quinta-feira, 31 de março de 2016

Ferramenta PEPEX apresentada dia 21 de abril, em Benavente e dia 27 em Santarém

Credores têm agora ferramenta de apoio à recuperação de dívidas

Com a ajuda de uma plataforma, os credores podem agora averiguar o estado dos seus processos de cobrança, bem como recuperar os bens de forma amigável. Esta nova ferramenta, o PEPEX - Procedimento Extrajudicial Pré-Executivo, vai ser apresentada num seminário que a NERSANT vai organizar no dia 21 de abril, em Benavente, e dia 27, em Santarém.

O PEPEX permite a qualquer credor que se encontre munido de título executivo idóneo para o efeito, a consulta, por via do agente de execução, das várias bases de dados disponíveis, em termos idênticos aos existentes no âmbito da ação executiva, possibilitando-lhe conhecer a existência ou inexistência de bens penhoráveis numa fase prévia à da instauração da ação executiva. Desta forma, os credores passam a dispor de uma informação essencial que lhes permite efetuar uma melhor ponderação relativa ao custo/benefício decorrente de um eventual recurso ao processo executivo, evitando-se assim situações em que o mesmo se torna inútil por inexistência de bens do devedor.

Este novo procedimento será bastante útil, uma vez que tem por objetivo evitar que as ações de cobrança de dívida continuem a entrar em massa nos tribunais, acelerando a resposta dos tribunais.

Para este seminário, a NERSANT conta com a participação com a presença da Ordem dos Solicitadores e Agentes de Execução. As duas sessões, de Benavente e Santarém, iniciam às 17h30, e têm já inscrições abertas e gratuitas no portal da associação (www.nersant.pt).

Sem comentários:

Enviar um comentário