“MAIS SAUDÁVEL, MAIS ECONÓMICA E MAIS AMIGA DO AMBIENTE” É O LEMA DA CAMPANHA APOIADA PELA QUERCUS, DECO, APDA E DIREÇÃO GERAL DE SAÚDE. AS PRIMEIRAS MÁQUINAS FORAM COLOCADAS NAS UNIDADES DE ATENDIMENTO DA AR. A EMPRESA VAI INSTALAR EQUIPAMENTOS NOS SERVIÇOS MUNICIPAIS E ESPAÇOS PÚBLICOS DOS SETE CONCELHOS.
Quem visita as
unidades de atendimento da ÁGUAS DO RIBATEJO (AR) tem a oportunidade de
provar a água que corre na rede pública. A campanha para a promoção do consumo
da água da torneira por ser “mais saudável, mais económica e mais amiga do
ambiente” arranca esta terça-feira, 22 de março, DIA MUNDIAL DA ÁGUA. A
iniciativa é pioneira no país e tem o apoio da QUERCUS, DECO, APDA, Municípios
e da Direção Geral de Saúde.
“Estamos na
linha da frente na valorização da água da rede pública com parceiros de
excelência. Havendo uma água de qualidade com uma rede de abastecimento segura,
não faz sentido que não se consuma a água da torneira.”, explica o Presidente
do Conselho de Administração da ÁGUAS DO RIBATEJO. Francisco Oliveira
garante que “ a água da rede é mais completa para a saúde, porque tem uma
composição equilibrada de elementos que fazem falta ao organismo; é a mais
económica (1000 litros custam menos que uma garrafa de 0,5 l) e é mais amiga do
ambiente porque poupa a produção das embalagens e a recolha, seleção e
tratamento dos resíduos”.
Fonte de água |
As primeiras
fontes estão disponíveis para clientes, visitantes e colaboradores da AR. Nas próximas
semanas serão colocadas máquinas com água à temperatura normal ou refrigerada
nos edifícios dos Paços do Concelho nos municípios de Almeirim, Alpiarça,
Benavente, Coruche, Chamusca, Salvaterra de Magos e Torres Novas.
A AR
irá colocar dezenas de fontes na primeira fase, prevendo o alargamento da
campanha a outras entidades públicas e privadas. “Estas fontes têm um custo de
menos de metade dos sistemas utilizados atualmente, mas mais importante que a
poupança financeira são as vantagens para a saúde e para o ambiente. Somos uma
empresa com responsabilidade social e ambiental”, refere Francisco Oliveira.
A campanha
visa também vincar a confiança na água que serve 150 mil consumidores
integrados nos sistemas geridos pela ÁGUAS DO RIBATEJO numa área de mais
de 3240 km2 e onde foi realizado um investimento de 40 ME na construção e
requalificação de equipamentos e infraestruturas.
As fontes de
água estão personalizadas com os logótipos da AR do Município anfitrião
e dos parceiros da campanha (QUERCUS, DECO, APDA e Direção Geral de Saúde)
e com frases incentivadoras do consumo da água como “Água de Confiança, com
Toda a Segurança” ou “Água vinda do Cano, é boa todo o Ano”.
As ideias da
campanha resultam de sugestões recolhidas nas escolas dos sete municípios
durante ações de sensibilização sobre o Ciclo da Água e a “Importância da Água
como bem precioso, mas finito”. As iniciativas dinamizadas pela QUERCUS
e DECO, em parceria com a AR, contaram com o envolvimento de mais
de 3000 alunos.
Sem comentários:
Enviar um comentário