A inauguração do Museu Diocesano de Santarém (MDS) teve lugar esta sexta-feira, dia 12, pelas 19 horas na Catedral de Santarém, numa cerimónia que ficou marcada pela estreia mundial da “Cantata Mundi”, de Rodrigo Leão, bem como pela presença de Sua Excelência o Presidente da Republica, Aníbal Cavaco Silva.
A condução dos trabalhos esteve a cargo do Pe Joaquim Ganhão, que acompanhou o Presidente da Republica e o Bispo da Diocese, D. Manuel Pelino em toda a solenidade.
Em representação do Município de Santarém estiveram Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS), António Pinto Correio, Presidente da Assembleia Municipal, Susana Pita Soares, António Carmo, Luís Farinha, Ricardo Segurado, Francisco Madeira Lopes, Inês Barroso e Otília Torres, Vereadores da CMS. A Assembleia da Republica, fez-se representar pelos Deputados António Filipe (CDU), Idália Serrão e António Gameiro (PS), Vasco Cunha e Carina João (PSD). Marcaram ainda presença vários presidentes de câmara e de junta de freguesia do Distrito, assim como figuras ligados à Igreja e os benfeitores que contribuíram para a construção do Museu.
Inserido na Rota das Catedrais, o Museu tem como inspiração a “promoção da dignidade da pessoa humana através dos Bens Culturais da Igreja e a sua razão de ser, ao serviço da envangelização, da pastoral, da cultura e do desenvolvimento sustentável da sociedade”.
No que toca à missão deste novo espaço da Arte Sacra, o MDS visa “promover o acolhimento atento e solícito dos Visitantes que procuram a Sé de Santarém, a quem é oferecida uma experiência do belo enquanto lugar de memória e de esperança, cujo futuro é moldurado pelo sentido da gratidão, da responsabilidade e da valorização”.
Quem quiser visitar o Museu Diocesano pode fazê-lo de segunda-feira a sexta-feira, das 10 às 13 horas e das 14 às 18 horas. Ao sábado e feriados civis das 10 às 19 horas (18 horas de novembro a março). No domingo e dias santos das 14 às 19 horas (18 horas novembro a março). O encerramento é à terça-feira, no dia 1 de janeiro, na sexta-feira Santa e entre os dias 24 e 31 de dezembro.
Sem comentários:
Enviar um comentário