sexta-feira, 18 de março de 2016

Agenda fim de semana 19 e 20 de março

Torres Novas


 18 de março – Noite de Fados solidária APA Torres Novas, Associação Portuguesa dos  Animais – Torres Novas, no Parque de Campismo do Alvorão, início às 21h00.

19 de março – Dia do Pai, comomerado na Rua Alexandre Herculano e na Rua Miguel Bombarda, das 09h30 às 13h00.

19 de março – Campanha de Adoção no Jardim das Rosas do Canil Intermunicipal de Torres Novas que engloba também os municípios de Alcanena, Entroncamento e Vila Nova da Barquinha, vai promover mais uma campanha de adoção de animais de companhia. A campanha decorrerá entre as 11h e as 16h30.

19 de março - Dia do Pai no Museu Municipal Carlos Reis, programa especial para famílias Ensemble de Guitarras Phydellius, com direção musical do prof. Marcelo Fortuna, entre as 11h30 e as 13h00.

19 de marçoComemoração do Dia mundial do Teatro-  Hamlet Talvez, no Teatro Virgínia, com sessão às 21h30.

20 de março – Caminhada pela Floresta, a assinalar o Dia Mundial da Árvore (21 de março). Organizada pela Secção de Proteção da Natureza e Ambiente (SEPNA) da GNR. A concentração está prevista para as 09h30 nos Moínhos da Pena.

20 de março – Dia da Poesia em Riachos, na Garagem das Artes. Iniciativa realizada pela UCATN e NAR.


Alcanena


19 de março - Lançamento do Livro “Não Abdico de Me Amar”, de Maria Zabeleta, na Biblioteca Municipal de Alcanena às 16h00

19 de março -  Município de Alcanena Associa-se à Hora do Planeta 2016 (WWF) A Hora do Planeta é uma iniciativa global ambiental, em parceria com a WWF. Indivíduos, empresas, governos e comunidades são convidados a desligarem as suas luzes durante uma hora, no sábado, dia 19 de março de 2016, das 20h30 às 21h30, para mostrarem o seu apoio à ação ambientalmente sustentável.

19 de março -  Concerto Final do 2º Período, pelos alunos do Conservatório de Música de Minde, no Cine-teatro Rogério Venâncio às 15h30.

Entroncamento


19 de março - Oficina Infantil Dia do Pai, no Posto de Turismo, início às 10h30.

19 de março - "Toadas da Primavera", Exposição de Pintura de São Matias, em exposição até 31 de março de 2016. (De terça-feira a domingo das 15h00 às 19h00).

20 de março - Caminhada da Primavera pelos Trilhos do Bonito, Parque Desportivo do Bonito concentração nas Piscinas Municipais às 10h00.



Atualização - Inauguração do Centro de Inovação Empresarial de Santarém

É já amanhã, dia 19 de março, pelas 10h00, que o Secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, inaugura o CIES – Startup Santarém, centro de inovação empresarial que resulta de uma parceria entre a NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém e a Câmara Municipal de Santarém.






O espaço é resultado da aprovação de uma candidatura submetida pela Câmara Municipal de Santarém ao Inalentejo, que consistiu na empreitada de reabilitação de um dos principais edifícios da antiga Escola Prática de Cavalaria, que transformou o mesmo num espaço dedicado à capacitação e instalação de novas empresas em fase de implementação no mercado (startups).

Atendendo à importância do projeto para a economia do Ribatejo, a NERSANT é parceira deste projeto desde o início, tendo assinado em setembro de 2013 com o Município de Santarém um protocolo de colaboração que lhe confere a gestão do espaço, bem como a cobertura financeira da componente de auto-financiamento desta candidatura bem como das despesas consideradas não elegíveis por este programa. A NERSANT é assim a responsável pela coordenação, administração e manutenção da Startup Santarém, tendo aqui centralizado os seus serviços de apoio ao empreendedorismo, bem como o seu pólo de Santarém, que funcionava anteriormente na zona industrial.

O CIES - Startup Santarém será um espaço de referência a nível distrital, complementando uma lacuna que existia no ecossistema empreendedor da região e tem disponíveis um conjunto de valências entre as quais espaços de co-working para recém-empresários e potenciais empreendedores, espaços de formação e capacitação, espaços de instalação e incubação de novas empresas e espaços de instalação de empresas de natureza inovadora que possam contribuir para o fortalecimento do ecossistema empreendedor da região.


