segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Economia Social esteve em massa na NERSANT para conhecer projetos de apoio ao 3.º setor







Cerca de 120 dirigentes e diretores de instituições da economia social marcaram presença em Torres Novas, para assistir ao seminário da NERSANT sobre Sustentabilidade e Qualificação no 3.º Setor. Os dirigentes presentes ficaram a conhecer o plano de formação da associação para o 3.º setor, bem como os projetos de apoio à certificação da qualidade neste tipo de organizações. A sessão contou com a presença de Tiago Leite, Diretor Distrital da Segurança Social.



"É curioso que a economia social seja o setor que mais emprega em Portugal, mas que ao mesmo tempo, possui mão-de-obra de uma faixa etária mais elevada e com poucas qualificações", começou por constatar Tiago Leite, Diretor Distrital da Segurança Social, na sessão de abertura do seminário da NERSANT. "É por este motivo que esta sessão é tão importante: é preciso dar a conhecer às instituições formas de aumentar a sua sustentabilidade, e a qualificação dos recursos humanos e a certificação da qualidade são seguramente, formas de alcançar a mesma", referiu o responsável, alertando as instituições presentes para a necessidade de as mesmas "passarem a ser geridas como empresas, não para a distribuição do lucro entre acionistas, mas para a aplicação do mesmo em mais e melhores serviços prestados aos utentes".





No seminário, a NERSANT começou por apresentar a obrigatoriedade legal de todas as empresas e instituições prestarem formação aos seus colaboradores, seguindo-se a apresentação da Academia NERSANT, espaço onde as entidades da economia social podem consultar a oferta formativa a que a associação tem para o 3.º Setor. "Saúde", "Segurança e Higiene no Trabalho", e "Serviço de apoio a crianças e jovens e Trabalho social e orientação" são algumas das áreas de formação da NERSANT, cada uma delas com a disponibilização de cursos diferentes e adequado à realidade das entidades da economia social, em diversas valências.

Com a colaboração de João Filipe Matos, a NERSANT apresentou na sessão o seu projeto de apoio à implementação do sistema de gestão da qualidade nas IPSS’s, que decorre com o apoio técnico da associação tendo em conta as directrizes dos manuais da segurança social. Esta é de facto uma área em que a NERSANT tem insistido junto destas entidades, uma vez que torna a gestão das instituições mais profissional, o que se traduz rapidamente, em instituições mais sustentáveis. Para apoiar o projeto de implementação da ISO 9001:2008 nas IPSS, a NERSANT desenvolveu à medidas destas instituições, um software de apoio à gestão das mesmas, denominado GesInov Social, também apresentado na sessão. Esta é uma ferramenta bastante útil às entidades, permitindo gerir de forma eficaz todo o funcionamento da instituição.

Sem comentários:

Enviar um comentário