sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Promartur é o mais recente aderente ao Viver o Tejo‏





A Promartur - Agência de Viagens e Turismo Lda., integrou recentemente o projeto Viver o Tejo, estando neste momento com representação no portal desta marca, que pretende dinamizar as margens ribeirinhas do rio Tejo, impulsionando o turismo e a economia de toda a região ribatejana.


Com a adesão ao projeto Viver o Tejo, a Promartur passou a estar representada no portal desta marca, podendo, através deste portal, apresentar os seus produtos e serviços, bem como podem integrar ofertas turísticas e rotas previamente delineadas, com possibilidade de reserva online, e ainda divulgar as suas promoções, que serão adquiridas pelos interessados através do envio de um voucher.





Esta agência, situada em Marinhais, tem diversas ofertas turísticas na região, como a realização de circuitos no Ribatejo, cruzeiros no Tejo, passeios de balão, prova de vinhos e passeios a cavalo. Dispõe ainda de outros serviços, como o aluguer de autocarros e carros (com ou sem motorista), a realização de transferes, a reserva de bilhetes de autocarro, comboio e avião, bem como de hotéis e apartamentos, a realização de circuitos em Portugal e no mundo, a realização de cruzeiros, a organização de viagens em grupo ou individuais e a realização de seguros de viagens.

O projeto Viver o Tejo assenta na valorização do Tejo como agente percursor da estratégia de desenvolvimento económico do Ribatejo, e tem como fator chave o seu potencial turístico diferenciado e de excelência. Os seus objetivos passam por identificar e qualificar a oferta turística da região e promover ofertas integradas, promover o desenvolvimento sustentável e a preservação dos elementos históricos e culturais, e aumentar, consequentemente a competitividade de todo o território.

Neste momento, o Viver o Tejo conta já com 81 aderentes, todos eles com representação e apresentação de serviços no portal da marca. A adesão ao projeto é gratuita, podendo os pedidos de adesão ser realizados através dos contactosgeral@viverotejo.pt ou 249839500.

NERSANT continua a apoiar processos de implementação do Sistema de Certificação da Qualidade nas Empresas










A NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém, tem vindo apoiar as empresas do Ribatejo, através da dinamização de um projeto com apoio a fundo perdido, para a certificação das empresas. A empresa Aldeia Fiscal está a certificar o sistema de gestão da qualidade através deste apoio.









Nuno Lourenço e Leonardo Ferreira são dois sócio-gerentes da Aldeia Fiscal, Organização de Empresas, Contabilidade e Serviços, Lda., que se encontra a implementar o Sistema de Gestão da Qualidade através do RibaCertifica, projeto com apoio a fundo perdido que a NERSANT se encontra a dinamizar na região do Ribatejo. Sónia Ferreira é a Gestora da Qualidade da empresa, que se encontra a trabalhar com a NERSANT para a implementação eficaz do sistema.

"A Aldeia Fiscal é hoje uma organização mais ampla, mais ambiciosa, e em contínua consolidação de processos de inovação, de modo a poder responder às necessidades dos clientes e ao mercado onde se insere", afirmaram os responsáveis da empresa, motivo pelo qual a implementação do Sistema de Gestão da Qualidade "se tornou fundamental". "A qualidade é o fator que contribui para a distinção dos vários serviços, mesmo que sendo o serviço prestado algo intangível, não palpável, é necessário criar medidas que permitam avaliar o bom trabalho desenvolvido pela empresa; a certificação do sistema de gestão da qualidade é a formalização da qualidade do serviço, do produto da empresa”, concluiu Nuno Lourenço, um dos sócio-gerentes da empresa.

A empresa ingressou neste projeto com alguns objetivos específicos, sendo ele a melhoria do seu processo interno, a uniformização e reorganização dos processos, o aumento da produtividade na sua atividade e ainda, sustentar o crescimento a que, a empresa tem assistido. Os responsáveis pela empresa estão muito satisfeitos com este projeto da NERSANT: "a implementação da qualidade através do RibaCertifica permitiu-nos repensar procedimentos que já tínhamos, esquematizando-os , obrigando-nos a refletir. Temos agora um sistema de gestão mais dinâmico", disse Leonardo Ferreira, acrescentando que se tivesse de avaliar a NERSANT pelo seu desempenho neste projeto, lhe conferia a pontuação de 9, numa escala de 1 a 10.

Para além de apoio a fundo perdido para a implementação do sistema de gestão da qualidade, este projeto da NERSANT permite ainda facultar apoio para outros tipos de certificação. As empresas interessadas em conhecer o projeto podem contactar o Departamento de Apoio Técnico, Inovação e Competitividade da NERSANT, através dos contactosdatic@nersant.pt ou 249 839 500.

Sociedade : Adopção de cães em Torres Novas




O Jardim das Rosas, em Torres Novas, vai receber este fim de semana, dias 17 e 18 de Janeiro, mais uma campanha de adopção de animais.

A iniciativa pertence ao canil intermunicipal sediado e decorrerá entre as 11h00 e as 16h30 de sábado e domingo.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Teatro Virgínia - I Don´t Belong Here, no dia 17 de Janeiro‏






No dia 17 de Janeiro pelas 21h30, o teatro Virgínia recebe uma peça de teatro que parte das memórias e da experiência de repatriamento para o arquipélago dos Açores e cidadãos portugueses que cresceram nos Estados Unidos da América e Canadá e, portanto, com referências culturais integralmente americanas e canadianas.

