quarta-feira, 20 de abril de 2016

Joaquim Matias Pedro

O nosso homenageado de hoje, quarta feira dia 20 de abril, nasceu a 01 de janeiro de 1934 na Rexaldia, aldeia do concelho de Torres Novas.

Joaquim Matias Pedro na cerimónia da entrega da medalha de Mérito em 2012
Comerciante, autarca (na Assembleia Municipal e na Assembleia de Freguesia do Salvador), desportista, histórico dirigente e presidente do Clube Desportivo de Torres Novas, nas décadas de 70 e 80 (em 1972, 1975, 1983 e finalmente em 1986, onde se manteve por 4 mandatos). Foi ainda treinador da equipa de Juniores do CDTN e chegou a ser inscrito com guarda-redes de hóquei em patins, embora não haja certezas quanto à sua intervenção em jogos oficiais nesta modalidade.

Esteve igualmente ligado à Banda Operária Torrejana e ao Rancho Folclóricio de Torres Novas, entre outras coletividades. É um dos sócios fundadores da Torres Novas FM, onde realizou o conhecido Bola de Trapos, ao lado de Vitória Maria. Atualmente é ainda responsável pelo programa Gente da Nossa Terra, que vai para o ar às quartas à noite, depois das 22h00 horas.

Como comerciante, iniciou a sua atividade no final da década de 50 com uma oficina de reparações de motos e bicicletas, estabelecimento comercial que mantém, juntamente com uma loja da especialidade que fundou já na década de 70.

Durante muitos anos animou as manhãs de terça-feira na TNFM com a sua “Crónica dos Nabos”, espaço de intervenção e cidadania que tinha como ponto de partida o habitual mercado semanal das terças em Torres Novas e que ia para o “ar” às terças no programa da manhã realizado por Vitória Maria. A rubrica dos “nabos” de Joaquim Matias Pedro foi um exemplo de como com simplicidade se consegue ter um espaço onde a intervenção pública é possível na Rádio, falando das “estórias e coisas” da nossa terra.

Em maio de 2012, recebeu a Medalha de Mérito Municipal de Desporto do Município torrejano, pelo seu exemplo de voluntarismo e amor à terra, refletidos no acompanhamento que sempre deu ao associativismo, em particular o desportivo.

Sem comentários:

Enviar um comentário