Um espetáculo para crianças (Cair) e um espetáculo para adultos (Fall), duas propostas de Victor Hugo Pontes para ver no dia 16 de abril, sábado, no Teatro Virgínia.
Às 21h30, o coreógrafo apresenta Fall. Do que se fala neste espetáculo é do ato, deliberado ou não, de cair. Parte-se de um movimento, não de um conceito. Todos caímos, seja porque tropeçámos, porque nos empurraram, porque perdemos as forças ou a consciência, porque nos apaixonámos, porque caímos em tentação, porque praticámos o mal, porque morremos. «Fall» vive aqui, nesta interseção difusa entre o que nos faz cair e nos condena, e o que nos faz cair mas nos redime. Desde logo, porque todos «caímos de amor» tal como «caímos no chão», ou «caímos por terra» no fim da vida, da mesma maneira que as folhas das árvores «caem por terra» no outono, que em inglês se diz «Fall». Os bilhetes custam 7,5€ (com descontos aplicáveis).
De manhã, pelas 11 horas, a sessão de Cair destina-se a famílias e tem o custo de 3€. «Cair» é um novo projeto de dança de Victor Hugo Pontes, que surge em sequência do espetáculo «Fall», o qual trabalha a partir de quatro ideias fundamentais: quedar-se de amores; a queda bíblica; a aproximação, no outono, de um fim de ciclo na natureza; o movimento da queda física.
Em «Cair» são abordadas algumas destas questões, mas pensando-as e direcionando-as para o seu público-alvo: as crianças e os jovens. Enquanto crianças, começamos por rastejar, colados ao chão até conseguirmos levantar-nos e caminhar. Este processo de aprendizagem é uma autêntica lição de coragem, de perseverança, de procura por outra visão do mundo e da vida.
Sem comentários:
Enviar um comentário