terça-feira, 22 de março de 2016

Plataforma facilitadora da exportação apresentada em Santarém

A primeira das duas sessões de apresentação de uma inovadora ferramenta que permite às empresas o crescimento da sua capacidade de exportação, decorreu em Santarém. As empresas consideraram a plataforma muito interessante para alavancar o seu negócio além-fronteiras. A próxima reunião decorrerá em Torres Novas, no dia 19 de abril.


No âmbito da sua estratégia de desenvolvimento da economia da região do Ribatejo, a NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém, pretende criar uma plataforma para a exportação, uma ferramenta tecnológica inovadora que visa o crescimento da capacidade de exportação, ao abrir as portas do mercado internacional. Com o objetivo de estudar a viabilidade de implementação desta plataforma, a NERSANT realizou já em Santarém, no dia 17 de março, uma sessão de esclarecimento sobre esta ferramenta, onde estiveram presentes diversas empresas da região do Ribatejo.

A Plataforma Exportar & Internacionalizar baseia-se num conceito que tem como objetivo a aproximação de dois mundos extremamente fragmentados: a procura mundial e a oferta nacional, que enfrenta claramente alguma adversidade no acesso aos mercados.

Desta forma, a ideia da NERSANT com esta plataforma é, para além de aproximar a oferta mundial dos produtores da região, reduzir investimentos em promoção e divulgação nos diferentes mercados e ultrapassar dificuldades como densos processos administrativos e logísticos, diversas línguas, recebimentos, entre outros.

A explicação do conceito ficou a cargo dos técnicos da INODEV. O objetivo da plataforma, explicaram os profissionais desta agência de inovação, é tratar a exportação como uma extensão do mercado nacional, com uma lógica semelhante à da Amazon. Ouvido o conceito e forma de funcionamento da plataforma, as empresas deram a sua opinião em relação à mesma, sendo unânime o interesse que a mesma poderá ter no que diz respeito à internacionalização dos seus negócios.

Caso se verifique o interesse das empresas em aderir a esta plataforma, a NERSANT poderá efetuar uma candidatura aos fundos europeus para a criação da mesma. Para já, e antes de mais, a associação está a verificar o interesse junto das empresas, pelo que vai realizar nova reunião sobre o tema no próximo dia 19 de abril, em Torres Novas, pelas 17h00.

Os interessados em inscrever-se nesta sessão, podem fazê-lo junto do portal da associação, em www.nersant.pt (inscrições gratuitas).

Sem comentários:

Enviar um comentário