terça-feira, 16 de junho de 2015

Isabel Pestana presta homenagem à mãe em “Raízes da Vida”


Chamusca, 16 de junho de 2015 – O Município da Chamusca apresenta na Biblioteca Municipal Ruy Gomes da Silva, a exposição de pintura “Raízes da Vida” de Isabel Pestana, com a abertura oficial marcada para o dia 27 de junho pelas 15h30.


“Raízes da Vida” representa para a autora a sua origem, de onde veio, de onde é, quem é. Nesta exposição Isabel Pestana deseja homenagear as raízes da árvore que lhe deu a vida e que a levou ao porquê de ser diferente e a acreditar no seu trabalho.

Isabel Pestana é natural da Chamusca, conclui o curso de Designer de Interiores e de Equipamento Gráfico Geral, no I.A.D.E (Instituto de Arte Decoração e Design) de Lisboa e frequentou a Stilandrade em Lisboa onde entrou em contato com algumas das mais avançadas técnicas de pintura decorativa.

Fez a sua primeira exposição de pintura no Hotel do Prado de 1996 e desde essa altura que expõe o seu trabalho individualmente em feiras como a Ascensão na Chamusca, Feira do Cavalo na Golegã, e também em exposições coletivas em São Martinho do Porto e Bombarral. Recentemente expôs sobre a temática dos Templários no “Fórum da Corredoura” em Tomar e na “Antiqua” na Golegã.

Atualmente dá aulas de pintura a crianças e adultos, mantendo o seu trabalho nas áreas das artes decorativas e restauro, nomeadamente no restauro de telas e foi neste âmbito que fez parte da equipa que recuperou a Capela de Santo António na Golegã. Isabel Pestana integrou também a equipa de montagem do Museu Martins Gonçalves Macedo em Macedo de Cavaleiros.

Esta exposição estará patente ao público até ao dia 17 de Julho.





Piscinas Municipais - época balnear a partir de 1 de julho


A partir do dia 1 de julho, quarta-feira, tem início a época balnear nas Piscinas Municipais Fernando Cunha. Este equipamento passará a funcionar também com espaço e piscinas exteriores, de segunda a sexta, das 10h às 18h e aos sábados das 9 às 19h. Encerra aos domingos e feriados.

As aulas e o regime livre decorrerão de segunda a sexta das 8h às 10h, das 12h às 14h e das 18h30 às 20h.




Município de Torres Novas // Agenda para os próximos dias

19 de junho | sexta-feira:

- Comemorações da fundação do MMCR (78.º aniversário)

- Concerto pelos Xaral’s Dixie : 


           Estilo dixie, “alegre e desconcertante, sustentado num fraseado melódico, definitivamente bem disposto e livre”

21:30 | pátio do Museu Municipal Carlos Reis (Lg. Salvador) | Todos os públicos | Entrada livre

249 812 535 | museu.municipal@cm-torresnovas.pt



20 e 21 de junho | sábado e domingo:

- Campanha de adoção de animais


11h às 16h30 | Jardim das Rosas


249 822 122 | canil.intermunicipal@cm-torresnovas.pt



20 de junho | sábado:

- Ateliê | Animação

"O Bichinho dos Livros"

11h | BMGPL, oficina do conto | Público-alvo: 4 aos 10 anos | Gratuito | Duração: 30’

249 810 310 | biblioteca@cm-torresnovas.pt


- Teatro:

"Pocilga, de John Romão"

21h30 | Teatro Virgínia | M16 anos | 120 min | 7,5€ (descontos aplicáveis)

249 839 309 | bilheteira@teatrovirginia.com |www.teatrovirginia.com



21 de junho | domingo:

- Lançamento de livro

"Com Preguiça, de Adelino Correia-Pires. Apresentação Fernando Alves."