O projeto, desenvolvido a partir de um desafio do Observatório dos Luso-Descendentes ao criador Dinarte Branco, reúne atores profissionais e algumas das pessoas que passaram por esta experiência da deportação.








Em conjunto, desenvolveu-se um trabalho de construção do texto e do espetáculo a partir da reconstituição biográfica de alguns deles: as memórias vagas da infância nas ilhas, a partida com a família, a adolescência, a entrada no universo da criminalidade, o julgamento e a dupla pena: a prisão, o repatriamento e, agora, a vida na ilha.

teatro • M 12 anos • 120min • espetáculo em português e inglês sem legendagem

BILHETES - 7,5€


Bilheteira: 249 839 309 bilheteira@teatrovirginia.com
» terça a sexta das 12h00 às 19h00
» sábado das 15h00 às 19h00, em dias de espetáculo encerra 30 minutos após o início do mesmo. » Em dias de espetáculo fora do horário de funcionamento acima referido, abre 1 hora antes do mesmo e encerra 30 minutos após o seu início.

Golegã - Modernização Administrativa‏






O Município da Golegã assinou um protocolo com a Agência para a Modernização Administrativa, que permitirá agilizar e desburocratizar o tratamento de mais de 80 assuntos dos mais diversos serviços públicos.

Este protocolo tem como principal interesse, possibilitar a proximidade da prestação de diversos tipos de serviço às populações, potenciando ainda o desenvolvimento do Concelho.





Os espaços Cidadão, funcionarão em instalações que o Município e/ou as Freguesias, disponibilizem para o efeito.

Os serviços prestados neste espaço aliam as vantagens dos serviços digitais ao atendimento presencial, disponibilizando, entre outros, serviços do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (renovação

da Carta de Condução), do Instituto da Segurança Social (informações sobre pensões), dos Serviços de Estrangeiros e Fronteiras, da Autoridade para as Condições do Trabalho, entre outros.

Autarquias da CIM do Médio Tejo assinam protocolo com Governo para implementação de Espaços do Cidadão‏




Tem lugar amanhã, dia 16 de janeiro, pelas 15h00, na sede da CIM do Médio Tejo em Tomar, a assinatura de um conjunto de protocolos entre as autarquias do Médio Tejo e o Governo de Portugal com a presença do Secretário de Estado para a Modernização Administrativa, Dr. Joaquim Pedro Cardoso da Costa, com vista à implementação de Espaços do Cidadão no território do Médio Tejo.




O Espaço do Cidadão é um local onde os cidadãos podem aceder aos serviços digitais disponibilizados pela Administração Central, feita preferencialmente por meios digitais, de modo a servir melhor o cidadão, proporcionando-lhe um modelo de atendimento mais rápido e mais próximo.



O Espaço do Cidadão pretende ser um espaço complementar à rede de Lojas do Cidadão, quer atuais, quer futuras, a crescer pelo território numa lógica de proximidade dos utilizadores, em especial dos que se encontram em territórios com baixa densidade populacional, reforçando a coesão territorial e social. Por outro lado, vem permitir combater a infoexclusão, pois o atendimento recomendado para este local dissemina a literacia digital.

São vários os serviços a disponibilizar numa primeira fase, tais como: ADSE; Caixa Geral de Aposentações; Segurança Social; Portal do Cidadão; Direção Geral do Consumidor; Serviço de Estrangeiros e Fronteiras; Instituto da Mobilidade Terrestre; Autoridade para as Condições de Trabalho; Inspeção-geral das Atividades Culturais; Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas; Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana e Serviços partilhados do Ministério da Saúde. De entre os vários serviços referidos, o cidadão pode obter o registo criminal, fazer um registo de propriedade intelectual, renovar uma autorização de residência, revalidar a carta de condução, efetuar pedidos diversos à segurança social, entre outros.



Estes Espaços irão ficar integrados em instalações cedidas pelas autarquias, cabendo a sua gestão em parte aos municípios e outra parte à AMA – Agência para a Modernização Administrativa.

Os Espaços do Cidadão serão objeto de cofinanciamento comunitário, cabendo à Administração Central assegurar o investimento em desenvolvimento tecnológico, em mobiliário, equipamento informático, software informático, formação de recursos humanos e call-center de apoio.



Para os autarcas do Médio Tejo trata-se de uma rede que permitirá sem sombra de dúvidas aproximar o cidadão, partilhar recursos, criar sinergias em prol do interesse público potenciando o desenvolvimento dos concelhos.

Aviso à população sobre Precipitação,vento, neve e agitação marítima das próximas 24h





PRECIPITAÇÃO, VENTO FORTE, NEVE e AGITAÇÃO MARITIMA

No seguimento do contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) realizado hoje no Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS) da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), salienta-se para as próximas 24H:






  • Precipitação – Aguaceiros localmente intensos (> 10mm/h ou 20 mm/3H) a progredir de Norte para Sul, com particular incidência no litoral a Norte do cabo Mondego;
  • Vento – Intensidade até 50 km/h no litoral, temporariamente com rajadas de 90km/h à passagem da frente;
  • Neve – Possibilidade de queda de neve a cotas de 600-800 m, a afetar as serras do Gerês, Alvão, Montemuro, Montesinho, Marão, Estrela, com acumulação inferior a 5 cm.
  • Agitação Marítima – Ondulação forte nas costa ocidental, de NW, a variar entre os 4-6m especialmente a Norte do cabo Raso, a partir da tarde.


