A NERSANT e o Município de Santarém estão "unidos pelo empreendedorismo" desde setembro de 2013, data da assinatura de um protocolo de colaboração que permitiu que nascesse nas antigas instalações da Escola Prática de Cavalaria, o CIES - Startup Santarém. A parceria acaba de ganhar "novo fôlego" com a assinatura de uma adenda que permitirá a ampliação do espaço de incubação, que se encontra atualmente lotado.
O apoio ao empreendedorismo na região do Ribatejo tem sido desde sempre uma premissa da NERSANT, que há largos anos desenvolve atividades de estímulo e incentivo à criação de novas empresas. A esta causa uniu-se também a Câmara Municipal de Santarém, ao ceder instalações da Antiga Escola Prática de Cavalaria para a criação do CIES - Centro de Inovação Empresarial de Santarém, intenção protocolada em setembro de 2013 e que nasceu este ano, com a inauguração da Startup Santarém a 19 de março.
Com 17 empresas incubadas, as instalações do CIES - Startup Santarém encontram-se atualmente lotadas, o que levou de imediato a NERSANT e o Município de Santarém a repensar e reforçar a parceria que os une desde 2013. Neste sentido, foi assinada ontem adenda ao protocolo pelo empreendedorismo em vigor entre as duas entidades, e que determina, por parte do Município, a cedência de uma nova ala da Escola Prática de Cavalaria, e que a NERSANT, à semelhança do que aconteceu anteriormente, vai agora requalificar. Com a requalificação desta nova ala, a NERSANT soma assim ao investimento de 150.000 euros na Startup Santarém, mais 80.000 euros em prol do empreendedorismo e da criação de novas empresas.
Após a assinatura do protocolo, a Presidente da Direção da NERSANT, Maria Salomé Rafael, mostrou o seu agrado com a assinatura desta adenda, "em primeiro lugar porque é sinónimo de que existem novas empresas à procura de espaços de incubação - temos neste momento empresas em lista de espera - e em segundo lugar porque é sinal de que as parcerias entre privados e público podem funcionar", referiu a dirigente da associação empresarial. Da parte do Município, o Presidente Ricardo Gonçalves revelou que o protocolo assinado em 2013 e a adenda agora firmada "é apenas o início de um trabalho conjunto em prol do empreendedorismo do concelho de Santarém", mostrando-se certo quando à continuidade desta parceria, não só no que diz respeito ao CIES - Startup Santarém, mas também ao alargamento da mesma para outros pontos do seu concelho.
No projeto de ampliação do CIES - Startup Santarém, está prevista a requalificação de todo o espaço, constituído por dois pisos, onde irão agora nascer 12 novos gabinetes, uma sala de formação e um auditório, instalações estas que foram visitadas pela delegação que presenciou a assinatura da adenda ao protocolo.
CIES - Startup Santarém acolhe já 17 empresas
Com portas abertas há menos de 4 meses, o CIES - Startup Santarém alberga já 17 empresas, 6 com incubação física e 11 com incubação virtual. Têm gabinete físicos a Solinet e a Crivosoft, empresas na área da consultoria informática, a Arived The Inspiration, que desenvolve atividades de design, e a Factis, na área das tecnologias de informação e informática. Estão também sediadas no CIES - Startup Santarém, a Nerventure - SGPS, sociedade de participações sociais e o AgroCluster Ribatejo.
Quanto às incubação virtual, a Startup Santarém alberga a Live in Loops, dedicada às artes do espetáculo, a AMATE, empresa na área da investigação e desenvolvimento em biotecnologia, a GEO21 - Soluções de Engenharia e ainda o Club Business Angels, associação de apoio ao empreendedorismo. Também a Ankix, Lda., a Unbeatableprism e a Ideal Sumário, Lda., estas três dedicadas a atividades de programação informática, estão virtualmente sediadas no CIES - Startup Santarém, assim como a BIZ4U - Corporate Advisory, Lda., a RISA e a Consivsocial, dedicadas à consultoria para os negócios e para a gestão. Neste momento o espaço está completamente lotado.
Sem comentários:
Enviar um comentário