quarta-feira, 13 de julho de 2016

Newsletter CIMT || maio e junho 2016


sombra-3


CIRCUITO DO TRANSPORTE A PEDIDO DE LIGAÇÃO AO AGROAL

Praia Fluvial Agroal site
No âmbito do projeto Transporte a Pedido no Médio Tejo, pioneiro a nível nacional na experimentação de novas soluções de transporte público adaptadas às zonas de baixa densidade populacional, e que se encontra atualmente em funcionamento nos concelhos de Abrantes, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar e Vila Nova da Barquinha foram realizadas as acções necessárias para implementação de uma nova fase do projeto do transporte a pedido no concelho de Ourém.
Neste contexto, encontra-se a ser operacionalizada o alargamento do serviço de Transporte a Pedido no concelho de Ourém através da criação de um circuito de ligação à estância balnear de Agroal durante os meses de julho a setembro, estando programada a entrada em funcionamento do circuito a partir de dia 1 de julho de 2016.

MINISTRO DA SAÚDE NA CIM MÉDIO TEJO

Ministro Saude CIMT2
Adalberto Campos Fernandes, Ministro da Saúde, esteve presente no dia 03 de junho na CIM do Médio Tejo onde reuniu com os autarcas para abordar diversas questões relacionadas com a saúde na região.

ASSINATURA PROTOCOLO PROMOÇÃO DO SUCESSO ESCOLAR

Protocolo sucesso escolar
A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo assinou no dia 03 de junho, em Abrantes, um protocolo de Promoção do Sucesso Escolar no Médio Tejo - Correção de Problemas de Acuidade Visual e Auditiva.

TRANSPORTE A PEDIDO APRESENTADO EM BARCELONA

TP apres espanha2
A Presidente da CIM do Médio Tejo apresentou o Projeto Transporte a Pedido na 12.ª Edição das Jornadas Catalãs de Mobilidade, em Mollet del Vallès, Barcelona.
A convite da Associacó de Municipis per la Mobilitat i el Trasnsport Urbà, Maria do Céu Albuquerque apresentou no dia 08 de junho o Projeto Transporte a Pedido no Médio Tejo.

FERREIRA DO ZÊZERE E SERTÃ JUNTOS NO CONVENTO DE CRISTO

FZ Serta CC junho16 2
Os municípios de Ferreira do Zêzere e da Sertã realizaram, no dia 5 de junho, uma mostra das suas tradições e cultura. O Convento de Cristo acolheu, no Claustro da Micha, estes dois membros da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, no âmbito de uma parceria que visa divulgar as potencialidades culturais dos seus municípios.
A realização do 4.º "Saberes, Sabores e Artes do Médio Tejo" deu continuidade aos vários eventos promovidos pelo Médio Tejo, que se realizarão no 1.º domingo de cada mês no Convento de Cristo – Tomar.

OLIMPÍADAS DO MÉDIO TEJO – JOGOS TRADICIONAIS - PROJETO PIONEIRO NA REGIÃO

AC JT Grupo
A CIM Médio Tejo encontra-se a promover o projeto “Olimpíadas do Médio Tejo”, um projeto intermunicipal pioneiro na região, que culminará com a realização de uma prova intermunicipal de Jogos Tradicionais, com data marcada para 5 de outubro de 2016, em Tomar.
Neste âmbito, no passado dia 25 de junho, teve lugar na Cidade Desportiva de Abrantes uma Ação de Capacitação em Jogos Tradicionais dirigida aos técnicos dos municípios e das associações.

CURSOS PROFISSIONAIS SÃO OPORTUNIDADE PARA JOVENS DO MÉDIO TEJO

Panfleto Divulgao Frente 01.06.2016
A CIM do Médio Tejo elaborou um desdobrável de divulgação sobre a rede de oferta formativa dos cursos profissionais homologados na região para o ano letivo 2016/2017. Os cursos disponibilizados pelos estabelecimentos de ensino dos treze municípios associados dão aos jovens a oportunidade de adquirir um vasto leque de competências, as quais vão ser vantajosas para a sua futura carreira profissional.
Os cursos profissionais são um dos percursos possíveis no nível secundário de educação e encontram-se abertos a toda a comunidade educativa. Como têm uma forte ligação ao sector empresarial local da região do Médio Tejo, são uma boa porta de entrada para o mercado de trabalho.