EFEITOS EXPECTÁVEIS

Face à situação acima descrita, poderão ocorrer os seguintes efeitos:

  • Piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água ou acumulação de neve ou gelo;
  • Possibilidade de cheias rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem;
  • Possibilidade de inundação por transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis;
  • Inundações de estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem;
  • Danos em estruturas montadas ou suspensas;
  • Possíveis acidentes na orla costeira;
  • Danos em estruturas junto à orla costeira;
  • Possíveis fenómenos de galgamento costeiro;
  • Intoxicações por inalação de gases, por inadequada ventilação, em habitações onde se utilizem aquecimentos com lareiras e braseiras;
  • Incêndios resultantes da má utilização de lareiras e braseiras ou avarias em circuitos elétricos;
  • Fenómenos geomorfológicos causados por instabilização de vertentes associados à saturação dos solos, pela perda da sua consistência.


MEDIDAS PREVENTIVAS


A ANPC recorda que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, pelo que, e em particular nas zonas historicamente mais vulneráveis, se recomenda a observação e divulgação das principais medidas de autoproteção para estas situações, nomeadamente:

  • Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas;
  • Adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível acumulação de neve e formação de lençóis de água nas vias;
  • Não atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas;
  • Garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas;
  • Ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos e árvores, em virtude de vento mais forte;
  • Ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a galgamentos costeiros, evitando se possível a circulação e permanência nestes locais;
  • Não praticar atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar, evitando ainda o estacionamento de veículos na orla marítima;
  • Estar atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.

Prevê-se um desagravamento destas condições a partir da tarde de amanhã, 16JAN.


Acompanhe as previsões meteorológicas em www.ipma.pt.

Apresentação do livro " Apontamentos etnográficos" de Agustin Guerra Gonzalez







Domingo, dia 18 de janeiro, é lançado o livro “Apontamentos etnográficos” da autoria de Agustin Guerra Gonzalez.

A apresentação da obra está agendada para as 16:00 horas, no Salão Paroquial da Igreja de Covão do Coelho, concelho de Alcanena, com a presença do escritor e da Presidente da Câmara Municipal de Alcanena, Fernanda Asseiceira.

A iniciativa está integrada nas comemorações do centenário daquele concelho.

Sarau de solidariedade a favor do município dos mosteiros







No dia 1 de fevereiro, pelas 21h00, decorrerá no Pavilhão Desportivo Municipal do Entroncamento, um Sarau de Solidariedade a favor do Município de Mosteiros – Cabo Verde.


A nossa cidade está geminada com o município de Mosteiros- Ilha do Fogo, em Cabo Verde. Esta proximidade, que muito nos orgulha, aumenta a nossa preocupação no que diz respeito à situação que se viveu naquela ilha, com a erupção do vulcão.








O Município do Entroncamento sente o dever de ajudar com todas as suas forças no processo de reconstrução e no retomar da vida das populações da Ilha do Fogo.


Desta forma, decorrerá no dia 1 de fevereiro, um Sarau de Solidariedade cujo valor recolhido será enviado para Cabo Verde para ajudar na reconstrução dos territórios afetados pela erupção do Pico do Fogo.

A entrada para o Sarau de Solidariedade têm um custo de 7,50€ por pessoa e é gratuita para crianças menores de 12 anos.

A venda de bilhetes decorre nas Juntas de Freguesia, Posto de Turismo, Tesouraria da Câmara Municipal, Piscinas Municipais e na bilheteira do Pavilhão Desportivo Municipal no dia do espetáculo, 1 hora antes do seu início.

O programa conta com a presença de José Cid, Dany Silva, Teresa Tapadas, Padre José Luís Borga, Filipe Santos, Ricardo Oliveira e Pedro Dionísio,

Apelamos ao espírito de solidariedade de todos os munícipes do Entroncamento, participando neste Sarau a favor de Mosteiros.

Teatro Virgínia recebe um projecto de Miguel Fragata - The Wall








Este sábado, dia 17 de janeiro, o Teatro Virgínia apresenta “The Wall”.

“The Wall” é um projeto de Miguel Fragata com a co-produção do Teatro Virgínia, que teve início em 2014 e que tem agora uma apresentação ao público marcada para o sábado, 17 de janeiro, pelas 15h no Café Concerto. O projeto tem por finalidade a criação de um espectáculo, a estrear no próximo mês de maio, que constrói-se a partir das diferenças entre adultos e crianças.








Depois de termos lançado o desafio à comunidade local para a participação nas oficinas de construção deste espetáculo, eis que chega o momento de apresentar ao público o trabalho desenvolvido. Em novembro de 2014 realizaram-se três oficinas destinadas ao público escolar, a público adulto especializado (professores, educadores, …) e às famílias, onde nos propúnhamos em conjunto fazer uma reflexão alargada acerca das inúmeras questões que diferenciam os adultos das crianças. Esta foi a base de construção de “The Wall”, que contou desde logo com a resposta positiva da comunidade local ao desafio proposto.

Neste novo encontro o público é convidado a espreitar por detrás da parede que o separa dos artistas.

O espectáculo porá em cena simultaneamente dois espectáculos: um para uma plateia de adultos e outro para uma plateia de crianças, estando estas separadas por um muro.

A leitura encenada do texto contará com a participação de 5 actores e será ainda apresentado um pequeno documentário sobre o trabalho realizado com as crianças e os adultos que nos forneceram o material para a escrita do texto.

Ilustrações originais de João Vaz de Carvalho na BMGPL até 21 de fevereiro






O átrio da Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes vai acolher, de 19 de janeiro a 21 de fevereiro, uma exposição de ilustrações originais de João Vaz de Carvalho, intitulada «O Carnaval dos Animais».



