CURRICULUM ARTÍSTICO
José Alberto GOMES PEREIRA, artista plástico, português (Riachos – Ribatejo, 1943), é uma figura singular da pintura. Viveu em Lourenço Marques (atual Maputo), Moçambique, onde se iniciou nas artes plásticas, revelando-se com o seu traço a nanquim.
A composição e tratamento, de características únicas, individualizam, desde logo, os seus muitos trabalhos.
Entre três dezenas de artistas, na sua 1ª Exposição Coletiva, em agosto de 1965, conquista o Primeiro Prémio, com a obra “Balada de Breu”, inspirada na música de Zeca Afonso.
Em 1974, regressa a Portugal, onde expõe, desenvolvendo temas e técnicas, no universo das Galerias, em mostras coletivas ou individualmente.
Dirigiu a Secção de Desenho Criativo e Gráfico das “Publicações Europa-América” até 1986.
Em maio de 2008, expõe no Casino da Figueira da Foz, uma Coleção de 18 quadros com o título genérico “Um Olhar Sobre Fernando Pessoa”, comemorando a passagem dos 120 anos do nascimento do Poeta. Em julho de 2009, leva 12 destes quadros a serem expostos em São Paulo, no Brasil.
Em 2010, é convidado para membro efetivo da TAACTO – Tertúlia Associativa de Arte e Cultura Torrejana, em Torres Novas.
Em junho desse mesmo ano, executa, por encomenda de Danny Hillis, uma obra a que deu o nome “ The Clock of The Long Now” (O Relógio da Long Now), para a Fundação Americana “Long Now Foundation”. Esta obra figurará, gravada na rocha, à entrada da caverna que, no monte Washington, Estado de Nevada, albergará um relógio de proporções gigantescas (cerca de 60 metros de altura), destinado a trabalhar durante 10.000 anos. Excertos deste quadro ilustram já os 12 capítulos do livro “Keeper of The Clock” (Guardião do Relógio), da autoria do mesmo cientista e Vice-Presidente da Fundação, Danny Hillis.
Edições:
- O Calendário Perpétuo, baseado na sua obra “Um Olhar Sobre Fernando Pessoa”, e reproduzindo os 18 trabalhos, é editado por A.M. Oostergetel, em outubro de 2009, em Português, Espanhol, Inglês e Holandês.
- Está representado nos Volumes I e II (2010 e 2011) da ICA – International Contemporary Artists (Artistas Contemporâneos Internacionais), editados em Nova Iorque.
- Representado no Volume I do Anuário de Arte GALERIA, apresentado durante a FIARTE 2011, em Coimbra.
- Presente em coleções particulares em Portugal, Espanha, França, Suíça, Moçambique, África do Sul, Brasil e Estados Unidos da América.
Sem comentários:
Enviar um comentário