Bolsas de estacionamento pago no centro da cidade

O estacionamento tarifado à superfície, que irá abranger a Praça 5 de Outubro, o Largo dos Combatentes e o Largo D. Diogo Fernandes de Almeida, resulta de uma estratégia de valorização e revitalização do centro histórico, aconselhada tecnicamente e aplicada na maioria das cidades de média e grande dimensão, para permitir uma maior rotatividade na ocupação dos lugares de estacionamento disponíveis. 


Fonte: http://www.skyscrapercity.com/
Resulta ainda de um apelo/recomendação dos comerciantes e instituições localizadas em centros históricos, com o intuito de evitar abusos involuntários de ocupação permanente.

As três bolsas de estacionamento, deliberadas na reunião de Câmara de 15 de março, carecem ainda de elaboração de um regulamento e respetivo tarifário que se pretende seja bonificado e acessível a todos os cidadãos.

Todas as zonas em causa estão a poucos metros da principal resposta para estacionamento no centro da cidade, o Almonda Parque, que continua transitoriamente gratuito.

Cerimónia de encerramento do 11º Curso de Formação de Agentes da Polícia de Segurança Pública

Decorre hoje, 18 de março, na Escola Prática de Polícia (EPP) em Torres Novas a cerimónia de encerramento do 11º Curso de Formação de Agentes da Polícia de Segurança Pública (PSP).


A cerimónia inicia-se às 11 horas e simbolizará o compromisso de honra dos alunos que terminaram com sucesso a sua formação policial. Dos mais de 10 mil candidatos ficaram aprovados 1.930 (134 do sexo feminino) e concluíram o curso 299 alunos (37 do sexo feminino) que irão reforçar o dispositivo policial e contribuir para a segurança dos portugueses. O curso iniciou a 11 de maio de 2015 e teve uma carga horária de 1.180 horas, 480 das quais práticas.

Entre janeiro e fevereiro os alunos realizaram um mês de estágio nos diversos Comandos da PSP espalhados pelo país, ficando num período experimental durante um ano e ingressando na categoria de Agentes da PSP.

A cerimónia será presidida por S.ª Ex.ª a Ministra da Administração Interna, Professora Doutora Constança Urbano de Sousa.

quinta-feira, 17 de março de 2016

Município do Entroncamento adere à “HORA DO PLANETA”

No próximo dia 19 de março, sábado, assinala-se a “Hora do Planeta”, o Município do Entroncamento associa-se a esta iniciativa mundial que pretende alertar e consciencializar todos, para as alterações climáticas no nosso planeta.



Criada desde 2007, pela World Wide Foundation (WWF), a principal característica desta iniciativa consiste no ato simbólico de desligar a iluminação elétrica durante 60 minutos em espaços públicos. Assim, o Município do Entroncamento vai desligar a luz elétrica, das 20h30m às 21h30m, nos seguintes locais:

  • Edifício dos Paços do Concelho
  • Largo José Duarte Coelho
  • Praça Salgueiro Maia
  • Praça da República
  • Jardim junto ao Centro de Convívio
  • Edifícios das Juntas de Freguesia de São João Baptista e de Nossa Senhora de Fátima



A autarquia convida os seus Munícipes a aderirem a esta causa que irá, certamente, unir centenas de milhões de pessoas em todo o mundo, numa ação simbólica em defesa do ambiente.

Iniciativa NERSANT e Câmara do Comércio e Indústria Portuguesa

Internacionalização dos negócios explicada "passo-a-passo"


Com o principal objetivo de dar a conhecer às empresas o ambiente de negócios, as condições de acesso, as oportunidades existentes e a forma de funcionamento dos mercados internacionais, a NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém e a Câmara de Comércio Indústria Portuguesa vão promover no dia 29 de março um seminário que explica a internacionalização dos negócios "passo-a-passo".


O seminário irá realizar-se na Lezíria do Tejo e no Médio Tejo, para que a presença das empresas do Ribatejo seja facilitada. Na Lezíria, o seminário decorre na Startup Santarém, nesta cidade, a partir das 09h30, e no Médio Tejo, em Torres Novas, a partir das 14h30, podendo as empresas inscrever-se gratuitamente na sessão que melhor lhes convier.