Esta exposição é constituída pelas ilustrações originais que são parte integrante do livro infantil O Carnaval dos Animais, da editora kalandraka.








A BMGPL, através do Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares da BMGPL (SABE), tem vindo a desenvolver desde o passado mês de dezembro um projeto que inclui a leitura da obra e ateliers de artes plásticas em torno da mesma, com os alunos do 3.º ano do ensino básico do Centro Escolar de Meia Via; uma turma do 6.º ano do agrupamento de escolas Gil Paes, uma turma de Comunicação da Escola Profissional de Torres Novas e o Lar das Raparigas Dr. Carlos de Azevedo Mendes. No dia 29 de janeiro o ilustrador estará na BMGPL para uma palestra com os alunos participantes no auditório a partir das 14 horas.


É parceiro do projeto o Conservatório de Música do Choral Phydellius, cuja participação visa a realização, no dia 20 de fevereiro, no âmbito da parceria Andamentos, de um concerto dirigido aos alunos participantes, a partir da peça O Carnaval dos Animais, do compositor Camille Saint-Saëns. O concerto terá início às 14h30 no auditório do Choral Phydellius.



João Vaz de Carvalho nasceu no Fundão em 1958. Artista plástico e ilustrador de estilo inconfundível, conta com vários trabalhos de ilustração livros e capas de livros para os mais novos publicados tanto em Portugal como no estrangeiro.

Colaborou também na impressa nacional, nos jornais Diário de Notícias, o Expresso, e na revista Pais & Filhos. Realizou já dezenas de exposições em colaboração com inúmeras galerias e participou em vários projetos e feiras de arte contemporânea.


Entre os prémios recebidos destacam-se: 1º Prémio Ilustrarte 2005, Bienal Internacional de Ilustração para a Infância; 2 Diplomas dos Prémios Visual 2008, Espanha; 45rd The Golden Pen of Belgrade Award 2009, Sérvia; 1º Prémio da Crítica do Calendario Duemila 2011, Cremona, Italia; 1º Prémio de Caricatura World Press Cartoon 2011, Sintra; Award of Excellence of Communication Arts 2012, EUA; Prémio Winner da Creative Quarterly 2012, EUA. Prémio Runner-Up da Creative Quarterly 2012, EUA.

Castello Lopes: Filmes até 21 de Janeiro



Estreia: Taken 3 - Confronto Final

Horário: 13:00, 15:30, 18:20, 21:30, 00:10*
Género: Ação, Aventura
Atores: Liam Neeson,  Maggie Grace,, Famke Janssen,  Forest Whitaker


   Há muito que Bryan Mills (Liam Neeson), ex-agente dos serviços secretos norte-americanos, abandonou a carreira para se dedicar à família. Longe dos perigos da profissão, leva uma vida tranquila com Lenore (Famke Janssen), com quem está a tentar uma reaproximação, e a filha de ambos (Maggie Grace). Um dia, ao chegar a casa, encontra Lenore brutalmente assassinada. Quando a polícia chega ao local, ele torna-se imediatamente o principal suspeito. Percebendo que foi vítima de uma armadilha de alguém que pretende vingar-se, Mills decide escapar aos agentes, encontrar os culpados e fazer justiça com as suas próprias mãos. Com a polícia de Los Angeles, o FBI e a CIA em sua perseguição, ele move-se com um único objectivo em mente: encontrar e proteger a filha antes que seja demasiado tarde.





 Caminhos da Floresta

Horário: 18:50
Género: Musical
Atores:Anna Kendrick, Meryl Streep, Chris Pine, Johnny Depp, Emily Blunt, James Corden.


   Caminhos da Floresta é uma abordagem moderna dos míticos contos dos irmãos Grimm, um filme que combinando os enredos de algumas destas histórias e explora as consequências dos desejos e feitos das personagens. 
Este musical bem-humorado e emocionante acompanha os contos clássicos de Cinderela (Anna Kendrick), o Capuchinho Vermelho (Lilla Crawford) e o Lobo Mau (Johnny Depp), João e o Pé de Feijão (Daniel Huttlestone) e Rapunzel (MacKenzie Mauzy), unidos numa história original que envolve um padeiro e a sua mulher (James Corden e Emily Blunt), o seu desejo de iniciar uma família e a sua interação com a bruxa (Meryl Streep) que os amaldiçoou.







Invencível

Horário:12:50, 15:40, 18:30, 21:30, 00:10*
Género: Drama
Atores: Jack O'ConnellDomhnall GleesonJai Courtney


   Drama épico inspirado na incrível vida do atleta olímpico e herói de guerra Louis "Louie" Zamperini que, juntamente com outros dois tripulantes, sobreviveu numa jangada durante 47 dias - depois de um acidente aéreo quase fatal durante a 2ª Guerra Mundial – para ser capturado pela marinha japonesa e enviado para um campo de prisioneiros de guerra. Adaptado a partir do famoso livro de Laura Hillenbrand, Invencível revela a inacreditável e inspiradora história de vida de Zamperini, sobre o poder de resistência do espírito humano.











