sexta-feira, 5 de setembro de 2014

AGROMAIS inaugura novos investimentos este sábado




A AGROMAIS – Entreposto Comercial Agrícola, CRL, inaugura este sábado, 6 de Setembro, a 3ª fase dos investimentos de secagem e armazenagem de milho, nas suas instalações, situadas na Zona Industrial de Riachos. O investimento, orçamentado em cerca de 3 milhões de euros, foi objeto de uma candidatura ao ProDer, já aprovada.

As obras, em curso desde o passado mês de Maio, permitirão um aumento de capacidade de armazenagem de mais 4.200 toneladas e de secagem de mais 750 toneladas/dia, para além da automatização total de circuitos e de uma significativa melhoria das condições de receção e expedição de milho.

Os investimentos agora concluídos, dotarão estas unidades das condições adequadas para o sucessivo incremento de quantidades de milho movimentadas pela AGROMAIS, ao longo dos últimos anos, beneficiando, já na próxima campanha, um vasto conjunto de produtores de milho das respetivas áreas de influência destes centros de receção.

A AGROMAIS, com um volume de negócios consolidado em 2014 superior a 42 milhões de euros, representa, hoje, mais de um quarto da produção nacional de milho grão, tendo comercializado, na campanha 2013/2014, quase 120.000 toneladas da produção dos agricultores seus associados.


Futebol: Assentis prossegue preparação






O Assentis, da 2ª Divisão Distrital da AFS, já regressou ao trabalho. André Pereira, o novo técnico da formação do norte do concelho, conta para já com 26 jogadores no grupo de trabalho, embora pretenda compor um plantel com um máximo de 24 atletas.

Para já, o Assentis efetuou 3 jogos de treino; perdeu com o Torres Novas por 1 – 0 e com o União de Tomar por 3 – 1 e empatou a uma bola com o Caxarias, estas duas últimas partidas no âmbito do torneio realizado no passado fim de semana na cidade do Nabão.

Quanto à restante pré-temporada, a equipa de André Pereira vai ainda disputar mais uma série de jogos de treino, depois da participação no Torneio da cidade em Torres Novas já este fim de semana; Dia 11 joga no campo da Pinheira com os juniores do CDTN. No dia 13 defronta o FC Goleganense na Golegã, com quem volta a jogar a 21 de setembro, no encontro de apresentação da equipa aos sócios, no campo da Pinheira em Assentis. A 28 deste mês há ainda uma partida com o União da Serra.

NERSANT incentiva empreendedorismo desde o ensino primário até ao secundário




Pioneira no país no incentivo ao empreendedorismo desde tenra idade, a NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém, encontra-se a dinamizar há largos anos junto das escolas do Ribatejo, projetos de apoio ao desenvolvimento de conceitos relacionados com a atividade empresarial. A NERSANT prepara-se para arrancar com estes projetos no ano letivo que vai começar em setembro.

O objetivo da associação empresarial é mudar mentalidades, incutindo desde cedo nas crianças, a importância da atividade empresarial e da criação de empresas para a dinamização da economia regional e nacional. EmpCriança é o nome do projeto de empreendedorismo juvenil que a NERSANT se encontra a dinamizar junto do Ensino Básico e que conta com o apoio de diversos materiais pedagógicos, como uma Banda Desenhada e o Jogo da Glória, que vão alertando de forma lúdica os alunos para os diversos conceitos relacionados com o empreendedorismo, de forma a que estes sejam capazes de criar a sua própria mini-empresa.

O EmpreEscola é dinamizado pela NERSANT junto dos alunos do Ensino Secundário, alertando-os de igual forma, para estas temáticas. Este projeto assume especial importância, pois pode ser um ponto de partida para a criação real de uma empresa, uma vez que os alunos são incentivados a criar uma ideia de negócio e a elaborar o plano de negócios referente à mesma.

No novo ano letivo, a NERSANT continua a dinamizar estes projetos nas escolas da região do Ribatejo. As escolas ou professores interessados em conhecer os mesmos ou em aderir, devem contactar o Departamento de Apoio Técnico, Inovação e Competitividade da NERSANT, através dos contactos datic@nersant.pt ou 249 839 500.

De referir que até ao momento, 4745 alunos já participaram nos projetos de empreendedorismo juvenil da NERSANT.