Nas sessões de abertura acolhem as empresas presentes a Presidente da Direção da NERSANT, Maria Salomé Rafael e o Secretário-Geral da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa, Pedro Madeira Rodrigues.

O que deve e o que não deve ser feito em matéria de internacionalização é o primeiro ponto da ordem de trabalhos destas sessões, e que vai ser dado a conhecer por Pedro Magalhães, Diretor de Relações Internacionais da Câmara de Comércio e Indústria. Mitigadores de risco e arbitragem e Documentos de Apoio à Exportação: Carnet ATA, serão outros temas a abordar no seminário, este último tema por Bruno Mourão Martins, ATA Manager da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa.

Nas sessões será ainda apresentado por Pedro Félix, Vice-Presidente da Comissão Executiva da NERSANT, o plano de ações internacionais da NERSANT, seguindo-se um espaço de networking, prevendo-se que as empresas presentes possam partilhar as suas experiências nos diversos mercados internacionais.

A participação das empresas nestas sessões é gratuita, mas de inscrição obrigatória. Os interessados devem efetuar a mesma no portal da associação, em www.nersant.pt. Para mais informações, o Departamento de Associativismo, Marketing e Eventos encontra-se ao dispor (dame@nersant.pt ou 249 839 500).

Congresso Distrital do PS em Vila Nova da Barquinha

Vila Nova da Barquinha vai receber o XVII Congresso da Federação Distrital de Santarém do Partido Socialista, que se realiza no sábado, dia 19 de março, entre as 09h e as 18h00, na Escola “Ciência Viva” da Barquinha.

Programa:

09h00m – Início da credenciação de Delegados
10h00m às 10h30m – Eleição da Mesa e Comissão Verificação Poderes
11h00m – Sessão de Abertura
11h30m – Abertura dos trabalhos e aprovação do Regimento
11h45m – Apresentação, discussão e votação do relatório de actividades 2014/2016
12h30m – Apresentação da Moção Global de Estratégia
13h30m – Almoço
14h30m – Final da credenciação de Delegados
14h30m – Discussão e votação das Moções globais de estratégia
16h00m - Apresentação, discussão e votação das moções sectoriais
17h00m – Apresentação das listas candidatas à Comissão Política da Federação, Comissão Federativa de Jurisdição e Comissão Federativa de Fiscalização Económica e Financeira
17h00m às 17h30m – Eleição dos órgãos federativos
18h30m – Sessão de Encerramento

Filmes nas salas Castello Lopes, no Torreshopping até 23 de março

Estreia da semana : O Panda do Kung Fu – 3





Filme de animação com as vozes, no original, a cargo de Jack Black, Angelina Jolie e Dustin Hoffman.

Sinopse: Po reencontra-se com o seu pai. Juntos viajam para um paraíso secreto onde conhecem  novos pandas. Mas quando o demoníaco vilão Kai começa a varrer a China derrotando todos os mestres de kung fu, Po tem de fazer o impossível – treinar uma aldeia cheia camponeses desajeitados e torná-los num invencível grupo de Pandas do Kung Fu.



Permanecem em cartaz:


O amor é lindo. . . Porque sim!!!



Comédia Portuguesa realizada por Vicente Alves do Ó, com Maria Rueff, Frances Edward, Miguel Monteiro e Susana Varela, entre outros. 

Sinopse: Amélia é uma jovem lisboeta que no dia do seu aniversário é abandonada pelo namorado e perde o emprego num quiosque de cachorros quentes. Para ajudar à festa, a mãe, dona de casa, ganha dinheiro como vidente e a irmã é uma atriz no desemprego. Nada corre bem nesta casa portuguesa, até que um acaso muda tudo.







Assalto a Londres
Filme de Babak Najafi com Gerard Butler, Aaron Eckhart, Morgan Freeman e Angela Bassett, entre outros.










Zootrópolis

Dos criadores de “Frozen” surge a mais recente produção da Disney.








Deadpool

Ação e Comédia num filme de Tim Miller com Ryan Reynolds no elenco. A história do menos convencional dos anti-heróis, Wade Wilson, antigo operacional das Forças Especiais transformado em mercenário. 