15h30 | BGMPL, Sala do Conhecimento | Todos os públicos

249 810 310 | biblioteca@cm-torresnovas.pt


- Shot de Arte:

"Ostinato Cantabile, por Susana Gaspar (performance artística/dança)"

         Numa sessão que dura entre 15 a 30 minutos um dos técnicos do museu ou um convidado fala de uma peça de arte do acervo do MMCR ou sobre uma determinada temática. Os convidados poderão ser o próprio artista, o doador ou um estudioso do tema em causa.

16h30 | Museu Municipal Carlos Reis | Todos os públicos | Entrada livre

249 812 535 | museu.municipal@cm-torresnovas.pt




27 e 28 junho | sábado e domingo:



- Dança

"Uma História de Dança, O Corpo da Dança de Marta Tomé"

Sábado às 16h e 21h30; domingo às 16h | Teatro Virgínia | m/3 anos | 90 min | 5€

249 839 309 | bilheteira@teatrovirginia.com |www.teatrovirginia.com



27 de junho | sábado:

- Ateliê | Animação

"O Bichinho dos Livros"

11h | BMGPL, oficina do conto | Público-alvo: 4 aos 10 anos | Gratuito | Duração: 30’

249 810 310 | biblioteca@cm-torresnovas.pt



- "Abelhas em Ecoliteracia" – curso de apicultura natural

- Saída de campo

10h | BMGPL, sala polivalente | Público-alvo: apicultores e outros interessados no tema | Preço: 5€ p/sessão (sujeito a inscrição)

249 810 310 | biblioteca@cm-torresnovas.pt



28 de junho | domingo:

- Feira de Antiguidades e Colecionismo

9-17 horas | Avenida Dr. João Martins de Azevedo

249 813 019 | turismo@cm-torresnovas.pt



- Exposições:



Até 26 de junho:

- Mostra documental

Acervo do Clube Desportivo de Torres Novas
Átrio do Arquivo Municipal (BMGPL) | Todos os públicos
249 810 312 | arquivo.municipal@cm-torresnovas.pt


Até 28 de junho:

- Exposição de pintura

"Ateliers de Artistas, de Ana Paula Lopes"

Galeria de exposições temporárias | Museu Municipal Carlos Reis

249 812 535 | museu.municipal@cm-torresnovas.pt








Campanha de adoção de animais dias 20 e 21 de junho


Nos próximos dias 20 e 21 de junho, o Canil Intermunicipal de Torres Novas, que engloba também os municípios de Alcanena, Entroncamento e Barquinha, vai promover mais uma campanha de adoção de animais de companhia.

A campanha decorrerá entre as 11h e as 16h30, no Jardim das Rosas. Estarão disponíveis diversos cães e gatos para uma adoção responsável.

O Canil Intermunicipal de Torres Novas segue uma política de não abate, pelo que estas campanhas são essenciais para integrar os animais e sensibilizar a comunidade para o seu bem-estar.

Para mais informações, contacte o canil intermunicipal através do telefone 249 822 122 ou do e-mail canil.intermunicipal@cm-torresnovas.pt.




Feira Medieval continua a crescer e afirmar-se como referência nacional


Poucos dias volvidos após a 6.ª edição da feira medieval de Torres Novas, que se realizou de 4 a 7 de junho sob o tema «A Carta do Povoador», o Município faz um balanço extremamente positivo do evento, reflexo dos primeiros números apurados e das muitas opiniões manifestadas pelos visitantes, nomeadamente através das redes sociais e dos inquéritos efetuados.

Houve uma subida significativa do número de pulseiras vendidas, nomeadamente livre-trânsito para os 4 dias, com um aumento na ordem dos 10%. No total venderam-se quase 25 mil pulseiras (16 800 livre-trânsito e mais de 8000 diárias). De realçar que ao longo do evento entraram no recinto mais de 5000 crianças que, até aos 12 anos, tinham entrada gratuita.

Também o número de expositores registou um aumento de quase 15%, notando-se igualmente uma melhor distribuição das bancas pelo recinto da feira, o que gerou uma circulação mais fluída e uma distribuição mais homogénea dos visitantes pelo espaço.

O envolvimento da comunidade escolar foi, mais uma vez, digna de registo, com o espetáculo Alvíssaras aos Petizes a contar com a presença de mais de 600 crianças de todo o concelho.

