quinta-feira, 9 de junho de 2016

Candidatura ao programa comunitário Europa Criativa



O município de Torres Novas submeteu uma candidatura ao programa Europa Criativa – vertente intersectorial – apoio à integração de refugiados, aguardando-se ainda a análise e decisão relativamente à mesma. A ação insere-se na área da produção de conteúdos culturais que promovam a integração e a aceitação de refugiados, a promoção da diversidade e da tolerância.
O município assumiu-se como líder de um consórcio de seis entidades (três públicas e três privadas), num projeto orçamentado em 247.953,00€ com a duração de 24 meses, que integra representantes de Portugal, Reino Unido, Suécia, Áustria, Grécia e Turquia e com a denominação de Our Story – Refugees Past and Present.
O projeto prevê, em traços gerais, a organização de uma exposição pop-up, passível de ser montada em bibliotecas, museus, arquivos, centros culturais e escolas e que possa ser adotada pelo maior número possível de entidades europeias.
Esta exposição e os seus conteúdos de exploração, com objetivos culturais na área da educação informal, terá como tema os grandes movimentos de migrantes e refugiados na europa, no pós-II guerra mundial, explicará a diferenciação entre migrantes e refugiados através de um jogo digital interativo, e possibilitará que qualquer visitante possa testemunhar o seu percurso de migrante ou refugiado, gravado e editado para inclusão em plataforma europeia de testemunhos orais associados aos movimentos populacionais na europa.
Em caso de aprovação da candidatura, o financiamento é de 80%, sendo os restantes 20% assumidos pelos parceiros em custos de pessoal, instalações e outros, não estando previsto qualquer encargo financeiro acrescido com o projeto.

Sem comentários:

Enviar um comentário