CIM MÉDIO TEJO VAI SER AUTORIDADE DE TRANSPORTES

Logo01
No quadro da implementação do Regime Jurídico do Serviço Público de Transporte de Passageiros, que procede à descentralização de competências relativas à gestão do sistema de transportes públicos em diversos níveis da administração pública, foi aprovada, na reunião do Conselho Intermunicipal da CIMT, realizada no passado dia 3 de junho, uma estratégia de intervenção para a organização de competências municipais e intermunicipais e respetivos processos de articulação nesta matéria.
Neste contexto, e tendo em conta que na generalidade dos concelhos do Médio Tejo coexistem serviços de âmbito municipal, intermunicipal e inter-regional, o planeamento das redes implica a articulação entre diferentes autoridades de transportes, sendo recomendável que as competências sejam assumidas sobretudo pela CIM, de modo a privilegiar uma gestão de rede, evitar a multiplicação de intervenientes/interlocutores públicos com os operadores e evitar o planeamento e contratualização de redes redundantes ou desarticuladas.

VILA DE REI CRIA PLATAFORMA DE SERVIÇOS ONLINE


servicos online viladerei
O Município de Vila de Rei cria uma nova plataforma de serviços online no âmbito de uma candidatura conjunta com a CIM Médio Tejo. Esta plataforma irá facilitar e acelerar a interatividade entre os cidadãos e os serviços da Câmara Municipal.
Vila de Rei foi o primeiro Município da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT) a criar uma nova plataforma de serviços online, disponível através do seu website www.cm-viladerei.pt, no âmbito de uma candidatura conjunta com a CIMT, que irá facilitar e acelerar a interatividade entre os cidadãos e os serviços da Câmara Municipal.

CIM DO MÉDIO TEJO PROMOVE JOGOS TRADICIONAIS NA REGIÃO

 cartaz olimpiadas jt mt
A CIM do Médio Tejo encontra-se a promover o projeto intermunicipal “Olimpíadas do Médio Tejo”, que culminará com a realização de uma prova intermunicipal de Jogos Tradicionais, com data marcada para 5 de outubro de 2016, em Tomar.
Este projeto de valorização territorial conta com a participação dos treze municípios associados da CIMT: Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Sertã, Tomar, Torres Novas, Vila de Rei e Vila Nova da Barquinha, e tem como parceiros fundamentais as seguintes entidades: Federação Portuguesa dos Jogos Tradicionais; Instituto Português do Desporto e Juventude; Comité Olímpico de Portugal; Plano Nacional de Ética no Desporto; Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto; e a Federação das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto do Distrito de Santarém.

1.ª REUNIÃO COM CLDS 3D DO MÉDIO TEJO

1 reuniao clds
Decorreu no dia 30 de maio, na sede da CIM do Médio Tejo em Tomar, a primeira reunião com os 9 Contratos Locais de Desenvolvimento Social 3G do Médio Tejo (CLDS de 3ª Geração) que compõe a região do Médio Tejo, sendo eles relativos aos seguintes concelhos: Abrantes, Alcanena, Entroncamento, Mação, Ourém, Sardoal, Sertã, Torres Novas e Vila de Rei.

FEIRA EMPRE 2016 - EMPRESÁRIOS NA ESCOLA – TORRES NOVAS

 Feira Empre 25.05.16
Decorreu no passado dia 25 de Maio, em Torres Novas (Praça dos Claras), a Feira EMPRE - Empresários na Escola que contou com a participação de cerca de 361 alunos/ professores das escolas do Médio Tejo, cujo objetivo foi apresentar os produtos e/ou serviços criados pelas empresas EMPRE, durante o ano letivo 2015/2016, formadas por alunos do 2.º e 3.º Ciclo.
A edição de 2016 da FEIRA EMPRE - Empresários na Escola, foi uma iniciativa da Tagusvalley - Associação para a Promoção e Desenvolvimento do Tecnopólo do Vale do Tejo com o apoio da CIMT - Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo.

ENTRONCAMENTO PROMOVE-SE NO CONVENTO DE CRISTO

Entroncamento convento cristo maio16
O Município do Entroncamento organizou no dia 08 de maio, no Convento de Cristo, em Tomar, uma mostra da sua oferta turística, cultural, comercial e empresarial, no âmbito de uma parceria com a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, que visa divulgar as potencialidades culturais dos seus municípios associados.
A realização do 3.º "Saberes, Sabores e Artes do Médio Tejo" deu continuidade aos vários eventos promovidos pelo Médio Tejo, que se realizarão no 1.º domingo de cada mês no Convento de Cristo – Tomar.