Negócios: NERSANT volta a organizar a ExpoCartaxo




A Associação Empresarial da Região de Santarém, vai voltar a organizar a ExpoCartaxo, mostra do tecido empresarial daquele concelho que se realiza a par da tradicional Feira dos Santos, uma iniciativa do município local. O certame tem lugar este ano entre 30 de outubro e 02 de novembro.

A ExpoCartaxo tem como objetivo promover o tecido empresarial e a capacidade económica daquele concelho e assumir-se como o principal encontro anual das empresas locais.

Para além da exposição de diversas empresas do concelho, a ExpoCartaxo dinamiza diversas atividades paralelas, como o Dia Aberto às Empresas, um seminário e a entrega dos prémios prestígio aos empresários que mais se destacaram ao longo do ano. No âmbito da Feira dos Santos, decorre a exposição e venda de artesanato e doçaria tradicional, bem como com a animação musical durante os certames.

GNR detém suspeita de cultivo e consumo de cannabis




A GNR de Torres Novas deteve esta semana (na quarta-feira. 3 de Setembro), uma mulher de 36 anos, na Mata, freguesia de Chancelaria, concelho de Torres Novas, por suspeita de cultivo e consumo de plantas cannabis.

A operação foi desencadeada na sequência de uma denúncia anónima, tendo sido detectada uma plantação de cannabis na qual foram apreendidas 12 plantas.

Seguiu-se também uma busca domiciliária à residência da suspeita, onde foi ainda encontrada liamba, produto estupefaciente ilegal.

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Futebol: Taça de Portugal é já este sábado





Este sábado, dia 6 de setembro, realiza-se a 1ª eliminatória da Taça de Portugal, na qual marcam presença diversas equipas do distrito de Santarém.

O Atlético Riachense (do CNS) recebe a visita do São João de Ver, do concelho de Santa Maria da Feira, formação que disputa a série D do CNS. Refira-se que na última época, o clube nortenho venceu a 1ª fase da série D, terminando depois em 6º lugar na fase de subida. O jogo realiza-se no campo Coronel Mário Cunha em Riachos.

Nesta 1ª eliminatória, o CD Fátima desloca-se ao recinto do Lusitânia de Lourosa, também do concelho de Santa Maria da Feira, equipa que está na série C do CNS. Quanto ao Atlético Ouriense desloca-se ao concelho do Sabugal para defrontar o Desportivo do Soito, do distrital da Guarda. O Fazendense, da 1ª Divisão da AFS, joga em Fazendas de Almeirim frente ao Caldas SC, da série F do CNS, O Alcanenense ficou isento desta 1ª eliminatória, pelo que já tem lugar garantido no sorteio da segunda ronda.

Futebol: amarelos golearam a U.D. Chamusca


  


O CDTN goleou a U.D. Chamusca (da 1ª Divisão Distrital) por 5 – 0, em jogo de preparação realizado na 4ª feira, dia 3 de setembro, no estádio Municipal Dr. Alves Vieira. Marco Gomes com 3 golos, Micael com outro e um auto-golo do guarda-redes da formação da Chamusca, construiram o resultado final desta partida, com os torrejanos a falharem ainda uma grande-penalidade. Recorde-se que o CDTN já tinha efetuado outros 2 jogos de preparação. Venceram o Assentis por 1 – 0 e perderam com o Alcanenense por 3 – 0.


Entretanto, Pedro Monserrate já conta com 23 jogadores no plantel, embora João Rosa, ex-Riachense, esteja impedido de dar o seu contributo à equipa nos próximos tempos. O jogador vai sofrer uma operação ao joelho que o impedirá de jogar nos próximos 3 a 4 meses. Quanto a reforços, Joel e Micael, ambos ex-UD Chamusca e Miranda, que regressa à atividade depois de uma paragem de 2 anos, são jogadores do “Desportivo” para a nova temporada. Entretanto este fim de semana o CDTN participa no torneio de Marrazes, onde estará também o União de Tomar.

Fora de portas: Brogueira em festa no fim de semana


 

Na Brogueira, concelho de Torres Novas, decorrem este fim de semana as festas em honra de São Simão.

Os festejos têm lugar dias 5, 6 e 7 de setembro, com muita animação.

Esta sexta, dia 5, atua Xarepa e a sua banda a partir das 22.00 horas. Sábado, dia 6, será a vez da banda Krizze e dos Sunset 91. Domingo, dia 7, durante a manhã há ciclismo e atletismo. À noite, é João Carvalho, da TNFM, a animar o bailarico.

