segunda-feira, 11 de abril de 2016

Teatro Meia Via estreia Cyrano de Bergerac


 "Cyrano de Bergerac" de Edmond Rostand é a nova peça do Teatro Meia Via, Associação Cultural de Torres Novas, que estreará no dia 16 de Abril às 21h30, no Teatro Maria Noémia na Meia Via.
 
A peça estará ainda em cena no dia 17 de Abril às 16h00 e nos dias 22, 23, 29 e 30 às 21h30.  

As reservas podem ser efectuadas através do seguinte email: tmv@sapo.pt 





Sobre Cyrano de Bergerac
 
Foto: João Luz
Um apaixonado poeta. Um exímio espadachim. Um bravo soldado. Um grande filósofo, Cyrano Savinien Herculés du Bergerac, ou apenas Cyrano de Bergerac, possui qualidades incomuns, porém, o seu enorme nariz encobre-as, como uma somba sinistra. Sofre por amar intensamente a sua prima, Roxane, jovem, bela e emotiva.

O jovem Christian também a ama, e acorda com Cyrano seduzi-la em parceria, Christian dá a beleza e Cyrano as palavras.

Um terceiro homem, porém, também a corteja, o duque de Guiche, que interfere mandando Christian e Cyrano para o Cerco de Arras, um violento combate ocorrido nas guerras religiosas de França.

Cyrano continua a escrever cartas a Roxane, em nome de Christian, e ela vai ao seu encontro na batalha, encontrando Christian agonizante, ferido em combate. Viúva, Roxane recolhe-se a um convento, onde recebe continuamente a visita de Cyrano que ao visitá-la levava as notícias do que ocorria no mundo.
Foto: João Luz
Um dia, Cyrano é mortalmente ferido, mas consegue chegar até a amada, e conta-lhe do sentimento que sempre teve por ela. Roxane chora “um amor duas vezes perdido”, percebendo, no último instante, que amava Cyrano.


“ (…) Foi esta a minha vida, ter a função de ponto e ser logo esquecida! Lembrais-vos de Christian, falando-vos à beira da varanda? Está nisso a minha vida inteira! Eu em baixo fiquei, no vão negro escondido, e o beijo triunfal por outro foi colhido! (…) “


Sobre O Teatro Meia Via


O Teatro Meia Via - Associação Cultural de Torres Novas foi fundado em 19 de Abril de 2001, numa consolidação da atividade teatral que já se desenvolvia na aldeia da Meia Via há cem anos, com maior regularidade desde os anos 80.

A sua atividade centra-se sobretudo na produção própria de espetáculos e leituras encenadas, na formação de atores na divulgação e apresentação de espetáculos, privilegiando o concelho de Torres Novas e as suas Associações. Trabalham sempre com  encenadores convidados, desafiando-se continuamente. 

É no Teatro Maria Noémia na Meia Via que apresenta os seus trabalhos sendo o grupo residente naquele espaço.
Em 2009 foi vencedor do Prémio Personalidade Prestigio Ruy de Carvalho do V Festival Nacional de Teatro Amadores na Póvoa do Lanhoso com a peça Felizmente Há Luar com a melhor Interpretação Masculina,Carlos Maia e Prémio de Encenação, Elsa Vieira.

Sem comentários:

Enviar um comentário