Quatro sacos que se transformam em apenas um. Assim se pode resumir o projeto vencedor do EmpreEscola, atribuído pela NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, no passado dia 07 de junho, em Santarém. À equipa vencedora, a associação atribuiu um vale de 600 euros a descontar numa loja de material informático, apoio técnico para o desenvolvimento do projeto e três meses de pré-incubação da empresa na Startup Santarém.
O projeto, de nome Big Bag, consiste assim na criação de um saco inovador, personalizável e facilmente transportável por quem costuma frequentar supermercados. A sua inovação advém do facto de este saco possuir quatro compartimentos, que se adaptam perfeitamente ao carrinho de supermercado, podendo os clientes efetuar desde logo a divisão das suas compras. Sem esquecer, claro, que um dos compartimentos do Big Bag é térmico.
Foram estes os argumentos que convenceram o júri do EmpreEscola a atribuir a esta equipa da Escola Profissional de Torres Novas, o lugar vencedor deste projeto de empreendedorismo da NERSANT. Mas o Big Bag não foi o único projeto a ser distinguido.
Para além da divulgação da Melhor Ideia Empresarial do ano letivo 2015/2016, a cerimónia deu ainda a conhecer mais dois premiados: a Sky Line da Escola Secundária de Mação, uma aplicação que ajuda a escolher combinações de roupa, venceu a "Ideia mais Inovadora", que conferiu à equipa um vale de 400 euros em compras de material informático, apoio técnico para a implementação da ideia e três meses de pré-incubação na Startup Santarém. Quanto ao "Melhor Trabalho de Equipa", foi atribuído ao projeto Wets Sac, da Escola Secundária Sá da Bandeira, de Santarém, que criou um molde térmico que seca o calçado sem o deformar. Esta equipa ganhou um vale de 200 euros em compras de material informático, apoio técnico para a implementação da ideia e três meses de pré-incubação na Startup Santarém.
Dada a qualidade dos projetos apresentados, o júri decidiu atribuir uma menção honrosa aos projetos Solar Mirror, da Escola Profissional de Rio Maior, Epoveste, da Escola Profissional de Ourém e Cruz Templária, da Escola Profissional de Tomar.
António Campos, Presidente da Comissão Executiva da NERSANT, defende "a necessidade de interligação entre as escolas e o meio empresarial e a dinamização deste tipo de projetos é um passo neste sentido". Perante a plateia da cerimónia de entrega de prémios, António Campos afirmou ainda que é necessário "dar o próximo passo na dinamização destes projetos", alertando os professores e alunos presentes para a necessidade de pensar projetos e criar serviços ou produtos "que possam ser exportados". "Esse é o futuro", fez saber o Presidente da Comissão Executiva da NERSANT.
No total, participaram este ano letivo no EmpreEscola 108 alunos, que desenvolveram 24 ideias de negócio. As finalistas – 14 – foram apresentadas na cerimónia que deu lugar aos vencedores.
O EmpreEscola é parte de um projeto mais amplo de apoio ao empreendedorismo nas escolas que vai desde o ensino básico ao ensino secundário. Ao longo dos anos, só no EmpreEscola, já participaram 1351 alunos do ensino secundário no Ribatejo.
Sem comentários:
Enviar um comentário