De realçar o esforço e dedicação dos mais de 300 voluntários que se empenharam na concretização deste evento, em áreas tão diversas como a animação, o baile, contagem de visitantes, entre outros, bem como a participação da comunidade torrejana, quer na visita à feira como na participação cívica, através das inúmeras associações do concelho representadas no recinto. Uma especial referência aos comerciantes do centro histórico que, mais uma vez, se trajaram a rigor e decoraram as suas lojas a preceito para acolher os visitantes.

Esta feira afirma-se cada vez mais como uma das melhores a nível nacional, tal como o comprova a ampla cobertura mediática de que foi alvo nos meios de comunicação locais, regionais e nacionais.




“Arsénico e Rendas Velhas” – Veto Teatro Oficina


Dia 20 de junho, às 21:30h, no Cine-Teatro São Pedro

O Cine-Teatro São Pedro, em Alcanena, recebe, no próximo dia 20 de junho, sábado, às 21:30h, a pela “Arsénico e Rendas Velhas”, pelo Veto Teatro Oficina do Círculo Cultural Scalabitano, farsa em dois atos, de Joseph Kesselring.

«Num Chalet antigo de estilo Vitoriano, situado junto ao cemitério de Brooklin – New York, desde sempre pertença da família Franklin, habitam as duas irmãs hereditárias Betthy e Martha Franklin. Embora octogenárias, revelam frescura de movimentos e manifestam permanente simpatia pelos idosos e desprotegidos da vida. Consigo, vive um estranho sobrinho – o Teddy – que se julga Presidente dos EUA e toca cornetim.

Para as manas Franklin, tudo o que fazem é por caridade: seja ajudar os enfermos com uma sopa, as crianças necessitadas com brinquedos ou os velhos solitários e sem família com uma morte descansada e um enterro digno. Mesmo quando alugam quartos a pessoas idosas, amarguradas, que sem nenhuma explicação aparente desaparecem, fazem-no por “excesso de bondade”… acabam-lhes com a solidão.»

O espetáculo é de entrada livre, sujeita a reserva, que deverá ser efetuada através do telefone 249 889 010.



segunda-feira, 15 de junho de 2015

Lançamento do Livro “Chaminés Tradicionais do Concelho de Alcanena”, de Zulmira Bento

Teve lugar, no passado dia 13 de junho, sábado, às 15:00h, na Biblioteca Municipal Dr. Carlos Nunes Ferreira, em Alcanena, o lançamento do livro “Chaminés Tradicionais do Concelho de Alcanena”, de Zulmira Bento, uma edição da Câmara Municipal de Alcanena.

A sessão contou com as intervenções da Presidente da Câmara Municipal de Alcanena, Fernanda Asseiceira, da autora, Zulmira Bento, e de Carlos Nuno Ferreira, autor do prefácio, que procedeu à apresentação da obra.





SESSÃO/DEBATE COM DANIEL SAMPAIO

No dia 18 de junho, pelas 17 horas, decorre no Auditório da Escola Dr. Ruy D’ Andrade uma Sessão/Debate com o Professor Daniel Sampaio.

Este debate surge a propósito do seu livro “O Tribunal é o Réu – As questões do Divórcio”, cujo tema é o drama dos divórcios conflituosos e, por vezes, a difícil decisão dos tribunais na resolução desses problemas, nomeadamente para as crianças, vitimadas pelos conflitos dos casais.

O evento destina-se ao público em geral e tem entrada gratuita, não sendo necessária inscrição prévia para participar no mesmo.

A sessão / Debate com o Professor Daniel Sampaio é uma organização da Editorial Carminho e da Câmara Municipal do Entroncamento.





Atletismo: Atletas torrejanos garantem 5 medalhas

Na pista de atletismo de Rio Maior disputou-se durante o fim de semana, o campeonato distrital de Juvenis da AAS. Para além dos atletas juvenis podiam participar igualmente nesta competição os atletas do escalão de Iniciados.