Fora de portas: Pedrogão em festa este fim de semana









No Pedrogão – Torres Novas, decorrem entre 5 e 8 de setembro, as festas em honra de Nª Sª Mãe dos Homens.

O programa dos festejos inclui cerimónias religiosas, a atuação de bandas filarmónicas e bailes populares.

Domingo, dia 7, pelas 09.00 horas, há um peditório pelas ruas da aldeia, acompanhado pela banda de Pedrogão, que dá um concerto pelas 18.30. Há noite, há fogo de artificio e a animação estará a cargo de Xarepa.

Na 2ª, dia 8, a banda da SFU Pedroguense dá novo concerto, depois das 18.00 horas. Os festejos encerram com mais um bailarico.

Castello Lopes: Filmes até 10 de setembro





 Lucy
                                                            

Horário: 13h10, 15h20, 17h25, 19h25, 21h30, 23h50
Género: Acção,Ficção Científica
Atores: Scarlett Johansson, Analeigh Tipton, Morgan Freeman



Lucy é uma jovem norte-americana a estudar na cidade de Taipé, capital de Taiwan. Um dia, é forçada a transportar uma droga sintética chamada CPH4, que terá de carregar dentro do próprio corpo numa viagem à Europa.


   Dentro da Tempestade

   
  Horário: 13h, 15h10, 17h20, 19h30, 21h40, 24h
 Género: Thriller, Acção
 Atores: Sarah Wayne Callies, Richard Armitage, Jeremy Sumpter






Tudo decorre normalmente na cidade de Silverton ( Colorado, EUA ) até ao momento em que uma súbita tempestade obriga os habitantes a pararem as suas vidas e encontrarem refúgio.




Sin City: Mulher Fatal



       Horário: 21h20, 23h40
       Género: Thriller, Acção
    Atores: Jessica Alba, Mickey Rourke, Rosario Dawson, Eva Green, Juno Temple, Joseph Gordon-Levitt, Bruce Willis, Josh Brolin, Ray Liotta, Lady Gaga




Sin City é uma cidade violenta, onde uma polícia corrupta se alia aos piores criminosos e onde a lei predominante é a do mais forte.





  • Sininho: Fadas e Piratas


    Horário: 13h20, 15h30, 17h30, 19h20 (V.Port.)
    Género: Animação, Aventura
  Atores: Mae Whitman (voz), Christina Hendricks (voz), Tom Hiddleston (voz)





Quando, após um inesperado acidente, a fada Zarina rouba o pó azul das fadas e foge para se juntar aos terríveis piratas de Skull Rock, Sininho e a suas jovens amigas compreendem que não têm alternativa senão seguirem até lá para o recuperarem.



quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Festival Materiais Diversos regressa de 18 a 27 de Setembro








A 6.ª edição do Festival Materiais Diversos, de 18 a 27 de Setembro, será a mais internacional apresentada até hoje. Dança, teatro e música, bem como um conjunto de actividades paralelas que cruzam formação, conferências, cinema e DJs serão os ingredientes do programa que já é um ponto incontornável da oferta cultural da região centro.

Os trabalhos desenvolvidos com a comunidade, uma tónica deste festival, regressam com dois projectos: os operários da indústria dos curtumes, principal motor económico da região, são os protagonistas do espectáculo de abertura, Não sou só eu aqui, da encenadora Cláudia Gaiolas e da videasta Rita Rio de Sousa, que assinala o centenário do Concelho de Alcanena. A encerrar o festival, Sofia Silva apresentará a sua criação Tempo do Corpo, resultado de uma residência artística com um grupo de pessoas maiores de 65 anos do Cartaxo.

As propostas nacionais incluem ainda trabalhos das coreógrafas Clara Andermatt, Cláudia Dias, da dupla Leonor Keil e Francisco Campos e dos jovens criadores Ângelo Cid Neto e Sara Chéu, munidos de um discurso crítico sobre a tradição, identidade, as relações e a contemporaneidade.

Os espectáculos internacionais – todos estreias em Portugal – vêm de países tão diversos como o Brasil, França, Tunísia, Equador, Bélgica e Marrocos, fazendo-se representar por nomes que estão a marcar o universo das artes performativas como Marcelo Evelin, Kevin Jean, Radhouane El Meddeb, Fabián Barba ou Bouchra Ouizgen.

Capicua encarrega-se de trazer a Minde, no dia 26 de Setembro, o som do seu mais recente álbum Sereia Louca, depois da passagem, no fim-de-semana anterior, das sonoridades trance do compositor e produtor italiano Lorenzo Senni.

