O Orçamento Municipal e as Grandes Opções do Plano para 2014 foram aprovados pela Assembleia Municipal de Torres Novas na passada segunda-feira, dia 30 de dezembro de 2013.
O documento, já deliberado em reunião de câmara no dia 16 de dezembro, totaliza 33.524.019,93€ (menos 18.366.335,55€ que a dotação inicial apresentada no orçamento anterior).
Entre as principais apostas incluem-se a conclusão do centro escolar Visconde S. Gião, do Convento do Carmo e da reconversão da antiga Garagem dos Claras, a requalificação da escola Manuel de Figueiredo e a recuperação do «Mercado do Peixe». De destacar também o apoio ao associativismo com a atribuição de um subsídio mensal a diversas instituições de cariz cultural, nomeadamente ranchos folclóricos e bandas filarmónicas, através do estabelecimento de contratos-programa.
O documento aponta também para uma forte aposta na melhoria da qualificação da iluminação pública e consumo energético no concelho, com a colaboração da entidade prestadora desse serviço e de candidaturas nessa área. Estão igualmente previstas intervenções significativas ao nível das zonas industriais, acessibilidades às mesmas e programas para animação e apoio ao comércio local.
Ao nível da resolução de problemas no campo das acessibilidades no concelho, pretende-se tirar partido das intervenções a realizar por parte da empresa Águas Do Ribatejo, no reforço ao abastecimento de água e saneamento, complementando o trabalho da empresa na resolução de problemas de repavimentação em caminhos, ruas e estradas, que irão ser afetadas com as obras previstas.
O Plano de Atividades Municipal e o Plano Plurianual de Investimentos para os próximos quatros anos têm como orientações-base «a sustentabilidade financeira, a qualidade de vida e a solidariedade social como principal fórmula de uma maior qualificação da identidade local».
Sem comentários:
Enviar um comentário