sexta-feira, 19 de maio de 2017

Novo sistema de incentivos contempla investimentos em equipamentos, marketing e obras


O SI2E - Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego já tem candidaturas abertas para a região da Lezíria do Tejo. A NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém, apressou-se a esclarecer este incentivo e explicou em Santarém, Cartaxo e Benavente que, para além de apoiar a criação de empresas, o mesmo contempla apoios a fundo perdido para investimentos na aquisição de equipamentos e obras de remodelação de empresas já criadas, o que há muito não se via em sede de fundos comunitários.






O referido sistema de incentivos pretende estimular o surgimento de iniciativas empresariais e a criação de emprego em territórios de baixa densidade e por essa via promover o desenvolvimento e a coesão económica e social do país. Apoia, assim, a criação de micro e pequenas empresas ou a expansão ou modernização de micro e pequenas empresas.
Não se aplicando exclusivamente aos territórios de baixa densidade, o SI2E favorece através de majorações específicas os investimentos neles realizados e sobretudo cria condições para uma maior dinâmica empresarial ao ajustar tipologias de projetos às condições reais das micro e pequenas empresas do interior.
O SI2E apoia investimentos até 235 m€ (100 m€ nos DLBC - Desenvolvimento Local de Base Comunitária), para a criação líquida de postos de trabalho e investimentos em máquinas e equipamentos, informática, marcas, planos de marketing e pequenas obras de remodelação.
Compatível com outras candidaturas no âmbito do Portugal 2020 - e desde que não sejam contemplados os mesmos investimentos - esta é uma excelente forma de as empresas em territórios de baixa densidade virem complementar os seus investimentos. Deve referir-se que desde há muito tempo os fundos comunitários não lançavam no mercado um sistema de incentivos que apoiasse a fundo perdido a aquisição de equipamentos e obras de remodelação.
O sistema de inventivos é direcionado para micro ou pequenas empresas de todos os setores de atividade, com exceção do setor da pesca e da aquicultura; setor da produção agrícola primária e florestas; setor da transformação e comercialização de produtos agrícolas e florestais; projetos de diversificação de atividades nas explorações agrícolas, atividades financeiras e de seguros (CAE 64 a 66); defesa (CAE 25402, 30400 e 84220), lotarias e outros jogos de aposta (CAE 92).

Sem comentários:

Enviar um comentário