Ascensão é na Chamusca

Já é conhecido o programa oficial da edição de 2016 da Semana da Ascenção na Chamusca. Os festejos arrancam no dia 30 de abril com os Amor Electro, encerrando a 8 de maio, com o fadista Pedro Moutinho. 
José Cid e  António Zambujo são outros dos cabeças de cartaz do evento organizado pela Câmara Municipal da Chamusca.


quarta-feira, 16 de março de 2016

Inauguração do Centro de Inovação Empresarial de Santarém

No próximo dia 19 de março, será inaugurado o Centro de Inovação Empresarial de Santarém, Startup Santarém, na antiga Escola Prática de Cavalaria. A inauguração contará com a presença do Secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, do Presidente da Câmara Municipal de Santarém, Ricardo Gonçalves e da Presidente da Direção da NERSANT, Maria Salomé Rafael.




Os Verdes marcam Dia Mundial da Água com uma marcha no Rio Alviela em Vaqueiros, Santarém

O Rio Alviela, o mais emblemático símbolo da luta das populações contra a poluição dos cursos de água em Portugal, foi o rio escolhido pelos Verdes para uma marcha/convívio que visa assinalar o Dia Mundial da Água que se comemora a 22 de março.



Esta iniciativa será a primeira de um conjunto de ações contra a poluição dos rios e em defesa da água, bem fundamental à vida, que o Coletivo Regional de Santarém de Os Verdes vai promover nos próximos tempos.
A marcha de domingo, 20 de março, no Rio Alviela conta com o apoio do Movimento Refundar Vaqueiros, movimento que tem lutado pela refundação da freguesia de Vaqueiros e que integra muitas das pessoas que, durante anos, lutaram localmente pela despoluição do Rio.


A marcha partirá após concentração em Vaqueiros, no anfiteatro do Rossio da Igreja, às 9.30h, e terminará com um almoço/convívio no mesmo local.

Caminhada à aldeia do Piódão

O município de Torres Novas promove, no próximo dia 10 de abril (domingo), uma caminhada à aldeia do Piódão, uma das mais belas de Portugal, situada na encosta da Serra do Açor.




Esta atividade tem como objetivo aliar a prática desportiva ao desfrutar da natureza e trata-se de um percurso circular, de nível difícil, com início e fim no Largo Cónego Manuel Nogueira, em Piódão, num total de 10 km de distância que ligam a aldeia do Piódão ao lugar de Foz d’Égua.

O ponto de encontro está marcado para as Piscinas Municipais Fernando Cunha às 5h30 e, no regresso, a chegada a Torres Novas está prevista para as 17 horas. A participação tem um custo de 4€ para utentes das piscinas e de 6€ para não utentes. O preço inclui transporte e guia durante o percurso e as inscrições estão limitadas a um máximo de 47 pessoas, realizando-se com um mínimo de 30 inscritos, sendo a data limite para concretização da inscrição o dia 7 de Abril.

Os participantes deverão reunir as condições de saúde necessárias à prática desportiva. Após a inscrição, assumem que se sentem física e psicologicamente preparados para o esforço físico inerente à atividade em que vão participar.

A inscrição deve ser efetuada na receção das Piscinas Municipais ou através do link http://webinq.cm-torresnovas.pt/i/?ZWWZ4GEA e só é válida após o pagamento.
Para mais informações, os interessados deverão contactar as Piscinas Municipais Fernando Cunha através do telefone: 249 839 170 ou do email desporto@cm-torresnovas.pt.

facebook.com/desportomunicipiodetorresnovas

Dádiva de Sangue no Hospital de Torres Novas

A Direção da Liga dos Amigos do Hospital de Torres Novas vai apoiar a realização de uma dádiva de sangue a organizar pelo Serviço de Imuno-Hemoterapia do Hospital de Torres Novas, no próximo de 2 de Abril. 


“TOADAS DA PRIMAVERA” na Galeria Municipal do Entroncamento

Vai estar patente na Galeria Municipal do Entroncamento, de 19 a 31 de março uma exposição de pintura da autoria de São Matias.




A exposição, intitulada “Toadas da Primavera” apresenta-nos a pintora São Matias na primeira pessoa, com um ritmo de imaginação de pinceladas florais, alegres, que falam da estação que se aproxima e entrelaça-as com os clássicos que visita e de que gosta tanto.  

A inauguração da exposição irá decorrer no próximo sábado, 19 de fevereiro, às 17h00 e poderá ser visitada de terça-feira a domingo, das 15h00 às 19h00.


O evento é organizado pela Câmara Municipal do Entroncamento, no âmbito do Projeto DEVIR 2016.

