quinta-feira, 16 de junho de 2016

Mundo Imaginário, o trabalho final do Atelier Teatral dos Miúdos, dia 2 de julho no Virgínia

No próximo dia 2 de julho, sábado, a partir das 21h30, o Atelier Teatral dos Miúdos estreia a peça «Mundo Imaginário», o trabalho final do grupo composto por 19 crianças entre os 6 e os 10 anos, após 9 meses de ensaios.

«Todos nos querem ver crescidos. Mas nós só queremos ser crianças, poder brincar, imaginar, sonhar. Desde cedo nos obrigam a ser como adultos. Mas os adultos são demasiado sérios e não sabem brincar. Só fazem guerras. As cidades têm prédios feios e a poluição mata as árvores e os animais. Nós ainda acreditamos que podemos ajudar o mundo. Por isso nunca poderemos deixar de ser crianças. Aqui sinto-me bem. Aqui posso ser eu próprio. Aqui posso rir, correr, chorar, gritar. Aqui sinto-mo livre. No teatro aprendo a ver e a escutar com atenção. E posso aprender com outras crianças como eu a aceitar-me como sou. E a aceitar as diferenças dos outros. Todos somos um. E isso torna-nos mais fortes. Ajuda-nos a vencer o medo. E a ter confiança. E a explodir de alegria. Porque ainda somos crianças. Fizemos uma grande caminhada para aqui chegar. Foram nove meses. O tempo que demoramos a nascer. Fizemos jogos. Inventámos histórias. Crescemos juntos. Descobrimos muito sobre nós. Chegámos ao fim. Mas o fim é o princípio. A aventura ainda agora começou.». Assim é a sinopse da peça, com encenação de Hugo Gama. Ator, encenador e professor de teatro, Hugo Gama é doutorando em Artes Performativas pela Universidade de Lisboa. Desenvolve pesquisas sobre o trabalho de ator a partir da metodologia em Máscara e das técnicas de Devisig e Improvisação. Encenou diversas peças desde 2009 e atualmente, para além de realizar oficinas de teatro comunitário, é encenador do ULTIMACTO – grupo da Faculdade de Psicologia da UL, orientando também pesquisas no campo da Improvisação na FCSH-UNL.

No seguimento da aposta na formação teatral, o Teatro Virgínia voltou a lançar sementes de interpretação e de criatividade, desta vez também junto dos mais novos. O Atelier Teatral dos Miúdos integra, a par do Grupo de Teatro Juvenil (dos 12 aos 18 anos) e do Teatro Maior de Idade (maiores de 50 anos) o projeto Teatro em Formação do Teatro Virgínia. Ao longo de quase um ano de trabalho e de ensaios estes grupos apresentam o resultado final desta experiência. O Grupo de Teatro Juvenil apresentou «Cenofobia» em abril passado, chegando agora a vez dos mais novos.

Sem comentários:

Enviar um comentário