quarta-feira, 22 de março de 2017

Município adere à Hora do Planeta 2017, dia 25 de março

O Município de Torres Novas volta a associar-se à Hora do Planeta, entre as 20h30 e as 21h30, do dia 25 de Março de 2017. Esta é uma iniciativa da organização global de conservação de natureza WWF e consiste na maior ação do género à escala mundial, visando despertar as consciências dos decisores políticos e dos cidadãos em geral para a questão das alterações climáticas, de modo a que se possam adotar procedimentos que contribuam para mitigar os seus efeitos.

“A Hora do Planeta” consiste em desligar todas as luzes, interiores e exteriores dos edifícios e monumentos emblemáticos das cidades. Em Torres Novas, isso acontecerá no Castelo e zona envolvente.

Em 2016, chegou a 178 países e territórios, a mais de 9000 cidades e vilas. Em Portugal, 110 municípios aderiram e centenas de monumentos emblemáticos nacionais ficaram às escuras, como a Ponte 25 de Abril, o Mosteiro dos Jerónimos, o Cristo Rei, em Lisboa e o Convento de Cristo, em Tomar.

Para saber mais informações sobre esta temática que interessa a todos, consulte: www.wwf.pt


Aviso | Corte de água esta quinta-feira, 23 de março, das 9 às 14h

A Águas do Ribatejo informa que devido a intervenções para colocação de válvulas no sistema de abastecimento de água de Torres Novas, haverá necessidade de cortes de água, esta quinta-feira, dia 23 de março, entre as 09h00 e as 14h00 nos seguintes locais do concelho: Zona Industrial de Torres Novas 1ª e 2ª fase; Rua da Cerrada Grande, Torres Novas; Rua da Zona Industrial, Torres Novas; Rua do Casal Alvarenga, Torres Novas; Rua do Casal das Velhas, Torres Novas; Rua de Stº António, Torres Novas; Avenida das Cotôas; Continente| Retail Park; Vale Carvão; Caveira; Gavata; Bonflorido; Casal de Aires e Foros da Barreta.
A Águas do Ribatejo sugere aos consumidores que providenciem reservas para os consumos de água inadiáveis durante o período de corte das 09h00 às 14h00. A AR alerta que não é aconselhável o consumo e a utilização da água imediatamente após a reposição do abastecimento. Só deve consumir depois de retomada a normalidade no abastecimento, quando a água se apresentar transparente. No caso de notar a turvação da água ou se necessitar de qualquer esclarecimento, deve contactar os nossos serviços pelo tel: 263 509 400 (dias úteis das 09h00 às 18h00), número verde e gratuito 800 20 20 40 (dias úteis entre as 18h00 e as 09h00 e sábados, domingos e feriados) ou através do site www.aguasdoribatejo.com.


Município adere à Campanha da Luz Azul 2017

Pelo quarto ano consecutivo, o Município de Torres Novas vai aderir à campanha mundial Acendam a Luz Azul (Light it up blue), uma iniciativa global única, promovida em Portugal pela FPDA - Federação Portuguesa de Autismo. Nesse sentido, no dia 2 de abril - Dia Mundial da Consciencialização do Autismo - o Castelo de Torres Novas e o Monumento aos Mortos da Grande Guerra, junto à Praça 5 de outubro, estarão iluminados de azul.




Abertura do Gabinete Único de Reabilitação Urbana

Abertura do Gabinete Único de Reabilitação Urbana
O GURU – Gabinete Único de Reabilitação Urbana, situado no edifício do Largo do Paço, em Torres Novas, será inaugurado este sábado, dia 25 de março, pelas 16 horas.
A abertura acontecerá na terça-feira, 28 de março, dia em que se assinala o Dia Nacional dos Centros Históricos.
A equipa do Urbnovas (Projeto de Reabilitação Urbana de Torres Novas) estará ao dispor dos interessados para quaisquer esclarecimentos, todas as terças e quintas-feiras, das 9h às 12h30 e das 14h30 às 17h30.




