sexta-feira, 11 de março de 2016

Feira de São Gregório, de 11 a 27 de Março, Torres Novas



O município de Torres Novas promove, entre os dias 11 e 27 deste mês, a Feira de S. Gregório (também conhecida como Feira de Março), junto ao Almonda Parque, no centro da cidade.

A feira conta com áreas dedicadas aos equipamentos de diversão, aos bens alimentares (como farturas, pipocas, algodão doce ou pão com chouriço) e ao artesanato local e étnico.

Funciona de segunda a quinta, das 12h às 20h, às sextas e sábados, das 12h às 24h e aos domingos, das 10h às 22h.A mostrar Feira_marco_2016.jpg



1.ª Exposição de Viaturas Clássicas de Torres Novas



Inserida na edição deste ano da Feira Anual de S. Gregório, está a 1.ª exposição de viaturas clássicas de Torres Novas, a decorrer no piso -1 do Almonda Parque, nos dias 25, 26 e 27 de março. A Expo Torres Rodas conta com o apoio do município e é promovida pelo grupo torrejano Trancobicoses, nascido em 2012, e que dinamiza, atualmente, no 1º domingo de cada mês, no parque de estacionamento das piscinas municipais de Torres Novas, um encontro para automóveis clássicos e desportivos com mais de 20 anos.

As entradas são gratuitas e os visitantes poderão apreciar as mais de 100 viaturas expostas, entre automóveis e motas de modelos clássicos, que marcaram a memória ao longo de várias décadas e cuja importância histórica é transversal a várias gerações.

Os 4.200 m2 que constituem o piso -1 do parque de estacionamento subterrâneo do Almonda Parque serão ocupados por várias temáticas, distribuídas por zonas: Espaço Informação, Zona Mista, Relíquias de Outros Tempos, Geração MINI’s, Espaço Duas Rodas, Miniaturas, Espaço Restauro de Mecânica e Motores, Espaço Celeiro, Espaço Competição, Geração 60/70, Espaço Restauro de Interiores, Clube Automóveis Antigos de Santa Catarina da Serra, Geração 80/90, Espaço Aventura, Espaço Todo-o-Terreno e Espaço de Estacionamento destinado aos visitantes que se desloquem num veículo clássico.

O horário da exposição será das 18h30 às 20h, na sexta-feira, dia 25 de março, das 10h às 20h, no sábado, 26, e das 10h às 18h, no domingo, 27.




Sobre a Feira de S. Gregório

A feira de Março, ou de São Gregório, deverá ter sido instituída ainda no século XVI logo após a fundação de um convento no rossio do Carrascal, em Torres Novas, em 1558, dedicado a São Gregório Magno, um antigo monge romano que chegou a papa da igreja católica no final do séc. VI e que foi aclamado santo logo que morreu.

A “feira de Março” começou a realizar-se, pois, no dia 12 desse mês, algures na segunda metade do séc. XVI, e primeiramente apenas nessa data, por ter sido o último dia do pontificado de Gregório Magno como papa. Mais tarde, a duração da feira seria alargada para três dias.

Era inicialmente uma feira franca, não havendo lugar ao pagamento de terrados ou outro tipo de impostos, mas logo no início do séc. XVII a igreja e o convento conseguiram, por decreto real, que a câmara municipal ficasse obrigada a pagar-lhes anualmente 4000 réis pelo terrado. Mas, passados poucos anos, a câmara deixou de pagar essa quantia, alegando que a feira era franca e que não se cobrava qualquer imposto aos feirantes. Em 1840, por decisão camarária, a feira de Março deixaria definitivamente de ser uma feira franca, ao mesmo tempo que veria crescer a sua duração.

Durante séculos a feira realizou-se sempre no rossio do Carrascal, também designado rossio do Carmo, para em meados do século XX ter passado a sediar-se no Rossio de São Sebastião, na parte alta da cidade. Nos últimos anos tem sido implantada em variados locais da cidade, nomeadamente nos terrenos anexos ao Almonda Parque, em pleno centro da cidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário