quinta-feira, 9 de junho de 2016

Primeiro-Ministro visita Feira Nacional de Agricultura e Conversas de Agricultura debatem o sector



O Primeiro-Ministro, António Costa, considerou hoje “a agricultura um sector exemplar para o futuro na economia nacional” durante a visita à Feira Nacional de Agricultura que decorre no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, até ao próximo dia 12 de junho.
Acompanhado pelo Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, António Costa destacou a Feira Nacional de Agricultura, uma grande mostra, e um exemplo do “crescimento da agricultura portuguesa nos últimos anos. Este é um mercado com muita iniciativa, com vontade de crescer e de investir”, afirmou. O Primeiro-Ministro realçou também “a relevância e o dinamismo do setor agrícola, um esforço dos agricultores portugueses e da sua capacidade iniciativa.”

Assunção Cristas na Feira Nacional de Agricultura

Assunção Cristas, Presidente do CDS/PP, também esteve hoje a Feira Nacional de Agricultura, e destacou a importância do sector agrícola realçando “o esforço, a resiliência e o dinamismo dos empresários agrícolas”. A líder centrista aproveitou a ocasião para visitar os vários espaços, provar produtos e cumprimentar muitos visitantes que se deslocaram ao evento esta quarta-feira.

Conversas de Agricultura

Paralelamente, e no dia dedicado ao estudante e ao Município da Golegã, as Conversas de Agricultura estiveram uma vez mais na ordem do dia. A sustentabilidade das culturas e  controlo de pragas de uma forma ecológica,  foram o mote para os Seminários “Nematodos e Insectos auxiliares no controlo de pragas urbanas” e “Agricultura Sustentável”.

Durante o dia, destaque para as “As Conversas Sobre a Fruta” (Org: CAP/COTHN/FNOP e ANP) onde se debateu a “Alimentação Saudável”, a “Inovação nos Sabores” e a “Fruta como necessidade alimentar e na dieta Mediterrância, através de uma linguagem menos técnica e mais informal dirigida ao consumidor.

Debater os “resultados dos regimes jurídicos florestais recentemente estabelecidos” na área da “pinha de pinheiro manso”, “resina e resinagem”, “madeira” e “coníferas”
foi o intuito do seminário organizado pela CAP e que contou com a participação de especialistas do ICNF - Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e GNR.

O balanço das medidas de apoio aos programas de conservação e melhoramento animal e perspectivar o futuro das raças autóctones (bovinos, suinos, ovinos, caprinos, etc) foi o destaque da conferência “Raças Autóctones. Programa de Melhoramento Animal. Balanço e Perspectivas”, com organização da CAP.

Com o objectivo de “investir na formação de produtores nacionais” a Plurivet organizou o seminário “Do nascimento ao 1º parto – maneio para otimizar a produção da geração futura” e que teve como oradores especialistas das Universidades de Évora e Lisboa. Esta aação foi especialmente dedicada aos produtores de bovinos.

Relativamente ao azeite, mercado que este ano atingiu as 109 mil toneladas de produção, a Associação de Agricultores do Ribatejo promoveu um debate sobre o “retrato do sector”, nomeadamente a evolução dos lagares e tipos de azeite, os apoios para a sua organização ou o destino a dar à produção. Paralelamente, a discussão teve como intuito abordar a visão do consumidor e o que pretende do azeite, assim como olhar para os pequenos produtores e grandes marcas.

Os requisitos legais necessários para os “Prestadores de Serviços na Agricultura, Espaços Verdes e Florestas”, tais como empresas de jardinagem, plantações e similares estiveram em debate numa sessão organizada pela ANEFA – Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente. Esta iniciativa foi também o mote para se assistir à integração da APEV – Associação Portuguesa de Espaços Verde na ANEFA.


O dia finalizou com a Entrega de Prémios do Concurso Nacional de Azeites de Portugal, evento que se realizou nos dias 2 e 3 de maio, cuja Medalha Prestígio foi atribuida ao Azeite Casa de Santo Amaro Selection. A cerimónia contou com a presença do diretor executivo do COI - Conselho Oleícola Internacional que também esteve na abertura do seminário sobre o tema “Azeite Virgem Português”.




Sem comentários:

Enviar um comentário