 Hobbit: A Batalha dos 5 exércitos

Horário:, 21:10, 23:50*
Género: Ação, Aventura
Atores: Benedict Cumberbatch, Cate Blanchett, Hugo Weaving, Ian McKellen, Luke Evans, Martin Freeman, Orlando Bloom, Christopher Lee, Sylvester McCoy, Andy Serkis


   Ao sucumbir ao mal do dragão, o Rei Debaixo da Montanha, Thorin Escudo-de-Carvalho, sacrifica amizade e honra na sua busca pela lendária Arkenstone. Incapaz de ajudar Thorin a ver a razão, Bilbo tem de fazer uma escolha desesperada e perigosa, ignorando que perigos ainda maiores ainda estão para vir. Um inimigo antigo regressou à Terra Média. Sauron, o Senhor das Trevas, enviou legiões de Orcs num ataque furtivo à Montanha Solitária. Enquanto as trevas convergem para enfrentar o conflito em escalada, as raças de anões, elfos e homens têm de decidir se vão unir-se ou ser destruídas. Bilbo vai ter de lutar pela sua vida e pelas vidas dos seus amigos, enquanto cinco grandes exércitos se dirigem para a guerra.






Big Hero 6 - Os novos heróis

Horário: 12:35, 14:40, 16:50
Género: Animação, Comédia
Atores: Ryan Potter, Scott Adsit, Jamie Chung 


   Comédia de aventura repleta de ação sobre o prodígio da robótica Hiro Hamada, que aprende a tirar partido do seu génio - graças ao seu brilhante irmão Tadashi e aos seus amigos: a viciada em adrenalina Go Go Tamago, o obcecado pela organização Wasabi No-Ginger, a génio da química Honey Lemon e o fanboy Fred. Quando uma inesperada mudança de acontecimentos os catapulta para o centro de uma trama perigosa que se desenrola nas ruas de San Fransokyo, Hiro torna-se, para o seu companheiro mais próximo, um robot chamado Baymax e transforma o grupo em heróis de alta tecnologia, determinados a resolver o mistério.






*Sessões Válidas Sextas e Sábados 









Abrantes - Concerto de Ano Novo com o Coro do Teatro Nacional de São Carlos‏





O tradicional Concerto de Ano Novo promovido pelo Município de Abrantes é este ano protagonizado pelo Coro do Teatro Nacional de São Carlos. O espetáculo realiza-se sábado, dia 17 de Janeiro, pelas 21h00, na Igreja de São Vicente, com entrada livre.

Com a direção do maestro Giovanni Andreoli, o Coro, que será acompanhado ao piano por Kodo Yamaghishi, interpretará temas de, Giuseppe Verdi, George Bizet, Alfredo Keil, Gioacchino Rossini e Giacomo Puccini, entre outros.


quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Águas do Ribatejo: Cortes de água - Limpeza de reservatórios em Torres Novas



A ÁGUAS DO RIBATEJO está a concluir o plano de limpeza, higienização e inspeção de cerca de 70 reservatórios de abastecimento de água nos sete concelhos onde assegura a captação, tratamento e distribuição de água em baixa.

No período de 19 a 26 de janeiro de 2015, iremos intervir em todos os reservatórios do Município de Torres Novas, com constrangimentos e cortes de água, nos locais onde não é possível acionar sistemas alternativos.

Estes cortes são imprescindíveis para a realização dos trabalhos que visam garantir segurança e qualidade no abastecimento às populações.

Plano de cortes no abastecimento:

  • Dia 19 de Janeiro: Corte de água nas Lapas, Ribeira Branca, Ribeira Ruiva, Quinta da Silvã, Via Panorâmica, e condicionamentos na Av. Manuel Figueiredo (Torres Novas) entre as 13h00 e as 18h00, a situação será restabelecida ás 19h00.

  •  Dia 20 de Janeiro: Corte de água Meia Via, Charneca da Meia Via, Casal Sentista, Botequim, Casais Castelos, Ladeira do Pinheiro, Casal Garcia Mogo, Costa Brava, Casal do Pote, entre as 13h00 e as 18h00, a situação será restabelecida ás 19h00.

  •  Dia 21 de Janeiro: Corte de água em Valhelhas, Carreiro da Areia, Gateiras de Stº António, Pintainhos, Chicharo, Alcorriol, Terras Pretas, Rodrigos, Carvalhal da Aroeira, Nicho dos Rodrigos, Sentieiras, Casais Sebes, Casal das Hortas entre as 08h00 e as 13h00, a situação será restabelecida ás 14h00.

  • Dia 22 de Janeiro: Corte de água em Mata, Chancelaria, Pafarrão, Lugarinho, Maçaroca, Rendufas da Mata, Rendufas do Meio e Rendufas da Capela, entre as 08h00 e as 13h00,  a situação será restabelecida ás 14h00.

  •  Dia 22 de Janeiro: Corte de água na localidade Outeiro Grande, Rendufas da Estrada, Outeiro Pequeno, Carvalhal do Pombo, Cabeço de Soudo e Vargos das 13h00 às 18h00,  a situação será restabelecida ás 19h00.

  •  Dia 23 de Janeiro: Corte de água em Zibreira, Almonda, Videla, Bairro José Dias Simão e Bairro de São José, entre as 08h00 e as 13h00,  a situação será restabelecida ás 14h00.

  •  Dia 23 de Janeiro: Corte de água nas localidades de Moreiras Grandes, Vales de Cima, Vales de Baixo, Pimenteiras, Fungalvaz, Assentiz, Rexaldia, Charruada, Casais de Igreja, Casal da Pena, Bezelga de Cima, Bezelga de Baixo, Moreiras Pequenas, Casal da Fonte, Alvorão, Cruz da Pedra entre as 13h00 e as 18h00,  a situação será restabelecida ás 19h00.

  •  Dia 26 de Janeiro: corte de água nas localidades de Vila do Paço, Soudos, Pousos e Pé de Cão entre as 08h00 e as 13h00,  a situação será restabelecida ás 14h00.

  •  Dia 26 de Janeiro: corte de água nas localidades de Lamarosa, Barroca, Árgea, Quatro Estradas entre as 13h00 e as 18h00,  a situação será restabelecida ás 19h00.


A ÁGUAS DO RIBATEJO alerta que a utilização da água imediatamente após a reposição do abastecimento pode causar danos na rede predial e nas máquinas e equipamentos domésticos e industriais.

Só deve consumir depois de retomada a normalidade no abastecimento, quando a água apresentar uma cor transparente.


A planificação está sujeita a alterações por imprevistos técnicos ou de segurança.
A mesma teve em conta critérios de segurança dada a complexidade das intervenções e dos equipamentos onde intervimos.

Considerou ainda a minimização dos inconvenientes causados aos clientes e utilizadores, nomeadamente aos clientes sensíveis.

É previsível que se consiga reduzir os tempos de interrupção no abastecimento e de constrangimentos.

Em caso de necessitar de esclarecimentos, deve contatar os nossos serviços pelo tel:

263 509 400 (das 09h00 às 18h00) ou 800 20 20 40

(entre as 18h00 e as 09h00) 

Torres Novas: Sessão pública sobre projecto de Reabilitação Urbana







É já este sábado, dia 17, que a Câmara Municipal de Torres Novas apresenta em sessão pública, o URBnovas, projecto de Reabilitação Urbana de Torres Novas.

A apresentação decorrerá pelas 16:00 horas, no auditório da Biblioteca Municipal de Torres Novas, com a presença do Presidente Pedro Ferreira.

Entroncamento: Galeria Municipal recebe exposição de João Coelho





A exposição de Fotografia de João Coelho, denominada "Vidas Passadas", está patente na Galeria Municipal do Entroncamento, de 10 a 22 de janeiro.










Esta exposição visa mostrar algum material circulante que outrora serviu o país de norte a sul e que se encontra no espólio do Museu Nacional Ferroviário, que o disponibilizou para este trabalho.












A inauguração da exposição "Vidas Passadas" decorreu no dia 10 de janeiro e contou com a presença do Presidente da Assembleia Municipal, da Vice-Presidente da Câmara Municipal, Ilda Joaquim e da Vereadora a Tempo Inteiro, Tília Nunes, para além de familiares e amigos do autor.











A Galeria Municipal está aberta ao público de terça a sexta-feira, das 13h00 às 19h00 e aos fins de semana, das 15h00 às 19h00 para uma visita.

Folclore: Ranchos de Torres Novas e Riachos festejam 57.º aniversário




O Rancho Folclórico “Os camponeses” de Riachos assinala este sábado, dia 17, 57 anos de existência. Os “Camponeses” comemoram a data com um jantar a decorrer pelas 19:30 horas no Solar de Santa Maria, que inclui animação e baile.











Por cá, o rancho torrejano, fundado a 8 de janeiro de 1957, assinalou a efeméride no passado fim-de-semana, dias 10 e 11, com várias actuações pela cidade, à semelhança do que têm feito nos últimos anos. No sábado o grupo percorreu algumas ruas da cidade e, no domingo, realizou também a habitual cerimónia de entrega de medalhas aos componentes e sócios mais antigos.

Abrantes - Workshop de pinturas sensoriais para bebés, crianças com necessidades educativas especiais e alunos de artes visuais‏





A artista plástica e docente de educação especial, Susana Rosa, vai realizar quatro workshops e uma conferência, na Galeria Municipal de Arte de Abrantes – Quartel -, nos dias 16 e 17 de Janeiro.





No dia 16 (sexta-feira) entre as 10 e as 11h00, irá dinamizar um Workshop de pinturas sensoriais dirigido a crianças com necessidades educativas especiais, acompanhadas por familiar ou educador.

No mesmo dia mas entre a 14 e as 16h00, para alunos de artes visuais, será ministrada uma ação sobre comunicação visual e sensorial.

Para sábado, dia 17, entre as 10 e as 12h00, está agendada um Conferência subordinada ao tema arte e terapia, dirigida a técnicos, profissionais e famílias de crianças com necessidades educativas especiais mas também aberto á comunidade em geral.

No mesmo dia, mas entre as 15 e as 16h00, a artista plástica vai dinamizar um Workshop de pinturas sensoriais para bebés entre os 18 meses e os 5 anos, acompanhados por familiares. O objetivo é desenvolver atividades práticas no âmbito da arte terapia e da comunicação visual e criar ferramentas e competências ao nível da perceção visual.

Para participar deverá ser feita a respetiva inscrição junto da Galeria Municipal de Arte, pelo telefone 241 331 408 ou para o e-mail galeria.arte@cm-abrantes.pt

Gastronomia: Azeite à mesa em Liteiros







Liteiros recebe no próximo sábado, dia 17 de janeiro, a 2ª edição da iniciativa gastronómica “Azeite à mesa”.







O evento inclui a partir das 19:30 horas, várias iguarias confecionadas com azeite, além de um programa musical recheado com folclore com a atuação do Grupo de guitarras e da Escolinha de Folclore do Rancho F.R. “Os Ceifeiros” de Liteiros. No final haverá bailarico com a dupla Fun 2 Rock.

Recolha de Sangue na Escola D. Maria II









A Associação da Dadores de Sangue de Torres Novas, informa que vai levar a efeito uma recolha de sangue no dia 21 de Janeiro (Quarta-feira) do ano em curso entre as 9,00 e as 13,00 horas, na Escola Secundária Dª. Maria II em Vila Nova da Barquinha.