Até 27 de Setembro, muitas serão as propostas que justificam a visita a Minde, Alcanena, Torres Novas e Cartaxo, localidades com uma enorme riqueza natural e patrimonial, a sensivelmente uma hora de Lisboa.

Mais informações em www.materiaisdiversos.com

Principais deliberações da reunião ordinária privada de 2 de setembro



     


 • Aprovada a suspensão de mandato do vereador Carlos António Lopes Tomé, da CDU, por seis meses, sendo substituído por Ana Filipa de Castro Rodrigues. Foi igualmente aprovada a suspensão de mandato de Ana Filipa de Castro Rodrigues durante o período compreendido entre 26 de agosto e 31 de outubro, sendo substituída por Nuno Guedelha.

• Ratificado o despacho relativo à adjudicação do bar do Jardim das Rosas a Ana Carolina Gaspar Oliveira, com a abstenção do BE, e ratificado por unanimidade o despacho de prorrogação do prazo de abertura do estabelecimento num prazo de 60 dias, tendo por pressuposto a orientação e preparação da atividade proposta – Hamburgueria da Vila

• Aprovada, com os votos favoráveis do PS e PSD e os votos contra da CDU e BE, a cedência de um terreno à Congregação das Testemunhas de Jeová de Torres Novas e Riachos, para a construção de um equipamento de utilização coletiva, especificamente para um auditório, sito no loteamento n.º5/2005, em Nicho dos Riachos, e o respetivo procedimento de desafetação da referida parcela do domínio público municipal para domínio privado.

• Aprovada por unanimidade a proposta de sinalização, ordenamento do trânsito e execução de algumas infraestruturas respeitante à urbanização dos Negréus – a proposta inclui a colocação de lombas, criação de passadeira para peões e respetiva sinalização vertical, bem como a execução de passeios.

• Aprovada por unanimidade a colocação de sinalização de «sentido único» na rua 1.º de Maio, na Ribeira Branca, devendo o trânsito circular de poente para nascente.

Seminário «Nós nas bibliotecas» a 3 e 4 de outubro



  




O Município de Torres Novas vai promover, nos dias 3 e 4 de Outubro, o seminário «Nós nas bibliotecas», que decorrerá na Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes.

A iniciativa destina-se ao público em geral e é uma formação acreditada para docentes.


Programa
3 de outubro, sexta-feira
9h | Sessão de abertura

A biblioteca ou o lugar-comum da escola – moderador: Luís Filipe Correia Dias
10h | José Pacheco Pereira: Pode a resposta estar na biblioteca?
10h45 | Helena Reis Cabeleira: O papel da biblioteca escolar no ensino artístico
11h20 | pausa
11h30 | João Paulo Proença: O que é a biblioteca escolar e para que serve
12h15 | Debate

Literacia e a mediação da leitura – moderadora: Sandrina Esteves
14h30 | Paulo Leitão: Biblioteca 2.0 e bibliotecas públicas: o caso português
15h | Adriana Batista: Que leitura, que leituras: a compreensão dos códigos visuais – texto vs. Imagem, diferenças e complementaridades
15h30 | Espaço para debate
15h45 | Luísa Alvim: A literacia digital: o papel das bibliotecas no futuro
16h30 | Jorge do Ó: Novos profissionais do ensinar – ainda o livro!?
21h30 | Conversas sobre Nós, com o escritor e ilustrador David Machado

4 de outubro, sábado
Outros papéis – moderador. Jorge Salgado Simões
10h |Bruno Duarte Eiras e Helena Caetano: A biblioteca social
10h45 | Cláudia Sousa Pereira: A biblioteca e a cidade: cruzamentos e complementaridades
11h15 | Debate
11h30 | Pausa
11h45 | DGLAB: Conclusões sobre Nós

Oficinas (entre as 14h e as 17h)
Denis Hickel: ecoliteracia
Carla Maia de Almeida: o álbum ilustrado
Elsa Gonçalves: oficina do pensamento
Jorge Salgado Simões: geografias ficcionadas

Para qualquer tipo de esclarecimento ligue para o 249 810 310 ou envie email para eventosbiblioteca@cm-torresnovas.pt

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Observação astronómica noturna com telescópio





      A Escola Secundária Maria Lamas, com a colaboração do NUCLIO - Núcleo Interativo de Astronomia, e com o apoio do Município de Torres Novas, volta a participar na Ciência Viva no Verão, promovendo uma observação astronómica noturna com telescópio. A atividade terá lugar na praça 5 de Outubro, no dia 5 de setembro, pelas 21h30.

