Apresentação do livro Narrativylírica, de José-Alberto Marques, dia 23 na BMGPL
A Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes acolhe no próximo dia 23 de junho, pelas 18h30, a apresentação do romance Narrativylírica (ed. Oro, 2016) de José-Alberto Marques.
José-Alberto Marques nasceu a 4 de outubro de 1939, em Torres Novas. Foi professor do ensino básico e secundário. Orientador pedagógico (por concurso público).
Escreveu livros de poesia, romances, teatro, livros infanto-juvenis, publicou textos de crítica literária em diários e revistas da especialidade, fez exposições de poesia visual em vários países e foi antologiado em múltiplas edições portuguesas e estrangeiras. Encenou peças de teatro, fez happenings, instalações e performances. Com o apoio à internacionalização do Instituto Camões abriu o festival Belô Poético, em Belo Horizonte, com uma performance e participou em vários debates sobre literatura.
Ganhou o 1.º Prémio Nacional de Literatura Infanto-Juvenil nas comemorações dos 20 anos do 25 de abril com o livro Magia dos Sinaise obteve uma menção honrosa no prémio Aquilino Ribeiro, com o livro Padrões.
Foi homenageado em Abrantes, tendo-lhe sido atribuída, nos 80 anos de elevação a cidade, a medalha “Uma obra de prestígio sobre a arte”.
A sua obra experimental-visual foi objeto de um trabalho de mestrado de Eduarda Mota sob a regência do Professor Doutor José Carlos Seabra Pereira, na Universidade de Coimbra.
Fez parte da direção da Associação Portuguesa de Escritores. Foi preso político em 1971. Candidato à Assembleia da República pelo M.E.S. (não eleito) em 1975. Em 2014 esteve presente na Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, onde apresentou o seu livroBibliotecapessoal.
Estará de volta a esta casa com a sua mais recente obra literária. A apresentação estará a cargo de António Mário Lopes dos Santos.
Sem comentários:
Enviar um comentário