segunda-feira, 27 de maio de 2019

Alcanena quer combater focos de poluição do Rio Alviela

Nesta quarta-feira, 22 de maio, um conjunto de entidades locais e nacionais, assinaram um protocolo para valorizar o rio Alviela. Esta iniciativa que se encontra inserida no Festival da Biodiversidade – OBSERVACARSO e terminou nos Olhos de Água, concelho de Alcanena visa, segundo a presidente da Câmara de Alcanena, Fernanda Asseiceira (PS), erradicar os episódios de poluição que afetam o rio Alviela, promovendo assim a qualidade hídrica e a atratividade do território.
Paula Robalo, do Centro de Ciência Viva do Alviela, destacou que o protocolo vem dar continuidade ao trabalho de sensibilização ambiental, já desenvolvido pela instituição na última década, mas agora de forma mais alargada. Já a maioria dos representantes das instituições desejou os parabéns ao projeto e manifestou também a vontade de trabalhar em conjunto.
Fernanda Asseiceira concluiu as intervenções, dizendo que o Rio Alviela «É um importante recurso hídrico que é importante continuar a valorizar e a conservar». A presidente pediu assim aos envolvidos neste protocolo que arregacem desde já as mangas neste projeto, que é de limpeza, sensibilização da população, estudo de espécies, prevenção de ameaças e procura de financiamento europeu. Embora ainda não tenha conseguido a oficialização do complexo dos Olhos de Água como “praia fluvial” a Presidente, valorizou ainda os esforços que o Município tem exercido para tal oficialização.
Este protocolo vem juntar um vasto número de instituições como Câmara Municipal de Alcanena, Agência Portuguesa do Ambiente/Administração da Região Hidrográfica do Tejo e Oeste, Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, AQUANENA – Empresa Municipal de Águas e Saneamento de Alcanena, Agrupamento de Escolas de Alcanena, Associação Centro Ciência Viva do Alviela e freguesias do concelho que têm como principal objetivo promover ações de limpeza, desobstrução e reabilitação de troços do rio Alviela, além de ações de sensibilização e de educação ambiental, junto da população escolar e restantes elementos da sociedade civil.
In: http://www.mediotejo.net

Sem comentários:

Enviar um comentário