Café Temático Empreendedorismo NERSANT

No dia 30 de março, o Café Temático Empreendedorismo NERSANT, aborda a importância da análise de contas.


A importância de cuidar da contabilidade como instrumento fundamental para a empresa é o mote para o próximo Café Temático Empreendedorismo, encontros de carácter informal organizados pela NERSANT e que decorrem à volta de um coffee-break, onde se pretende que a criação de redes entre os empresários e empreendedores seja reforçada.


O networking entre empresários e empreendedores é fundamental para a criação de sinergias, parcerias e negócios. Neste sentido, a NERSANT está a dinamizar diversos encontros informais entre empresários e empreendedores com o objetivo de que a experiência de uns possa resultar em melhorias na gestão dos negócios daqueles que se encontram a iniciar atividade empresarial.

Na área do Empreendedorismo, estes encontros informais são apadrinhados pelo Sítio do Empreendedor, projeto da NERSANT que tem apoio técnico gratuito para a criação de empresas no Ribatejo. O próximo Café Temático desta área tem como tema a análise de contas e a importância de cuidar da contabilidade como instrumento fundamental para a empresa.

A sessão inicia pelas 17h00 do dia 30 de março, na Startup Santarém. Os interessados em marcar presença devem efetuar inscrição gratuita através do portal da associação, em www.nersant.pt.

Município da Chamusca assinala “Semana da Primavera” com plantação de árvores nas escolas do concelho


 O Município da Chamusca organiza, em parceria com a Resitejo, entre os dias 14 e 18 de março, a “Semana da Primavera” que será assinalada com a entrega de árvores por todas as turmas do concelho da Chamusca para que todos os alunos procedam à sua plantação, unindo também a esta ação, no dia 18, realizar-se-á a apresentação do livro do jovem músico Filipe Pinto denominado de “O Planeta Limpo do Filipe Pinto”.



A “Semana da Primavera”, iniciativa do Município da Chamusca que conta também com o apoio dos Presidentes das Juntas de Freguesia do concelho, terá como principal objetivo a plantação simbólica de pinheiros-mansos, de forma a sensibilizar e relembrar a importância da preservação das árvores e florestas do nosso planeta. No seguimento desta ação, a apresentação do livro “O Planeta Limpo do Filipe Pinto” levará, aos mais jovens, um espetáculo musical que proporcionará uma viagem repleta de aventuras no planeta imaginário do jovem músico, que pretende sensibilizar as crianças para a proteção ambiental.


Para a Vice-Presidente do Município da Chamusca, Cláudia Moreira, “é importante deixar o alerta junto dos mais novos sobre a importância da natureza e do meio ambiente, de forma a motivar à adoção de estilos de vida mais ecológicos, sustentáveis e consequentemente mais saudáveis”.

Lançamento do livro: "Não Abdico de Me Amar" de Maria Zabelta


Terá lugar, no próximo dia 19 de março de 2016, sábado, às 16h, na Biblioteca Municipal Dr. Carlos Nunes Ferreira, em Alcanena, o lançamento do livro “Não Abdico de Me Amar”, de Maria Zabeleta.



Festival Internacional de Patinagem Artística



 A Secção de Patinagem Artística do Sporting Clube de Tomar, vai promover  no próximo dia  24 de Março, um Festival internacional de Patinagem Artística.

O festival realiza-se no Pavilhão Municipal Cidade de Tomar, a partir das  20h30, e registará a presença dos Campeões do Mundo da modalidade, Isabella Genchi  e  Alberto Peruch, e a Campeã da Taça da  Europa,  Beatriz Ventura, entre outros patinadores.


Posto de Turismo do Entroncamento promove Oficina do Dia do Pai

O Posto de Turismo vai promover no próximo sábado, dia 19 de março, entre as 10h30m e as 12h00, uma Oficina Infantil dedicada ao Dia do Pai.




O Dia do Pai é uma data para festejar em família, na qual as crianças assumem o papel mais importante. Como tal, o Posto de Turismo sugere uma oficina onde a inspiração, o talento e o coração se juntam para criar um postal para o melhor pai do mundo.

No final, estará ainda disponível um cenário com o Super Pai para registar em fotografia o momento único.


Organizada pela Câmara Municipal do Entroncamento, a participação na atividade é gratuita, não sendo necessário qualquer inscrição.

Dia do Pai no Museu Municipal Carlos Reis




O Museu Municipal Carlos Reis promove este sábado, dia 19 de março, pelas 11h30, um programa especial para famílias, no âmbito das comemorações do Dia do Pai, com o «Ensemble de Guitarras Phydellius», com direção musical do prof. Marcelo Fortuna.


segunda-feira, 14 de março de 2016

O Município de Chamusca assinala o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor

O Município de Chamusca realiza no dia 15 de março, pelas 18h30, na Biblioteca Municipal Ruy Gomes da Silva, uma sessão de esclarecimento denominada de “O Consumidor e a salvaguarda dos seus direitos e interesses” assinalando o dia Mundial dos Direitos do Consumidor, que se celebra nesta data.


A sessão de esclarecimento, promovida pelo Município da Chamusca, destina-se ao público em geral e terá como oradores convidados, o Economista e Deputado da Assembleia da República, Dr. Hugo Costa e o Jurista e Responsável pelo Gabinete de Apoio ao Consumidor da Delegação Regional de Santarém da DECO, Dr. João Poseiro, conceituados nomes nesta área de trabalho, a sessão será moderada pela Jurista da Câmara Municipal da Chamusca, Dra. Lúcia Abelha.

A origem da comemoração do Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, os princípios norteadores, a Lei da Defesa do Consumidor, os direitos inerentes bem como a sua salvaguarda serão alguns dos temas a abordar durante a sessão que dará toda a liberdade, aos presentes, de colocar todas as suas questões como consumidores.

Para Paulo Queimado, Presidente da Câmara Municipal da Chamusca “Hoje em dia o consumismo afeta a vida de todos nós, sendo de extrema importância que questões como direitos dos consumidores sejam debatidas de forma a salvaguardar sempre os seus interesses”.

O Município da Chamusca, convida toda a população a assistir a esta sessão e a trazer as suas questões para o debate.



Plataforma Exportar & Internacionalizar NERSANT quer criar plataforma para a exportação

No âmbito da sua estratégia de desenvolvimento da economia da região do Ribatejo, a NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém, pretende criar uma plataforma para a exportação, uma ferramenta tecnológica inovadora que visa o crescimento da capacidade de exportação, ao abrir as portas do mercado internacional.


A Plataforma Exportar & Internacionalizar baseia-se num conceito que tem como objetivo a aproximação de dois mundos extremamente fragmentados: a procura mundial; e a oferta nacional, que enfrenta claramente alguma adversidade no acesso aos mercados nacionais.

Desta forma, a ideia da NERSANT com esta plataforma é, para além de aproximar a oferta mundial dos produtores da região, reduzir investimentos em promoção e divulgação nos diferentes mercados e ultrapassar dificuldades como densos processos administrativos e logísticos, diversas línguas, recebimentos, entre outros.

Com o objetivo de estudar a viabilidade de implementação desta plataforma, a NERSANT vai realizar duas reuniões, na Lezíria e no Médio Tejo, onde vai ser apresentada a plataforma e onde os empresários poderão fazer chegar a sua opinião sobre a viabilidade da mesma e facultar sugestões de melhoria.

Na Lezíria, a sessão decorre em Santarém no dia 17 de março, pelas 17h00, na Startup Santarém. No Médio Tejo, a NERSANT reunirá com as empresas no dia 19 de abril, pelas 19h00.

As empresas interessadas em participar nestas reuniões, devem efetuar inscrição online no portal da associação, em www.nersant.pt(inscrições gratuitas).   

De referir que esta plataforma dirige-se a todas as empresas, independentemente da sua dimensão, competências de gestão, capacidade de investimento, ou experiência internacional.

Hamlet Talvez, no dia 19 março no Teatro Virgínia

A peça Hamlet Talvez, a partir do texto de William Shakespeare, será apresentada pela companhia João Garcia Miguel no próximo sábado, dia 19 de março, às 21h30, no Teatro Virgínia em Torres Novas.


Depois de Burgher King Lear (2006), premiado internacionalmente, de Romeu & Julieta (2011) que se apresentou em vários países europeus e o mais recente Open Hamlet (2013) projeto de reescrita do texto de William Shakespeare, João Garcia Miguel fez uma adaptação de um clássico do teatro europeu.

Hamlet é um obcecado que dá cabo desta coisa toda. Toma drogas, vê e ouve coisas e tem desejos de vingança inconsoláveis. É um poeta do existir e gosta de música e das artes em geral. Dele depende muitas coisas se bem que ninguém sabe ao certo o quê Tanto quer mudar o mundo como destruí-lo.

