segunda-feira, 17 de abril de 2017

CNTN NO CAMPEONATO ZONAL DE INFANTIS EM SINES

Os nadadores do CNTN participaram no Campeonato Zonal Sul de Infantis que decorreu de 7 a 9 de Abril em Sines.
Este ciclo competitivo que agora termina foi positivo com o CNTN a destacar-se em diversas provas a nível nacional!

EQUIPA COM DESEMPENHO IMPECÁVEL E PAULO VAKULYUK COM “PLENO” DE PÓDIOS! 

O Zonal de Infantis contou com a presença de 358 nadadores em representação de 67 clubes! Em simultâneo decorreu o Zonal Norte, estando envolvidos nos Zonais 635 nadadores, Infantis.
Para se entender bem o significado de estar os melhores da natação nacional ficam aqui alguns factos:
- Há mais de 300 clubes filiados na FPN e o total de nadadores federados com participação em provas oficiais ultrapassa os 7000!
- Participaram nas 2 últimas semanas em Campeonatos Nacionais e Zonais mais de 1300 nadadores em representação de mais de 150 clubes. Durante os campeonatos foram obtidos vários recordes nacionais, vários exigentes mínimos de participação em provas internacionais e marcas de relevo mundial, como por exemplo a 2ª melhor marca mundial do ano e melhor marca europeia na prova de 200 estilos!
Este enquadramento valoriza e muito a “simples” presença nos principais palcos competitivos da Natação e ainda mais a obtenção dos resultados de topo.
A equipa do CNTN foi composta por alguns nadadores com pouco experiência competitiva, em estreia neste patamar competitivo, nomeadamente a Matilde Pereira e o Pedro Oliveira que não seguiram o mais tradicional percurso com passagem competitiva pelo escalão de Cadetes, ou o Guilherme Mendes que tendo passado pelos Cadetes e sendo Infantil de 2º ano também teve aqui a sua estreia em competições deste âmbito, e, por nadadores que seguiram o percurso mais usual e já estiveram presentes em competições nacionais com a Margarida Morais e o Paulo Vakulyuk.
O desempenho da equipa foi irrepreensível, foram obtidos recordes pessoais em todas as provas e mesmo os nadadores em estreia souberam lidar com a pressão acrescida de estar entre os melhores e fizeram provas muito positivas.
No capítulo dos destaques tivemos o Paulo Vakulyuk que obteve 5 pódios nas 5 provas (limite permitido) que nadou, e estreia na tabela dos recordes distritais nos 200 e 400 estilos, tendo ainda nadado os 200 costas para recorde do CNTN da categoria e ficando mesmo em cima dos recordes CNTN e ANDS nos 100 e 200 mariposa.
Margarida Morais obteve a sua melhor classificação nos 100 bruços apenas a 4 centésimos de segundo do 3º lugar e a menos de 7 décimos do 2º lugar. Analisando os 2 zonais a Margarida cotou-se não só como a 4ª melhor nadadora do zonal Sul mas também como a 4ª melhor nadadora nacional nesta prova onde obteve recorde CNTN da categoria, tal como nos 200 bruços em que ficou em 5º lugar! Nadou ainda os 100 livres para mais um recorde pessoal.
Matilde Pereira e Pedro Oliveira nadaram os 100 e 200 bruços, registando ambos recordes pessoais nestas 2 provas. O Pedro alcançou mesmo o Top 10 nos 100 bruços ao obter o 9º lugar entre os Infantis B! Guilherme Mendes fez recorde pessoal nos 100 livres na sua estreia em Zonais, estreia que vai ser repetida no Verão mas em Nacionais!
No que diz respeito aos aspetos extra competitivos de realçar pela positiva o comportamento destes jovens nadadores, apoio e entreajuda constantes em prova e não só, e pelos agradáveis momentos de convívio, lazer e diversão aproveitando claro, o sol e praia de Sines!

Encerramos assim este ciclo competitivo em que o CNTN esteve por diversas vezes no topo nacional, e começamos já a trabalhar para fazer mais e melhor nos nacionais de Julho!
Fica ainda o agradecimento a todos os que nos acompanham, ajudam e motivam!

Sem comentários:

Enviar um comentário