segunda-feira, 3 de abril de 2017

Exposição «Mário Cesariny, um desmesurado desejo de amizade»





O Museu Municipal Carlos Reis e a galeria Neupergama apresentam, de 8 de abril a 11 de junho, a exposição de fotografia e pintura «Mário Cesariny, um desmesurado desejo de amizade».

Torres Novas recebeu a visita de Mário Cesariny muitas vezes e a galeria Neupergama era o lugar do seu aconchego na vila torrejana.  Hoje, volvidos 10 anos da morte do mais completo artista do surrealismo português, o Museu Municipal Carlos Reis e a galeria Neupergama associam-se para homenagear Mário Cesariny com uma exposição que obriga o visitante a deambular pela cidade. São dois núcleos expositivos diferentes:  o museu municipal que, em parceria com a Fundação Cupertino Miranda, acolhe uma mostra fotográfica, da autoria de Duarte Belo, cujo protagonista é Mário Cesariny; e a galeria Neupergama, onde se apresenta a obra pictórica do mestre surrealista, um valioso acervo composto pelo primeiro proprietário da galeria Neupergama, José Carlos Cardoso, amigo íntimo do artista.

A inauguração terá lugar no próximo sábado, às 16h, no Museu Municipal Carlos Reis, seguido de porto de honra na galeria Neupergama.

A 11 de junho haverá ainda uma finissage da exposição, com a projeção do documentário Autografia, de  Miguel Gonçalves Mendes, o primeiro filme sobre o poeta, pintor, o artista vanguardista que era Cesariny.

Duarte Belo (Lisboa, 1968). Formação em arquitetura. Desde 1986 que trabalha no levantamento fotográfico sistemático da paisagem, formas de povoamento e arquiteturas em Portugal. Este trabalho continuado em mais de 700.000 quilómetros percorridos, deu origem a um arquivo fotográfico de mais de 1.450.000 fotografias. Publicou vários livros sobre o tempo e a forma do território português, de que se destacam: Portugal — O Sabor da Terra (1997-1998) e Portugal Património (2007-2008). Desenvolve atualmente projetos em suporte digital sobre Portugal. Autores como Teixeira de Pascoes, Mário Cesariny, Ruy Belo ou Maria Gabriela Llansol, entre outros, foram objeto de vários trabalhos editoriais e expositivos. É editor do blog Cidade Infinita. Expõe desde 1987 e participa regularmente em conferências e mesas redondas em temas relacionados com paisagem, arquitetura, Portugal e fotografia, nomeadamente metodologias de registo e arquivo de imagem.


Sem comentários:

Enviar um comentário