terça-feira, 9 de agosto de 2016

Ruas enfeitadas do Pereiro de Mação estão de volta com muitas novidades

Pereiro de Mação- Capital das Ruas enfeitadas 2016, de 23 a 28 de Agosto
Mais uma edição das Ruas enfeitadas do Pereiro de Mação se avizinha. A inauguração do evento vai acontecer ao final da tarde do próximo dia 23, permanecendo à disposição dos visitantes até dia 28, gratuitamente.
A quase totalidade das ruas e largos da aldeia vai estar ornamentada com as mais variadas cores e feitios, de acordo com a vontade e escolha dos seus moradores. Os céus das ruas vão tornar-se autênticos jardins suspensos que vão maravilhar os naturais e forasteiros.
Muitas novidades estão reservadas para a edição de 2016. Embora muitas delas estejam no segredo dos deuses (os moradores das ruas), a ponta do véu começa a ser levantada e eis que surgem as primeiras revelações:
No Largo do Arraial, o maior largo da aldeia, será montado um guarda-sol gigante multicor. Terá seis metros de altura e trinta de largura. Debaixo dele caberão cerca de duas mil pessoas que, dessa forma, se poderão abrigar do muito calor previsto para essa altura. Pensa-se que será o maior guar-sol jamais montado com flores artificiais em todo o mundo… a organização pensa em tudo…
Para a elaboração deste trabalho foram necessários vários meses de trabalho. Como curiosidade, vejamos alguns dos materiais aplicados: 12.800 agrafos; 4.800 metros de cordel; 520,00 metros de “cortados“ e 4.250 flores artificiais verdes, vermelhas, azuis e amarelas. Para servir de suporte a todo este mundo de cor e imaginação foram necessários 14 postes de metal com seis metros de altura e mais 65 metros de comprimento desses tubos para ligar os postes no topo, com o total de 160 argolas onde serão atados outros tantos cordéis com as flores e os cortados que irão formar o guarda-sol. Para fixar os tubos foram gastos cerca de 80 metros de arame. Venha ver para crer…
Uma rosa gigante com um olho central a amarelo e mais três pétalas a vermelho, amarelo e novamente vermelho vai ser montada, suspensa no ar, junto à sede da Associação da terra. Tem dois metros de largura e 1,50 m de altura e para a sua confeção foram necessários vários meses a fazer mais de 5.000 flores artificiais…
Para as restantes ruas e largos muitas surpresas estão a ser preparadas mas ainda não reveladas.
Como a organização não deixa nada ao acaso, uma homenagem à seleção nacional campeã europeia de futebol não podia faltar nas ruas enfeitadas do Pereiro de Mação 2016.
Na sexta, sábado e domingo haverá comes e bebes e muita animação no recinto das festas. Os bailes prolongam-se pelas noite dentro , terminando já com o sol a nascer… O ponto alto dos festejos, no domingo, é constituído pelas cerimónias religiosas com missa solene e a grandiosa procissão com a padroeira da aldeia, Nossa Senhora da Saúde transportada simultaneamente por dezasseis pessoas, a percorrer as ruas enfeitadas, constituindo momentos de muita fé e emoção. 

Sem comentários:

Enviar um comentário