Patinagem

Patinagem: torrejanas regressam de Tomar com 7 medalhas

O Clube Desportivo de Torres Novas, através da sua secção de Patinagem Artística, esteve mais uma vez bem representado no VI Torneio da Cidade Templária (Tomar) que se realizou no passado fim-de-semana 18 e 19 de Março. As excelentes prestações das atletas permitiram a obtenção do 3º lugar por equipas e 7 medalhas individuais.
Principais destasques:
Formação A: 3º - Matilde Lopes
Formação B: 1º - Laura Teixeira
Iniciação A: 3º - João Miguel
Iniciação B: 3º - Madalena Miguel e 7º - Margarida Lopes
Iniciação C: 1º - Nádia Reis e 3º - Isabela Costa
Iniciação D: 4º - Carolina Julião, 5º - M João Leal e 7º - Beatriz Antunes
Pré-Competição C: 2º - Margarida Gonçalves, 5º - Inês Santos e 8º - Leonor Esteves
Infantis: 8º - Beatriz Conde

Cadetes: 9º - Ana Clara Honorato 



CNTN venceu Taça ANDS




Natação: CNTN venceu Taça ANDS
Decorreram nos dias 18 e 19 de Março, em Rio Maior e no Entroncamento, a “Taça ANDS – Cidade de Rio Maior” e o “V Torneio do Circuito de Cadetes onde,  em ambos os casos, o CNTN esteve em destaque.
A Taça ANDS representa a primeira prova da época do calendário distrital em Piscina Olímpica, facto de relevo para os Juvenis, Juniores e Séniores que irão participar nos Nacionais neste tipo de piscinas. Nesta edição participaram 132 nadadores em representação de 11 clubes. A classificação é coletiva e reflete os resultados obtidos pelos nadadores em cada prova.
A participação do CNTN na Taça teve como objetivo proporcionar um momento de competição em piscina longa, sendo a última oportunidade para obter mínimos para os Nacionais.
O CNTN foi o grande vencedor da Taça graças às contribuições de Erica Leote, Inês Ramos, Inês Cunha, Rita Morais, Carolina Neves, Marta Oliveira, Beatriz Reis, Beatriz Simões, Rita Oliveira, Bernardo Simões, João Calado, João Simões, José Luz, Miguel Frade, Filipe Ramos e Afonso Rosa.

Classificações da Taça de Portugal
As classificações provisórias da Taça de Portugal, que refletem resultados em eventos de âmbito nacional foram recentemente divulgadas.
Na Taça de Portugal – Formação, que inclui os escalões de Infantis e Juvenis, o CNTN ocupa o 13º lugar e na classificação relativa ao Rendimento, destinado a Juniores e Seniores, está no 19º lugar.
Refira-se que estas classificações são obtidas entre mais de 300 clubes filiados na Federação Portuguesa de Natação, o que diz bem da qualidade do trabalho efetuado no CNTN.


segunda-feira, 20 de março de 2017

NERSANT e Câmara Brasil Portugal no Ceará assinam protocolo pela internacionalização das relações económicas









A NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém e a Câmara Brasil Portugal no Ceará assinam hoje, dia 20 de março, em Lisboa, um acordo de cooperação pela internacionalização das relações económicas entre os dois países.
Com o objetivo de fomentar e tornar mais eficazes as relações, unir esforços e estabelecer normas de atuação que incrementem os contactos e a colaboração entre o Ribatejo e o Ceará, o protocolo estabelece que as partes se comprometem a colaborar entre si no âmbito da cooperação empresarial, no estabelecimento de parcerias em projetos de cooperação em áreas relevantes para o desenvolvimento, no fomento de atividades de cooperação entre os agentes das duas regiões, na partilha de informação relevante para ambas as entidades, nomeadamente ao nível de oportunidades de negócio e de investimento e ainda na identificação e divulgação de empresas interessadas em participar em projetos de cooperação, de forma a dinamizarem potenciais parcerias.
São prioritários a cooperação no âmbito do desenvolvimento económico e empresarial, formação e capacitação de recursos humanos, investigação, desenvolvimento e inovação, cooperação empresarial, participação em projetos de carácter transnacional e ainda no incremento das relações comerciais. Estes objetivos deverão materializar-se em ações, nomeadamente a partilha de informação sobre ambos os territórios, sobre os programas transnacionais e respetivas aberturas de candidaturas e oportunidades de negócio e de investimento, na realização de reuniões periódicas e na colaboração na execução de projetos de cooperação. Uma das ações já identificadas e prioritárias neste protocolo é a participação no NERSANT Business - Encontro Internacional de Negócio do Ribatejo, que se realiza de 23 a 25 de outubro, em Tomar.
O referido protocolo vai ser assinado por Maria Salomé Rafael, Presidente da Direção da NERSANT, e Armando Leite Mendes de Abreu, Presidente da Câmara Brasil-Portugal no Ceará na sessão de abertura da Expolog 2017 - Feira internacional de logística, XII seminário internacional de logística e apresentação de oportunidades de negócio Brasil-Portugal que e realiza hoje, dia 20 de março, a partir das 15h00, na Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa, em Lisboa. Este evento é promovido pela Camara Brasil Portugal no Ceará, a Prática Eventos e a Associação dos Portos de Portugal, com o apoio da rede das Câmaras de Comércio Portuguesas.