PRESIDENTE DA CIMT NO LNEC

Forum Boas Praticas
Maria do Céu Albuquerque, Presidente da CIM do Médio Tejo, esteve presente no IV Fórum de Partilha de Experiências e Divulgação de Boas Práticas, que se realizou em Lisboa, no Auditório Principal do LNEC. Este fórum teve como tema enquadrador “Produtividade das Infraestruturas – Conhecer para Gerir Melhor.
A apresentação da Presidente desta CIM teve como tema: “POSEUR: solução para o cadastro das infraestruturas dos Sistemas em Baixa?”

PORTUGAL 2020 - CANDIDATURAS ABERTAS ATÉ 15 JULHO

Portugal 2020Detalhe
PORTUGAL 2020 – Candidaturas abertas até 15 de julho de 2016 (18h00)
Aviso n.º Centro 46-2016-02 - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização
Prioridade de Investimento: PI 1.2.
Âmbito: Transferência do Conhecimento Científico e Tecnológico
Aviso 2020 conhecimento cientifico

PORTUGAL 2020 – CANDIDATURAS ABERTAS ATÉ 29 JULHO

Portugal 2020Detalhe
PORTUGAL 2020 – Candidaturas abertas até 29 de julho de 2016 (19h00)
Aviso n.º 02/SAMA2020/2016 - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização
Prioridades de Investimento: PI 2.3 e 11.1
Âmbito: Sistemas de apoio à Modernização e Capacitação da Administração Pública; Capacitação da Administração Pública
Aviso 2020 capacitacao AP


PORTUGAL 2020 – CANDIDATURAS ABERTAS ATÉ 31 AGOSTO

Portugal 2020Detalhe
PORTUGAL 2020 – Candidaturas abertas até 31 de agosto de 2016 (18h00)
Aviso n.º Centro - 14 - 2016 - 03 - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência de Recursos
Prioridades de Investimento: PI 6.3 (6c)
Âmbito: Investimento na Conservação, Proteção, Promoção e Desenvolvimento do Património Cultural
Aviso 2020 Patr Cultural


PORTUGAL 2020 – CANDIDATURAS ABERTAS ATÉ 30 SETEMBRO

Portugal 2020Detalhe
PORTUGAL 2020 – Candidaturas abertas até 30 de setembro de 2016 (19h00)
Aviso n.º 10/SI/2016 - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização
Prioridade de Investimento: PI 1.2.
Âmbito: Sistemas de incentivo à investigação e desenvolvimento tecnológico
Aviso 2020 investigacao



PORTUGAL 2020 – CANDIDATURAS ABERTAS ATÉ 31 DEZEMBRO

Portugal 2020Detalhe
PORTUGAL 2020 – Candidaturas abertas até 31 de dezembro 2016 (18h00)
Aviso n.º Centro - 50 - 2016 - 02 - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização
Prioridade de Investimento: PI 2.3
Âmbito: Sistemas de apoio à Modernização e Capacitação da Administração Pública
Aviso 2020 modern AP


PORTUGAL 2020 – CANDIDATURAS ABERTAS ATÉ 31/05/17

Portugal 2020Detalhe
PORTUGAL 2020 – Candidaturas abertas até 31 de maio de 2017 (18h00)
Aviso n.º 16 - 2016 - 03 - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência de Recursos
Prioridades de Investimento: PI 6.5
Âmbito: Adoção de Medidas Destinadas a Melhorar o Ambiente Urbano
Aviso 2020 Ambiente Urbano

PORTUGAL 2020 – CANDIDATURAS ABERTAS ATÉ 31 MAIO 2017

Portugal 2020Detalhe
PORTUGAL 2020 – Candidaturas abertas até 31 de maio de 2017 (18h00)
Aviso n.º Centro - 16 - 2016 - 02 - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência de Recursos
Prioridades de Investimento: PI 4.5; 6.5; 9.8
Âmbito: Mobilidade Urbana; Regeneração urbana; Comunidades desfavorecidas em zonas urbanas e rurais;
Aviso 2020 Mob Regen Urbana

Sem comentários:

Enviar um comentário