quarta-feira, 17 de setembro de 2014

ANO LETIVO 2014/2015 COM ARRANQUE EM PLENO E MAIS ALUNOS









O ano letivo 2014/2015 teve início, no concelho do Entroncamento, no dia 15 de setembro, dentro da normalidade, com 3 Centros Escolares e um Jardim de Infância a funcionar em pleno.




 


O concelho regista uma elevada percentagem de população jovem e, contrariando os dados nacionais, o número de crianças tem aumentado nas escolas que compõem o Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento. Este ano letivo estão inscritos no ensino pré-escolar 350 crianças e no 1º ciclo 645 alunos, tendo-se registado um aumento de alunos de 3% no pré-escolar e 4% no 1º ciclo face ao ano letivo transato (2013/2014), tendo aumentado também o número de turmas do 1º ciclo de 27 para 29 turmas.






Também tiveram início as aulas no novo Centro Escolar do Bonito com 12 turmas de 1º ciclo e 2 turmas de pré-escolar, recebendo os alunos do 1º ciclo que transitaram das antigas Escolas nº 2 e nº 3.

As Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF) destinadas aos Jardins de Infância também iniciaram dentro da normalidade em todas as escolas do concelho, sendo a entidade promotora e financiadora o Município do Entroncamento contando com o apoio do Ministério da Educação e Ciência.

 
 
 
 
 
No que concerne à Componente de Apoio à Família (CAF) dirigida ao 1º ciclo, a Câmara Municipal trabalha conjuntamente com as Associações de Pais das respetivas escolas para disponibilizar esta componente de apoio – CAF, muitas vezes conhecida como ATL.



  
                                         

 

As AAAF’s e as CAF’s incluem, consoante a necessidade dos pais e as possibilidades funcionais de cada estabelecimento de ensino, as seguintes modalidades: prolongamento de horários e atividades nas interrupções letivas.

Relativamente ao Programa de Atividades de Enriquecimento Curricular que visa implementar o conceito de escola a tempo inteiro, de forma lúdica e pedagógica, contribuindo para o desenvolvimento educativo da criança, teve início no dia 16 de setembro.



As AEC’s decorrem de segunda a sexta-feira, entre as 15h30m e as 17h30m. Este ano o programa abrange as atividades de Expressões Artísticas, Atividade Física e Desportiva e Inglês e destinam-se aos cerca de 640 alunos matriculados nas escolas de 1º ciclo do concelho.

Sem comentários:

Enviar um comentário