António e Maria, uma peça interpretada por Maria Rueff no Teatro Virgínia
No dia 25 de março, a partir das 21h30, subirá ao palco do Teatro Virgínia a peça António e Maria, do Teatro Meridional, a partir da obra de António Lobo Antunes, e interpretada por Maria Rueff.

Para ler e escutar Lobo Antunes é preciso ter a chave certa. Se calhar, a chave mais direta e mais complexa é a mulher. Melhor dizendo, a multidão de mulheres que vivem nos seus livros. Quem diz livros, diz peça de teatro. O espetáculo António e Maria é uma procura, uma surpresa, um monólogo múltiplo de mulheres. Vozes mutantes num corpo iluminado. Um exercício, por assim dizer, de doméstico sublime. Aproveitando uma lição simples do escritor para a vida toda: Espreitar para dentro de uma bota porque às vezes há coisas. O Teatro Meridional é uma companhia portuguesa vocacionada para a itinerância que procura nas suas montagens um estilo marcado pelo despojamento cénico e centrado no protagonismo do trabalho de interpretação do ator. Companhia fundada em 1992, realizou até à data 54 produções, tendo já apresentado os seus trabalhos em 20 países dos 5 continentes.

AGUAS DO RIBATEJO


Triatlo: 4 torrejanos apurados para a seleção Nacional
Decorreu durante o fim-de-semana na praia de Altura – Castro Marim, a 1ª etapa da Taça de Portugal de Triatlo, que foi simultaneamente a 2ª prova de critério de selecção para a Taça da Europa de Triatlo que terá lugar na Quarteira nos dias 1 e 2 de Abril.
Esta 1ª etapa realizou-se no sábado à tarde, e confirmou a presença de 4 atletas torrejanos na Selecção Nacional de Triatlo em Juniores. RICARDO BATISTA, JOSÉ PEDRO VIEIRA e JOANA MIRANDA (ainda Cadetes) e CAROLINA SERRA (Junior) confirmaram as suas presenças em Quarteira, com excelentes prestações nesta prova de Altura, composta por 750m de natação, 20kms de ciclismo e 5kms de corrida.
 Na prova feminina, Joana Miranda e Carolina Serra que saíram da água bem posicionadas, conseguiram no ciclismo manter-se num grupo perseguidor, mas enquanto Joana Miranda concluiu a sua prova em 3ºlugar no seu escalão de Cadetes, Carolina Serra não conseguiu terminar a sua prova, desistindo na corrida. No entanto, graças ao resultado obtido na 1ªprova de critério no fim-de semana passado em Monte Gordo, 1ºlugar em Juniores, Carolina Serra conseguiu o apuramento para Quarteira.



Mas o brilharete torrejano estava guardado para prova masculina, onde mesmo perante as presenças dos atletas seniores e olímpicos, Ricardo Batista saiu em 1º lugar no segmento de natação, quase logo seguido pelo seu colega de equipa José Pedro Vieira na 4º posição, conseguindo manterem-se no grupo de liderança no ciclismo, e terminarem a prova nos 1º e 2º lugares no seu escalão de Cadetes, sendo 11º e 19º classificados à geral.


Por equipas, o CNTN, alcançou o 4º lugar em femininos, enquanto em masculinos, a equipa torrejana foi 5ª classificada, contando com o 2º lugar de Marco Sousa em Veteranos I, o mesmo lugar alcançado por Gonçalo Neves em Veteranos II antes da sua partida para a África do Sul para a participação na prova de Ironman no dia 2/Abril.




No domingo de manhã, foi a vez de se disputar a prova única do Campeonato Nacional de Triatlo por estafetas mistas, em distância super-sprint (300m de natação, 8kms de ciclismo e 2kms de corrida). As equipas eram constituídas por 4 elementos (2 femininos e 2 masculinos), e a equipa torrejana composta por Joana Miranda, José Pedro Vieira, Carolina Serra e Ricardo Batista (os 4 selecionados) alcançou o 5º lugar, um excelente resultado obtido por uma equipa torrejana muito jovem, comparativamente com as restantes equipas participantes nesta prova.