sessões em que convida os agentes que actuam em Abrantes, Constância e Sardoal a reflectir e a dar contributos nos sectores relacionados com o turismo, produtos locais, agricultura, educação, microempresas, associativismo e acção social.
Os resultados destas reuniões de trabalho serão espelhados na Estratégia de Desenvolvimento Local que a TAGUS irá apresentar para o novo período de programação comunitária, Portugal 2020.
Todas as sessões serão dinamizadas às 18h, com excepção da reunião de sábado (dia 24) que terá lugar às 10h. E serão divididas pelos três concelhos de actuação da TAGUS.
A primeira reunião, a 19 de Janeiro (segunda-feira), às 18h, terá por temática o Turismo e está programada para acontecer no Salão Nobre da Câmara Municipal de Constância. Desafia-se à participação de agências de viagens, operadores turísticos, hotelaria, restauração, bem como empresas de animação turística e equipamentos culturais e artísticos.
Já a sessão a realizar no dia 20 de Janeiro (terça-feira), no Centro Cultural Gil Vicente, em Sardoal, tem por intervenientes produtores locais e artesãos, pois a conversa será centrada no artesanato e produtos locais do Ribatejo Interior.
Dia 21 de Janeiro (quarta-feira), a discussão, que terá lugar novamente no Salão Nobre do Município de Constância, será centrada nos temas da Educação, contando para tal com os contributos dos agrupamentos de escola, associações de pais, professores, formadores e outros colaboradores da comunidade educativa de Abrantes, Constância e Sardoal.
A agricultura será o enfoque da reunião de dia 22 de Janeiro (quinta-feira), no Centro Cultural Gil Vicente, em Sardoal, para os agentes que operem no sector agrícola.
Colectividades e entidades que actuem na acção social são esperados para a sessão dinamizada no dia 23 de Janeiro (sexta-feira), no edifício Pirâmide, em Abrantes.
A última reunião está perspectivada para dia 24 de Janeiro (sábado), às 10h, no Tecnopolo do Vale do Tejo dirigida a empresas que disponham até nove trabalhadores.
O período de programação comunitário para o Portugal 2020 começou com a abertura das primeiras candidaturas e a aprovação dos Programas Operacionais Temáticos e Regionais, ainda, no final do ano passado. A abordagem LEADER, que tem sido o pilar da actividade da TAGUS, neste quadro de apoio, assume a nova designação de DLBC - Desenvolvimento Local de Base Comunitária.
A DLBC permite uma abordagem integrada dos territórios rurais e urbanos, enriquecida com apoios nos fundos do FEADER - Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural, do FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e do FSE - Fundo Social Europeu.
Assim, para o DLBC dos concelhos de Abrantes, Constância e Sardoal, a TAGUS preconiza uma abordagem integrada para promover o desenvolvimento económico, valorizar a qualidade de vida e a identidade territorial, estimular a inovação e a criatividade com o objectivo de fixar população no território. Para tal, este Grupo de Acção do Ribatejo Interior procura actuar em cooperação com um conjunto de parceiros territoriais nas áreas da Agricultura, do Turismo, dos Produtos Locais, da Acção Social, da Educação e das Microempresas, por se tratarem de temas que considera poderem dar o contributo na concretização de resultados para esse objectivo.
Para se inscrever nas sessões de reflexão deve contactar a TAGUS através do preenchimento do formulário na Internet em www.tagus-ri.pt, ou pelo telefone 241 330 330, ou ainda dirigindo-se à sede desta Associação de Desenvolvimento Rural, sita no Tecnopolo do Vale do Tejo, indicando os seus contactos e em qual das reunião tenciona participar.
Sem comentários:
Enviar um comentário