domingo, 4 de maio de 2014

Sociedade: Cerimónia de entrega do Prémio Maria Lamas dia 10 de maio

No próximo dia 10 de maio, sábado, pelas 16 horas, terá lugar, no Museu Municipal Carlos Reis, a cerimónia oficial de entrega do Prémio Maria Lamas.
O Prémio Maria Lamas - para estudos sobre a mulher, género e igualdade visa premiar trabalhos de investigação da área das ciências sociais e humanas e que se enquadrem na temática do prémio. Pretende evocar a figura da torrejana Maria Lamas (1893-1983) e perpetuar o seu testemunho de lutadora pelos direitos das mulheres portuguesas.

Após a avaliação dos vinte e cinco trabalhos submetidos a concurso na edição de 2011, o júri deliberou atribuir por unanimidade o Prémio Maria Lamas ao trabalho «A condição servil em Portugal (1940-1970): memórias de dominação e de resistência a partir de narrativas de criadas», da autoria da Inês Paulo Brasão, dissertação de doutoramento em sociologia e economia históricas (UNL/FCSH 2010). Trata-se de um prémio pecuniário no valor de 10 000€.

O júri deliberou ainda atribuir por unanimidade uma menção honrosa ao trabalho «O mundo da prostituição de rua: trajetórias, discursos e práticas. Um estudo etnográfico», da autoria de Alexandra da Silva Oliveira, dissertação de doutoramento em psicologia (UP/FPCH 2008).

Esta cerimónia faz parte do programa de comemorações dos 120 anos do nascimento de Maria Lamas, a decorrer desde outubro de 2013 com um conjunto de atividades, nomeadamente a exposição «Sempre Mais Alto. Maria Lamas 120 anos», que esteve patente na Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes de 6 de outubro de 2013 a 8 de março de 2014.

Sem comentários:

Enviar um comentário