quarta-feira, 30 de março de 2016

Aprovado projeto de valorização das Grutas de Lapas

O executivo municipal aprovou na passada terça-feira, 29 de março, por unanimidade, em reunião ordinária pública de câmara, um projeto de valorização das Grutas de Lapas, classificadas desde 1943 como património de interesse público, e que representam muito provavelmente o maior e mais importante sítio nacional com grutas artificiais escavadas em tufo calcário.



Estas grutas, abertas ao público, relacionam a atividade humana a um elemento geológico singular, o maciço de tufo calcário daquela localidade, associado, na sua génese, ao próprio Rio Almonda. É esta vertente que se visa valorizar, oferecendo uma visita mais informada, enriquecida e complementar à história, morfologia e desenho urbano da aldeia. 

Entre as diversas melhorias  propostas destacam-se: alteração dos acessos exteriores, a entrada será alargada e será efetuada pela travessa que ladeia a norte o jardim e dá acesso ao largo da igreja, tornando-a mais agradável e segura para os visitantes. Será criado um espaço de receção e um centro interpretativo com explicação dos principais focos de interesse associados ao local, em termos gepgráficos, geológicos, históricos e arqueológicos. Expositores informativos e expositores de rochas e fósseis serão também um fator de atração sendo complementados com expositores interativos. Propõe-se a criação de um percurso interno em articulação com percursos exteriores na aldeia de Lapas e pontos de interesse associados aos tufos calcários e às grutas.

O valor estimado para a intervenção de abertura do centro interpretativo é de 60 500€ acrescidos de IVA e conta com o apoio da Fábrica da Igreja de Lapas na cedência do espaço necessário em regime de comodato.

Mas o projeto de valorização é mais vasto, tem a colaboração institucional da Junta de Freguesia e inclui ainda outros trabalhos prospetivos já em curso, para conhecimento da verdadeira dimensão do complexo subterrâneo e preparação de conteúdos a disponibilizar aos visitantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário