segunda-feira, 11 de julho de 2016

Notícias de Alcanena

Presidente da Câmara Municipal de Alcanena Entrevistada na RTP3
















A Presidente da Câmara Municipal de Alcanena, Fernanda Asseiceira, participou, no dia 8 de julho de 2016, na rubrica “Revista de Imprensa”, do Programa “3 às 10”, da RTP3, onde, para além de ter comentado alguns assuntos da atualidade, falou também da edição de 2016 da EXPOPELE, que decorrerá de 14 a 17 de julho de 2016, no Pavilhão Multiusos de Alcanena, uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Alcanena e da APIC – Associação Portuguesa dos Industriais de Curtumes, com o apoio da ACIS – Associação Empresarial de Torres Novas, Entroncamento, Alcanena e Golegã, e do CTIC – Centro Tecnológico das Indústrias do Couro, que visa dar notoriedade à Indústria de Curtumes Portuguesa e a toda a Fileira da Pele e do Couro, contribuindo para a divulgação das marcas “Alcanena Capital da Pele” e “Leather from Portugal”.



Inauguração da Exposição de Pintura “O Meu Olhar”, de Arnaldo Barateiro





Na Galeria Maria Lucília Moita, de 9 a 29 de julho de 2016

Foi inaugurada no passado dia 9 de julho de 2016, na Galeria Maria Lucília Moita, na Casa da Cultura, em Alcanena, pela Vereadora Maria João Gomez, a Exposição de Pintura “O Meu Olhar”, de Arnaldo Barateiro.


Esta exposição estará patente ao público, na Galeria Maria Lucília Moita, entre os dias 9 e 29 de julho de 2016, de segunda a sexta-feira, das 9:00h às 12:30h e das 14:00 às 17:30h.




Mercadinho de Alcanena




Decorreu no dia 9 de julho de 2016, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, mais uma edição do Mercadinho de Alcanena, que reuniu 15 participantes

O Mercadinho de Alcanena pretende valorizar o meio rural e a sua população, dinamizando e consolidando as atividades económicas locais de agricultura, comércio e de artesanato, através da prática de uma agricultura sustentável, com controlo da produção e rastreabilidade, garantia de saúde, higiene e segurança alimentar, qualidade e genuinidade, através da venda de proximidade entre produtores e consumidores, na prática do comércio justo, de forma a potenciar e aumentar a biodiversidade dos alimentos não massificados (ressurgimento das variedades tradicionais) e a tradição alimentar.

O Mercadinho de Alcanena rege-se por quatro princípios básicos:
- É sustentável
- É o ponto de encontro da cidadania ativa
- É não lucrativo
- É diverso

Para mais informações contacte a Câmara Municipal de Alcanena, através do emailmercadinhodealcanena@cm-alcanena.pt ou através do telefone 249 889 010.











Apresentação do Livro “Olhares de Saudade”, de Arlete Piedade e João Furtado












Dia 9 de julho de 2016, em Espinheiro


Teve lugar, no dia 9 de julho de 2016, sábado, às 17:00h, na sede do Coro da Associação Musical e Tradições de Espinheiro (antiga Escola Primária), em Espinheiro, a apresentação do livro “Olhares de Saudade”, de Arlete Piedade e João Furtado.

A sessão de apresentação do livro contou com as intervenções da autora, Arlete Piedade e do autor, João Furtado, do Presidente da União das Freguesias de Malhou, Louriceira e Espinheiro, Luís Saca, o encerramento da sessão coube à Presidente da Câmara Municipal de Alcanena, Fernanda Asseiceira.

A sessão contou também com a participação da Associação Musical e Tradições de Espinheiro e Coro Infantil do Arneiro das Milhariças.

Esta iniciativa contou com o apoio da Câmara Municipal de Alcanena e da União das Freguesias de Malhou, Louriceira e Espinheiro.



JUBILARE - Associação Cultural e Social de Alcanena









Concerto de Verão

Uma iniciativa da JUBILARE - Associação Cultural e Social de Alcanena
A JUBILARE – Associação Cultural e Social de Alcanena promoveu, no dia 9 de julho de 2016, sábado, às 21:30h, no Miradouro Joaquim Ramos Vieira, em Alcanena, o Concerto de Verão, que contou com a atuação dos seguintes grupos:
- Coral JUBILARE de Alcanena;
- Música e Tradições de Espinheiro;
- Robustuna Afonsina – Casais Robustos.

Esta iniciativa contou com os apoios da Câmara Municipal de Alcanena, da União das Freguesias de Alcanena e Vila Moreira, do Centro de Bem Estar Social de Alcanena, do Sindicato de Curtumes de Alcanena e da Fundação INATEL.



Cine-Teatro São Pedro










Concerto Solidário de Marta Menezes ao Piano

A favor de Lara Maria


O Cine-Teatro São Pedro, em Alcanena, recebeu, dia 10 de julho de 2016, domingo, às 22:00h, um Concerto Solidário de Marta Menezes ao Piano, cujos lucros revertem a favor de Lara Maria.

A Lara é uma criança que nasceu com paralisia cerebral, que lhe afeta a coordenação motora, precisando de apoio para realizar tratamento com fisioterapia especial intensiva, que lhe devolverá esperança para recuperar.



Animação Desportiva da
Praia Fluvial dos Olhos de Água







A Câmara Municipal de Alcanena promove, nos meses de julho e agosto, aos fins de semana, a realização de atividades de animação desportiva, na Praia Fluvial dos Olhos de Água, com a colaboração das coletividades do concelho.
As segundas atividades, dinamizadas pelo JAC Alcanena, tiveram lugar no fim de semana de 9 e 10 de julho e incluíram o Torneio Andebol de Praia. Durante os dois dias de atividades estiveram envolvidos cerca de 70 participantes, distribuídos por 10 equipas.





Caminhadas pelo Concelho 2015/2016




Última caminhada da temporada 2015/2016 realizou-se a 10 de julho, na Praia Fluvial dos Olhos de Água

A última caminhada e convívio de encerramento da temporada 2015/2016 do projeto Caminhadas pelo Concelho, realizou-se no passado dia 10 de julho, na Praia Fluvial dos Olhos de Água, que reuniu cerca de 50 participantes.

À semelhança do ano anterior, os participantes desta caminhada juntaram-se no Auditório do Centro Ciência Viva do Alviela – Carsoscópio para um lanche partilhado e visionamento de algumas fotos que foram sendo tiradas ao longo da presente temporada.

Para participar nas Caminhadas pelo Concelho, apenas precisa de vestuário e calçado confortável, adequado às condições climatéricas, água e boa disposição q.b.








Sem comentários:

Enviar um comentário