O NSTN participou com quatro atletas do escalão de iniciados e um juvenil. Na jornada de sábado, Fabiana Sousa e Nádia Carvalho participaram nos 1500m enquanto Rafael Trole esteve no lançamento do Disco. O grande objetivo passava por Fabiana realizar os mínimos exigidos para campeonato nacional de juvenis, isto apesar de ainda ser atleta do escalão de Iniciadas e de Rafael Trole alcançar também uma marca que proporcionasse a sua participação no nacional da sua categoria.

Nádia Carvalho sagrou-se campeã distrital e Fabiana Sousa vice campeã, com marcas de grande nível. Nádia passa mesmo a deter a melhor marca nacional em Iniciadas. Já Rafael Trole, apesar do seu empenho, não logrou alcançar mínimos no lançamento do Disco para o seu campeonato nacional. A segunda jornada foi disputada na manhã chuvosa de domingo. O NSTN apresentou ainda mais dois atletas, David Guia e Diana Rodrigues. Neste caso, os objetivos passavam por melhorar as marcas/tempos na prova de 800m e Rafael tentar os 40 metros no lançamento do Dardo para poder disputar o nacional. Nádia e Fabiana conseguiram mínimos de participação, com a primeira a vencer os 800m e a segunda a ser vice-campeã. Quanto a Rafael Trole, foi por pouco que o seu sonho não se concretizou. Mesmo assim foi medalha de Bronze nesta prova. David Guia e Diana Rodrigues obtiveram marcas /tempos dentro do se esperava na prova de 800m.





Convite - Audições Final de Ano 2014/2015 da Escola de Música


A Direção da Banda Operária Torrejana, convida todas as pessoas a estarem presentes nas Audições Final Ano, da Escola de Música da Banda Operária Torrejana, no Largo do Paço, junto à sede, às 16:30h, no dia 27 de Junho de 2015.


Programa:

- 16h30 - Início das Audições Individuais

- Instrumentos: Madeiras / Metais / Percussão

- 17h30 - Lanche convívio



Câmara Municipal de Alcanena - Sessão de Apresentação do Cartão Municipal de Família Numerosa


Dia 17 de junho, no Auditório da Câmara Municipal de Alcanena

Terá lugar esta quarta-feira, dia 17 de junho, pelas 16:30h, no Auditório da Câmara Municipal de Alcanena, a sessão de apresentação do Cartão Municipal de Família Numerosa, que contará com a presença da Secretária-Geral da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, Ana Cid Gonçalves, e da Coordenadora do Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis, Isabel Paula Santos.

Este cartão traduz-se numa medida de apoio social às famílias numerosas, com 3 ou mais filhos/as, permitindo beneficiar de reduções de tarifários e preços de serviços municipais, assim como aquisição de bens e serviços com condições vantajosas.



Apreensão de substâncias ilícitas em Tomar


Ocorrências:

Na cidade de Tomar:

Foi detido 01 (UM) homem, maior de idade, em virtude de se ter tornado suspeito e ter na sua posse um produto suspeito de ser HAXIXE.

Ao ser-lhe passada revista foi encontrado na sua posse no interior de uma mochila que transportava às costas uma quantidade suficiente para cerca de 10 100 doses individuais e com um valor de mercado aproximado de 10 000 € (DEZ MIL EUROS).

O detido foi ontem presente a primeiro interrogatório judicial no DIAP da Comarca de Santarém, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva, aguardando assim os ulteriores termos do processo nessa situação.

Junta-se fotograma do material apreendido.

O Comando Distrital de Polícia Santarém da Polícia de Segurança Pública, continuará atento e proativo no sentido de diminuir as incivilidades verificadas, quer criminais quer contraordenacionais, para que todos se sintam mais protegidos e mais seguros. Este é o nosso compromisso.

Santarém, 12 de junho de 2015.



Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas


Divulgação/ Informação


A Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas, informa toda a população que vai realizar-se uma recolha de sangue no próximo dia 21 de Junho (Domingo) do ano em curso, entre as 9,00 e as 13,00 horas, na sede do Grupo Motard “Os Marzias” em Parceiros de São João.