A recolha é organizada pela Associação, com a colaboração da Direcção da Escola Secundária Dª. Maria II de Vila Nova da Barquinha, e será efectuada por uma Brigada do Centro do Sangue e da Transplantação de Lisboa do Instituto do Português do Sangue e da Transplantação IP. 

Nas recolhas de sangue poderão igualmente efectuar doações de medula óssea. 

Esta Associação agradece desde já a solidariedade e a colaboração de todas as pessoas que sendo ou não já Dadoras participem nesta recolha.




“Dá Sangue Porque Há Sempre uma Vida à Tua Espera – Dar Sangue é Ajudar, é dar Esperança, é Salvar a Vida de Alguém – Haverá Gesto Mais Nobre do Que Salvar Uma Vida?”




terça-feira, 13 de janeiro de 2015

TAGUS promove sessões sectoriais de contributos para a nova Estratégia de Desenvolvimento do Ribatejo Interior









Entre 19 e 24 de Janeiro, a TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior vai realizar sessões em que convida os agentes que actuam em Abrantes, Constância e Sardoal a reflectir e a dar contributos nos sectores relacionados com o turismo, produtos locais, agricultura, educação, microempresas, associativismo e acção social.


Os resultados destas reuniões de trabalho serão espelhados na Estratégia de Desenvolvimento Local que a TAGUS irá apresentar para o novo período de programação comunitária, Portugal 2020.


Todas as sessões serão dinamizadas às 18h, com excepção da reunião de sábado (dia 24) que terá lugar às 10h. E serão divididas pelos três concelhos de actuação da TAGUS.


A primeira reunião, a 19 de Janeiro (segunda-feira), às 18h, terá por temática o Turismo e está programada para acontecer no Salão Nobre da Câmara Municipal de Constância. Desafia-se à participação de agências de viagens, operadores turísticos, hotelaria, restauração, bem como empresas de animação turística e equipamentos culturais e artísticos.


Já a sessão a realizar no dia 20 de Janeiro (terça-feira), no Centro Cultural Gil Vicente, em Sardoal, tem por intervenientes produtores locais e artesãos, pois a conversa será centrada no artesanato e produtos locais do Ribatejo Interior.


Dia 21 de Janeiro (quarta-feira), a discussão, que terá lugar novamente no Salão Nobre do Município de Constância, será centrada nos temas da Educação, contando para tal com os contributos dos agrupamentos de escola, associações de pais, professores, formadores e outros colaboradores da comunidade educativa de Abrantes, Constância e Sardoal.


A agricultura será o enfoque da reunião de dia 22 de Janeiro (quinta-feira), no Centro Cultural Gil Vicente, em Sardoal, para os agentes que operem no sector agrícola.


Colectividades e entidades que actuem na acção social são esperados para a sessão dinamizada no dia 23 de Janeiro (sexta-feira), no edifício Pirâmide, em Abrantes.


A última reunião está perspectivada para dia 24 de Janeiro (sábado), às 10h, no Tecnopolo do Vale do Tejo dirigida a empresas que disponham até nove trabalhadores.


O período de programação comunitário para o Portugal 2020 começou com a abertura das primeiras candidaturas e a aprovação dos Programas Operacionais Temáticos e Regionais, ainda, no final do ano passado. A abordagem LEADER, que tem sido o pilar da actividade da TAGUS, neste quadro de apoio, assume a nova designação de DLBC - Desenvolvimento Local de Base Comunitária.


A DLBC permite uma abordagem integrada dos territórios rurais e urbanos, enriquecida com apoios nos fundos do FEADER - Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural, do FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e do FSE - Fundo Social Europeu.


Assim, para o DLBC dos concelhos de Abrantes, Constância e Sardoal, a TAGUS preconiza uma abordagem integrada para promover o desenvolvimento económico, valorizar a qualidade de vida e a identidade territorial, estimular a inovação e a criatividade com o objectivo de fixar população no território. Para tal, este Grupo de Acção do Ribatejo Interior procura actuar em cooperação com um conjunto de parceiros territoriais nas áreas da Agricultura, do Turismo, dos Produtos Locais, da Acção Social, da Educação e das Microempresas, por se tratarem de temas que considera poderem dar o contributo na concretização de resultados para esse objectivo.


Para se inscrever nas sessões de reflexão deve contactar a TAGUS através do preenchimento do formulário na Internet em www.tagus-ri.pt, ou pelo telefone 241 330 330, ou ainda dirigindo-se à sede desta Associação de Desenvolvimento Rural, sita no Tecnopolo do Vale do Tejo, indicando os seus contactos e em qual das reunião tenciona participar.

CRIT cantou as Janeiroas em 2014 para desejar um Bom Ano







Como já vem sendo habitual o CAO - Centro de Atividades Ocupacionais do CRIT cantou as Janeiras também este ano, no passado dia 6. Os felicitados foram a Torres Novas FM (onde foi transmitido em direto) e a Escola Básica Visconde de S. Gião. 








Dando continuidade à atividade o mesmo grupo deslocou-se também na cidade de Torres Novas, no dia 8 de Janeiro de 2015 à Casa de S. Jorge, ao Mosteiro de S. Bento e à Casa de Repouso Visconde S. Gião, com as suas cantigas, alegria e boa disposição para desejar a todos um excelente 2015.

Para terminar da melhor forma quis o Grupo do Centro de Atividades Ocupacionais cantar para a Direção, Colaboradores e Clientes da Instituição.

