quarta-feira, 23 de março de 2016

D. Maria II duplica número de empreendedores

Azeite em pó ou velas com o formato do Castelo de Almourol foram algumas das novas ideias de negócio vindas de crianças e jovens com idades entre os 6 e os 17 anos, apresentadas publicamente no dia 17 de março, no auditório da Escola D. Maria II, em Vila Nova da Barquinha.

Depois do sucesso do ano passado, está aí a segunda edição do projeto “Empreendedorismo na Escola”, que no presente ano letivo viu o número de projetos duplicar (de 4 para 8) relativamente ao ano anterior.



Chocociência, Vilaromática, PIMT8, Barquinha ON, Kaderno, InnovaTeam e Maxpowder são empresas criadas na escola, num espaço que é o primeiro Viveiro de Empresas em Ambiente Escolar (VEAE) em Portugal. A iniciativa que envolve turmas do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico do concelho de Vila Nova da Barquinha, tem como principal promotor o Agrupamento de Escolas, com a parceria do Município, Nersant, Tagusvalley, Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, Instituto Politécnico de Tomar e Associações de Pais.

O carácter pioneiro do projeto já lhe valeu um prémio e os resultados começam a dar frutos com o aumento do número de alunos envolvidos e com propostas cada vez mais “profissionais”.

Como forma de impulsionar a iniciativa, a Câmara Municipal criou em paralelo o “Prémio Municipal de Empreendedorismo em Ambiente Escolar”, uma medida inserida no Plano Estratégico de Desenvolvimento Económico "Barquinha 2020", como forma de incentivar os jovens empresários. Os vencedores de 2015 – Innovateam e Chocociência em exe quo – viram as suas ideias ser premiadas com uma viagem de 2 dias ao Alentejo. No final do ano letivo serão anunciados os resultados da 2.ª edição.


Sem comentários:

Enviar um comentário