Para além do telescópio, serão também utilizados telemóveis e tablets para obervar a lua, estrelas, constelações e planetas e será abordado o problema da poluição luminosa que afeta as observações astronómicas e os seres vivos.

Esta atividade insere-se no projeto Dark Skies Rangers - Vamos apagar as luzes para acender as estrelas!

A Ciência Viva no Verão é promovida pela Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica (Ciência Viva) e conta com ações nas áreas da astronomia, biologia, geologia, faróis, engenharia e castelos, realizadas por todo o país.

Alcanena com espetáculo comemorativo do centenário do concelho


 
Está agendado para o próximo dia 14 de Setembro, no cineteatro São Pedro, o espetáculo evocativo do 100º aniversário do concelho de Alcanena, cujas comemorações estão a decorrer ao longo de todo este ano.

Sob a coordenação geral de Vicente Batalha, o espetáculo "Memórias, músicas e canções" divide-se em duas partes, sendo que a primeira terá lugar no jardim em frente à Câmara Municipal, onde serão evocados de forma simbólica dois dos momentos fundadores do concelho de Alcanena, numa ambiência de época.

A segunda parte, no cineteatro, decorre numa sequência de bilhetes postais que caracterizam os elementos identificadores de cada uma das freguesias de Alcanena.

Saúde: recolha de sangue em Minde


 
A Associação dos Dadores de Sangue de Torres Novas vai realizar uma nova recolha de sangue. É já este sábado, dia 6 de Setembro entre as 9h00 e as 13h00 horas, no quartel dos Bombeiros Voluntários de Minde.

A recolha, organizada pela associação, com a colaboração do Núcleo de Dadores e Bombeiros Voluntários de Minde, é aberta à participação dos bombeiros e de dadores externos, numa altura em que aos défices de sangue são mais acentuados.

Podem participar todos os cidadãos saudáveis com mais de 18 e menos de 65 anos.

Fora de casa: “Olé Golegã” anima vila ribatejana no fim de semana


 
É já no próximo fim de semana que decorre a quarta edição do "Olé Golegã", uma espécie de aperitivo para a Feira Nacional do Cavalo que se vai realizar em novembro próximo. A iniciativa realiza-se nos dias 5, 6 e 7 de setembro, sendo o Largo do Arneiro o ponto central de todas as atividades.

O evento, que pretende atrair todos os aficionados da festa brava, terá garraiadas e largadas de toiros, muita animação musical, e um desfile pelas ruas da vila que termina com a bênção do gado junto à Igreja Matriz da Golegã.

Futebol: amarelos prosseguem preparação e reforçam plantel





O CDTN prossegue a sua preparação. Esta 4ª feira, dia 3 de setembro, os Amarelos jogam frente à UD Chamusca, em jogo de treino agendado para as 20.00 horas no estádio Municipal Dr. Alves Vieira.
Recorde-se que o CDTN já efetuou 2 jogos de preparação nesta fase de pré-temporada. Os torrejanos venceram o Assentis por 1 – 0 com um golo de Tiago Vieira e perderam com o Alcanenense por 3 – 0. 

Entretanto, Pedro Monserrate continua com mexidas no plantel, algumas delas forçadas, como é o caso de Catita, que devido a motivos de ordem profissional não poderá jogar esta temporada. Micael, ex-UD Chamusca e que já passou pelo Riachense é um dos reforços do Torres Novas. Entretanto, Miranda, depois de uma paragem de 2 anos, durante a qual treinou o Assentis, poderá regressar à atividade como jogador, encontrando-se a treinar junto do restante plantel verde-e-amarelo.

Futebol: CDTN organiza torneio da cidade




É já no próximo fim de semana que se realiza o habitual torneio da cidade organizado pelo C.D.T.N., que este ano regita as participações do Assentis, FC Goleganense e Leiria e Marrazes, além do clube da casa.
Sábado, dia 6, pelas 16.00 horas, o Assentis defronta o Goleganense e às 18.00, o C.D.T.N. joga com a formação do concelho de Leiria.
No domingo, dia 7, pelas 16.00 horas, disputa-se o encontro de atribuição dos 3º e 4º lugares e a final está marcada para as 18.00 horas.