Obrigado a todos por nos receberem de braços abertos.



Votos de um Bom Ano.

Município do Entroncamento integra a ADIRN






O Município do Entroncamento passou a integrar a ADIRN – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte.



A ADIRN é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos que tem por objeto a promoção, apoio e realização de um aproveitamento mais racional das potencialidades endógenas dos concelhos que integram a sua área de atuação, por sua iniciativa ou em colaboração com organismos ou serviços oficiais ou privados, nacionais, estrangeiros ou internacionais, tendo em vista o desenvolvimento rural e a melhoria de vida das populações.




Para a realização do objeto a associação promove a divulgação dos produtos e das potencialidades regionais e a recuperação de técnicas e práticas tradicionais; promove a animação e a implementação de programas de desenvolvimento de iniciativa de base regional; desenvolve todas as atividades que se mostrem necessárias ou convenientes à eficaz defesa dos interesses dos concelhos que integram a sua área de atuação, entre outras atividades.

A atividade da ADIRN tem-se direcionado essencialmente para a gestão do programa LEADER, privilegiando a área do Turismo Rural e Valorização dos Produtos Locais.

O município do Entroncamento integra agora esta associação em parceria com os municípios de Vila Nova da Barquinha, Torres Novas, Tomar, Ourém, Ferreira do Zêzere e Alcanena.

" Conversas com Café..." abordou o emprego e empreendedorismo






“Emprego e Empreendedorismo” foi o tema abordado na quarta edição do Ciclo de Tertúlias Temáticas “Conversas com Café…”.














O evento que decorreu na sexta-feira, dia 9 de janeiro nas instalações da Biblioteca Municipal, teve como convidados o Delegado Regional de Lisboa e Vale do Tejo do IEFP, Dr. Victor Gil e a Diretora de Recursos Humanos da Mitsubishi Fuso – Grupo Daimler, e Professora do ensino superior, Dra. Fernanda Aparício e como dinamizadora desta edição esteve a Vereadora da Câmara Municipal, Tília Nunes.












Estiveram também presentes, o Presidente da Câmara Municipal, Jorge Faria que deu as boas-vindas a todos os presentes, a Vice-Presidente, Ilda Joaquim, o Vereador Carlos Amaro e o Chefe de Gabinete, Mário Balsa.










A atualidade do tema abordado suscitou o interesse dos cerca de cinquenta participantes que tiveram a oportunidade de conhecer detalhadamente, as medidas de apoio ao Empreendedorismo e à criação do próprio emprego, tendo ainda sido abordadas as questões relativas à importância da autoestima e motivação, na procura ativa de emprego.






A próxima sessão está agendada para o próximo dia 6 de fevereiro, cujo tema será divulgado oportunamente.

Sampaio da Nóvoa abre ciclo de formação da Federação Distrital de Santarém da JS








António Sampaio da Nóvoa, antigo Reitor da Universidade de Lisboa, é o orador convidado da primeira sessão da “Academia de Formação Política e Cívica”, uma iniciativa dinamizada pela Federação Distrital de Santarém da Juventude Socialista, a ter lugar no próximo sábado, dia 17 de janeiro, pelas 15h30m, no Edifício Pirâmide em Abrantes.














“Uma das principais missões das juventudes partidárias é promover o sentido crítico e cívico dos seus militantes, bem como de toda a sociedade. Neste sentido, a Federação Distrital de Santarém irá promover um conjunto de atividades, um pouco por todo o distrito, no intuito de capacitar e formar todos os interessados. Começar este ciclo com o Professor António Sampaio da Nóvoa é uma grande honra”, afirma Tiago Preguiça, Presidente da JS Santarém.









Aberto a toda a população, bem como à comunicação social, esta iniciativa conta com o apoio da JS e do PS de Abrantes.

Teatro Virgínia - Programação para escolas do ensino secundário






O Serviço Educativo/Lab Criativo do Teatro Virgínia destinou ao público do Ensino Secundário na presente temporada, janeiro-março 2015, as seguintes propostas de espetáculos:












- A peça “MIMA-FATÁXA” de João Sousa Cardoso, a partir da obra de Almada Negreiros, com         apresentação marcada para o dia 30 de janeiro, sexta-feira, pelas 15h.

O espetáculo parte de três textos de Almada Negreiros – Os Ingleses fumam Cachimbo (1919), MIMA-FATÁXA (1916) e A Cena do Ódio (1915) – interpretados pela cantora Ana Deus e pelo ator Ricardo Bueno, acompanhados por vinte e cinco participantes locais.

(O bilhete tem um custo de 2€/aluno)
        



- O filme “Os Maias” de João Botelho, baseado na obra homónima de Eça de Queiroz, a ser projetado no dia 5 de fevereiro, quinta-feira, pelas 14h30.

(O bilhete tem um custo de 3€/aluno)



Os espetáculos propostos são, nos horários apresentados, destinados exclusivamente ao público escolar do ensino secundário.


Os alunos são assim desafiados a assistir a diferentes trabalhos, em áreas também elas distintas (teatro e cinema), que partem na sua concepção de autores portugueses com obras literárias de vulto e que fazem parte do seu plano curricular. 

O Teatro Virgínia, através do seu Serviço Educativo/Lab Criativo, fortalece desta forma e uma vez mais a relação que vem sendo estabelecida com a comunidade escolar local, proporcionando aos professores que acompanharão as suas turmas uma importante ferramenta de trabalho para os conteúdos a leccionar. A formação de novos públicos faz-se também desta oferta complementar à formação académica.