quarta-feira, 23 de março de 2016

Café Temático Internacionalização decorreu em Torres Novas

Canadá é oportunidade para empresas portuguesas

O Canadá é um mercado com diversas oportunidades de negócio para as empresas portuguesas. Foi a esta conclusão que a NERSANT chegou no Café Temático que realizou em Torres Novas sobre este tema. Setores agroalimentar e da construção civil são os que têm maior potencial.


Para a dinamização desta sessão, a NERSANT contou com Exertus, rede de consultores que agrega diversos especialistas preparados para funcionarem como facilitadores nos processos de melhoria da competitividade e resultados das organizações, públicas ou privadas, com experiência em internacionalização e mercados externos. Sérgio Ribeiro, representante da empresa na reunião, apresentou o mercado do Canadá, composto por 36 milhões de habitantes, começando por relatar que existe uma enorme presença portuguesa no país - os dados apontam para cerca de 1 milhão de habitantes portugueses no Canadá. "Os Ministros das Finanças das duas regiões, Ontário e Quebec, são portugueses e os melhores e mais conhecidos restaurantes destas duas regiões, também são portugueses", revelou, acrescentando ainda que "o maior sindicato norte americano, o da construção, é gerido por portugueses". Por este motivo, a aceitação de produtos e serviços portugueses está de alguma forma facilitada neste país e acontece de forma natural. "Não existe descriminação dos produtos portugueses nas prateleiras dos supermercados, eles aparecem lado a lado com os seus pares", disse.

 De facto, é nos supermercados que podemos verificar uma enorme presença de produtos portugueses: o "mercado da saudade tem um forte impacte nas exportações portuguesas para o Canadá", revelou o profissional da Exertus, que indicou ainda a área da construção como uma das principais oportunidades do país para as empresas portuguesas. "Para além de se falar quase exclusivamente português em muitas obras no Canadá, este é também um mercado em crescimento e com falta de mão-de-obra, pelo que existe potencial para investimento", indicou.







Sem comentários:

Enviar um comentário