quarta-feira, 13 de abril de 2016

Uma camisola, um jogo, um remate para a glória

Este ano, o tema do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios é «Desporto, um Património Comum». O Museu Municipal Carlos Reis, em Torres Novas, vai antecipar as comemorações para domingo, dia 17 de abril, a partir das 15h, relembrando o jogo mítico do mundial de 1966 e o jogador torrejano José Torres.

O ponto de partida é a camisola da seleção, do «magriço» José Torres, objeto que é património do MMCR, propondo-se uma viagem no tempo, até Londres, estádio de Wembley, em 28 de julho de 1966: a um minuto do fim do jogo Portugal-Rússia, José Torres remata firme e bate o lendário Lev Yachine. O golo dá a Portugal o terceiro lugar e a melhor classificação de sempre num mundial de futebol.



O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios visa promover os monumentos e sítios históricos e valorizar o património, ao mesmo tempo que tenta alertar para a necessidade da sua conservação e proteção. Ao dedicar o dia 18 abril de 2016 ao património do desporto, pretende-se celebrar o seu papel na melhoria da vida humana, reconhecendo e valorizando tanto certos monumentos e sítios como sensibilizando o público para os seus valores e o seu papel na formação da identidade cultural das comunidades, ao nível nacional, regional ou local.

Sem comentários:

Enviar um comentário