terça-feira, 16 de dezembro de 2014

LIVROS, HISTÓRIAS E ESCRITORES: A FEIRA DO LIVRO NO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ARTUR GONÇALVES



Imagem

Ao longo de 7 dias, entre 27 de novembro e 5 de dezembro, os livros estiveram presentes nas bibliotecas escolares do Agrupamento de Escolas Artur Gonçalves. E com os livros vieram os escritores, os contadores de histórias, os voluntários de leitura e muita magia, só possível na casa onde os livros são heróis. Mas a Feira do Livro também se faz de alunos e professores e pelas bibliotecas passaram as turmas, que folhearam, descobriram e se deixaram encantar pelas novidades editoriais. 





O concurso “No roteiro das histórias” permitiu descobrir livros fantásticos, um por cada dia da Feira, e o concurso de provérbios criou momentos de partilha da tradição popular portuguesa. 




Foi com muito empenho, interesse e enorme entusiasmo que os nossos alunos receberam os escritores que visitaram as nossas bibliotecas: a escritora Carla Maia de Almeida que nos trouxe histórias em torno do livro Onde moram a as casas e que ficou encantada com os alunos do 6º ano que a receberam com música e trabalhos sobre a sua obra; a escritora Ana Paula Lopes que para além de promover o seu primeiro livro, Açúcar e Canela, conseguiu envolver magnificamente alunos do 10 º ano com a descrição que fez das personagens criando, nos presentes, a vontade de o ler; a escritora Manuela Ribeiro esteve com alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo do Centro Escolar da Meia Via e a encenação que fez com as rimas que estão no seu livro Uma letra, mil palavras fez com que a pequenada aderisse bem à atividade.










Não menos empolgante foi a presença da contadora de histórias Saphir Cristal que, com o seu avental mágico, levou todos os alunos do Centro Escolar de Riachos numa viagem mágica repleta de música e livros de encantar.


E como a leitura se faz também de partilhas, partilhamos leituras com pais, professores, famílias e até com a Biblioteca Municipal (“A grande fábrica das palavras” e “Boa noite, mocho!”).












A Feira do Livro terminou com chave de ouro, com o lançamento do Livro O Museu de Imagens na Imprensa do Romantismo, do professor António Ribeiro e com a presença de vários convidados e elementos da comunidade educativa.











E assim se leu, se sonhou, se cresceu...!


Sem comentários:

Enviar um comentário