segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Torres Novas: Lançamento de livro inédito de Maria Lamas no dia 11 de outubro


 
O Município de Torres Novas e a editora Caleidoscópio vão lançar, no próximo dia 11 de outubro, sábado, a obra A lenda da borboleta, da autoria de Rosa Silvestre (pseudónimo de Maria Lamas).




A sessão de lançamento terá lugar no auditório da Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, pelas 16 horas.

Não se conhece (até hoje) a data de produção da maquete de A lenda da borboleta, nem as condições ou os objetivos da sua criação. No entanto, segundo o testemunho da proprietária (Maria Leonor Machado de Sousa, neta de Mª Lamas), podemos situar a criação deste trabalho na década de 30 do século XX.


Esta peça tão especial – do ponto de vista artístico e literário – é, hoje, um documento com valor histórico e patrimonial, representativo do trabalho de Maria Lamas enquanto autora de livros infantis e, simultaneamente, símbolo da relação profissional e de amizade entre Maria Lamas e o artista Roberto Araújo, que ilustrou diversos textos infantis da escritora.


A maquete original de A lenda da borboleta só esteve patente ao público 2 vezes: a primeira foi na Biblioteca Nacional de Portugal, em 1993, na exposição comemorativa do 100º aniversário do nascimento de Maria Lamas e a segunda na exposição «Sempre mais alto. Maria Lamas – 120 anos do seu nascimento», que decorreu na nossa biblioteca de 6 de outubro a 8 de março de 2014.


Publica-se agora em livro, através de uma parceria entre o Município de Torres Novas e a editora Caleidoscópio.

Sem comentários:

Enviar um comentário