A recolha é organizada pela Associação, com a colaboração do Grupo Motard supra mencionado, e será efectuada por uma Brigada do Centro do Sangue e da Transplantação de Lisboa do Instituto do Português do Sangue e da Transplantação IP.

Na recolha de sangue poderá igualmente efectuar doação de medula óssea.

A Associação dos Dadores de Sangue de Torres Novas, agradece desde já a colaboração de todas as pessoas que sendo ou não já Dadoras participem nesta recolha.

“Dá Sangue Porque Há Sempre uma Vida à Tua Espera – Dar Sangue é Ajudar, é dar Esperança, é Salvar a Vida de Alguém – Haverá Gesto Mais Nobre do Que Salvar Uma Vida!”



CORTE DE ÁGUA NA ZIBREIRA, ALMONDA, VIDELA E BAIRRO DE SÃO JOSÉ

Comunica-se às populações da Zibreira, Almonda, Videla e Bairro de São José que devido a intervenção no sistema de abastecimento, no âmbito de obra em curso, prevemos cortes, no abastecimento de água, na terça-feira, 16 de junho de 2015, entre as 10h00 e as 11h00, nos seguintes locais e zonas envolventes:

- Toda a localidade da Zibreira
- Bairro de S. José
- Videla
- Almonda

A ÁGUAS DO RIBATEJO tudo fará para repor o abastecimento antes do horário previsto. A AR sugere que providencie reservas para consumos inadiáveis e informa que não é aconselhável o consumo e a utilização da água imediatamente após a reposição do abastecimento. Pode causar danos na rede predial e nas máquinas e equipamentos domésticos e industriais.
Só deve consumir depois de retomada a normalidade no abastecimento, quando a água apresentar uma cor transparente.

Em caso de necessitar de esclarecimentos, deve contatar os nossos serviços pelo tel: 263 509 400 (das 09h00 às 18h00) ou
800 20 20 40 (entre as 18h00 e as 09h00)


Bombeiros inauguram Galeria Municipal Santo António

A nova galeria de exposições de Vila Nova da Barquinha foi inaugurada no passado dia 9 de junho. Antiga escola primária, o edifício sofreu obras para se transformar no mais recente espaço expositivo de uma vila cada vez mais apostada em atrair visitantes e dinamizar a sua economia através das artes.
Instalada no centro histórico da Vila, junto à Igreja Matriz, a galeria batizada por inspiração do padroeiro da vila abriu portas com a Exposição “Bombeiros Voluntários de Vila Nova da Barquinha – 90 Anos ao Serviço da Comunidade”.

Fernando Freire, Presidente da Câmara Municipal, e António Ribeiro, Presidente da AHBVVNB, descerraram a placa de inauguração, momento que assinalou também o arranque de mais uma edição da Feira do Tejo, a decorrer em Vila Nova da Barquinha até ao dia 14 de junho.
A Galeria Santo António dispõe de duas salas e integra-se no projeto “Mercado da Artes”, uma medida de regeneração urbana com base na temática da arte.

A recuperação do edifício de traça tradicional, que se encontrava desativado, na Rua Marechal Carmona, irá permitir a divulgação do património regional e apoiar a divulgação de artistas emergentes do concelho.

A realização deste investimento cria um novo ponto de interesse no circuito expositivo de Vila Nova da Barquinha, do qual já fazem parte o Parque de Escultura Contemporânea Almourol com a sua exposição permanente de 11 peças e a Galeria do Parque.

O projeto resulta da candidatura para “Refuncionalização da EB1 de Vila Nova da Barquinha em salas de exposições – Galeria St.º António” que foi aprovada no âmbito do PRODER / Melhoria da Qualidade de Vida, do Sub Programa 3 da ADIRN - Acção / Subacção: Conservação e Valorização do Património Rural. Com investimento total de cerca de 70.000 euros, esta obra teve um financiamento de 41.860,70 euros.