«Abordámos Hamlet como um texto religioso testemunho de lugares estrangeiros. Ali procurámos ajuda para os enigmas do viver e auxílio para modificar o que vemos acontecer em nós. Dentro e fora de cada um. Ser atingido por estes testemunhos é possuir uma máquina de espreitar para o nosso interior. É essa talvez a razão por que escolhemos fazer Hamlet, porque acreditamos nas artes como um sistema de resistência contra a destruição da alma que é o que nos preserva enquanto natureza, animal e humano.», afirma João Garcia Miguel

Liberdade e Teatro são os dois eixos que presidem às atividades de criação, formação e difusão da companhia João Miguel Garcia, acreditando que o exercício diário de conquista da liberdade individual é concomitante com o aumento da liberdade dos que nos rodeiam. É esse o binómio que delimita e define a qualidade e ambição da companhia: que os outros possam ser cada vez mais livres.

João Garcia Miguel iniciou a carreira profissional nos anos 80 percorrendo diferentes expressões artísticas. É um dos fundadores dos coletivos artísticos: Canibalismo Cósmico, Galeria Zé dos Bois e OLHO – Associação Teatral, da qual foi diretor artístico entre 1991 e 2002. Em 2003 fundou a Companhia JGM e inicia percurso como artista investigador. Em 2008 é nomeado Director Artístico do Teatro–Cine de Torres Vedras. É artista associado do Actor’s Center de Roma e Milão, Itália. Desde 2002 envolveu-se numa vertente académica ligando-se à docência e à investigação. Desde 2007 desenvolve investigação, na Universidade de Alcalá de Henares, na Universidade de Granada e agora na FBAUL, Faculdades de Belas Artes de Lisboa centrando a sua tese sobre o corpo do artista e as noções de sacrifício e empatia. Recebeu em 2008 o prémio FAD Sebastià Gasch.

150 empresas certificadas com o apoio da NERSANT

Empresas certificadas são empresas, certamente, mais competitivas. E é exatamente isso que a NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, persegue para o seu tecido empresarial todos os dias. Há largos anos a sensibilizar as empresas para a importância da certificação, a associação já apoiou, neste momento 150 empresas e 15 entidades da economia social a implementar estes processos. Neste momento, há um novo projeto de apoio à certificação, com financiamento de 50%.


Ao longo dos últimos anos, a NERSANT tem vindo a dinamizar diversos projetos de apoio à certificação das empresas do Ribatejo, sendo certo que só com elevados padrões de qualidade as mesmas conseguem ser competitivas e afirmar-se quer no mercado nacional, quer no mercado nacional.

Contas feitas, 150 empresas já beneficiaram do apoio da NERSANT para a implementação de processos de certificação na sua empresa, sendo que 108 delas estão já neste momento certificadas e 42 empresas estão em processo de certificação.

Quantas às áreas de certificação preferidas pelas empresas, é o Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9001) que maior número de aderentes regista, com um total de 113 empresas certificadas ou em processo de certificação. Segue-se o Sistema de Gestão Ambiental (ISO 14001), que conta com 12 empresas aderentes, a certificação na área da energia (50001), com 10 empresas, a Segurança Alimentar (FSSC 22000), com um total no 9 empresas aderentes e, por último, a Certificação do Produto (NP EN 1090 – Estruturas Metálicas), com 6 empresas.

A NERSANT continua a apostar na certificação das empresas como um fator competitivo das mesmas, estando neste momento a dinamizar um novo projeto nesta área, o RING - Ribatejo Inovação na Gestão, que tem apoio a fundo perdido de 50% para 24 empresas da região do Ribatejo certificarem o Sistema de Gestão da Qualidade (ou efetuarem a trasação para o novo referencial ISO 9001:2015), a Segurança Alimentar e o Sistema de Gestão da Investigação, Desenvolvimento e Inovação (NP4457:2007-SGIDI).

As empresas interessadas em beneficiar deste apoio devem contactar o Departamento de Apoio Técnico, Inovação e Competitividade da NERSANT através dos contactos datic@nersant.pt ou 249 839 500. Mais informações sobre o RING estão ainda disponíveis no portal da NERSANT em http://www.nersant.pt/projetos/inovacao/ring/.