segunda-feira, 30 de maio de 2016

Alpiarça cria Gabinete de Apoio às Empresas e aos Empreendedores com apoio da NERSANT‏

Um Gabinete de Apoio às Empresas e aos Empreendedores foi criado na passada semana em Alpiarça. A iniciativa do Município para dinamizar a economia deste concelho vai funcionar nos paços do concelho e contará com o acompanhamento técnico da NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém.
O protocolo de cooperação foi assinado na sexta-feira, dia 20 de maio, pelo Presidente da Câmara Municipal de Alpiarça, Mário Pereira e pela Presidente da Direção da NERSANT, Maria Salomé Rafael. O autarca foi o primeiro a discursar após a assinatura do protocolo, mostrando-se visivelmente satisfeito com esta parceria, que classificou de grande importância para o tecido empresarial do concelho. "A criação deste gabinete é mais um passo para contrariar a descrença no empreendedorismo que existe no nosso território. Esperamos que este gabinete venha incrementar a atividade económica e proporcionar melhores condições de desenvolvimento sustentado e harmonioso", disse Mário Pereira, que afirmou ainda que "os agentes económicos são fundamentais ao desenvolvimento das comunidades".
A Presidente da NERSANT, Maria Salomé Rafael congratulou o Município pela iniciativa, referindo que "esta preocupação com o tecido empresarial irá, certamente, dar frutos." De seguida a dirigente associativa deu a conhecer o modelo de apoio ao empreendedorismo da NERSANT, que "não se limita a formação". A associação empresarial, prosseguiu, "é um corredor de informação e apoio no início, meio e final da implementação do projeto empresarial".
O Gabinete de Apoio às Empresas e aos Empreendedores terá como funções prestar aconselhamento e apoio técnico às empresas do concelho de Alpiarça nas mais diversas áreas, dinamizar o empreendedorismo através do apoio a empreendedores que queiram criar a sua empresa, desenvolver iniciativas nas escolas do concelho para promover uma cultura empreendedora, desenvolver ações para atração de novos investidores, criar um canal facilitador para processos de licenciamento de cariz empresarial, atrair investimento externo, promover o turismo do concelho, criar um Guia de Apoio ao Investidor e preparar candidaturas conjuntas ao Quadro Comunitário - Portugal 2020.
No âmbito deste protocolo cabe à NERSANT realizar ações de informação e prestar apoio técnico diversificado às empresas instaladas, com vista à superação de necessidades sentidas, apoiar tecnicamente o desenvolvimento de novas ideias de negócio, disponibilizar recursos técnicos para apoiar implementação de empresas no mercado de forma a garantir o seu crescimento sustentável nos primeiros anos de atividade, promover junto das empresas existentes ou a criar, ideias de negócio que visem promover o investimento de empresários estrangeiros no concelho, apoiar e difundir a promoção turística da região, no âmbito da marca "Viver o Tejo", estruturar possíveis candidaturas conjuntas no âmbito do Quadro Comunitário - Portugal 2020, realizar ações de formação para colaboradores das empresas do concelho e dinamizar a integração de estágios qualificados nas empresas no concelho. O Gabinete de Apoio às Empresas e aos Empreendedores terá atendimento personalizado por parte da NERSANT sempre que necessário, mediante marcação no Município ou através da própria associação empresarial.
Na cerimónia de assinatura do protocolo de colaboração entre o Município e a NERSANT estiveram presentes cerca de 25 empresas do concelho de Alpiarça, que ficaram a conhecer este gabinete. Para além disso, a NERSANT aproveitou a ocasião para dar a conhecer as diversas oportunidades do novo quadro comunitário de apoio - o Portugal 2020 - o que desde logo suscitou diversas questões por parte dos empresários presentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário