terça-feira, 5 de julho de 2016

Startup Santarém vai crescer


Inaugurada no dia 19 de março pelo Secretário de Estado da Indústria, a Startup Santarém, iniciativa da NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém e da Câmara Municipal de Santarém, vai agora crescer. O aditamento ao protocolo para a ampliação da Startup Santarém vai ser assinado no dia 6 de julho, pelas 18h00. Uma nova ala para incubação de empresas nascerá assim num espaço contíguo às atuais instalações.

A NERSANT e o Município de Santarém estão "unidos pelo empreendedorismo" desde setembro de 2013, data da assinatura de um protocolo de colaboração que permitiu que nascesse nas antigas instalações da Escola Prática de Cavalaria, um espaço para a incubação de empresas. O CIES - Startup Santarém, inaugurado a 19 de março deste ano pelo Secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, é assim o resultado de uma parceria entre o Município, que candidatou o projeto ao Inalentejo, e a NERSANT, que ficou responsável pela gestão do espaço, pela cobertura financeira da componente de autofinanciamento desta candidatura bem como das despesas consideradas não elegíveis por este programa, num investimento total na ordem dos 150 mil euros.

Apenas quatro meses após a inauguração da Startup Santarém, o espaço assume-se desde já como uma referência a nível distrital, disponibilizando um conjunto de valências contribuem para o fortalecimento do ecossistema empreendedor da região e para o crescimento do empreendedorismo qualificado, tais como salas para instalação de empresas, salas de co-working, instalação virtual, acesso a sala de reuniões, estacionamento exclusivo gratuito, apoio técnico da NERSANT e acesso à participação nos programas de apoio, network, consolidação e aceleração da NERSANT, que deslocalizou também para este espaço não só o seu polo regional - o Núcleo de Santarém - anteriormente localizado na zona industrial da cidade, mas também o seu serviço de apoio ao empreendedorismo. O sucesso do espaço é atestado pelo número de pedidos de adesão que o mesmo tem verificado. Tendo em conta as várias solicitações de instalação de novas empresas e negócios no espaço do CIES - Startup de Santarém, tornou-se necessário aprofundar esta parceria, nomeadamente através da cedência de um novo espaço, contíguo às atuais instalações, onde vai agora nascer uma nova ala dedicada ao empreendedorismo e à incubação de empresas. Assim, e nos mesmos moldes que o protocolado em 2013, cabe ao Município a cedência do espaço, que vai agora ser requalificado pela NERSANT, de maneira a que possa funcionar também como espaço de acolhimento de novas empresas no Ribatejo.

Complementa com 12 gabinetes, sala de formação e auditório

No projeto de ampliação do CIES - Startup Santarém, está prevista, de igual modo, a requalificação de todo o espaço, constituído por dois pisos onde irão nascer, para além dos gabinetes que vão ser ocupados por empreendedores, salas de formação e um auditório, onde poderão ser levadas a cabo reuniões, formações, apresentações, palestras, seminários, entre outros eventos. No piso 0, irão nascer 4 gabinetes e uma sala de formação, enquanto que no piso 1 vai ser criados 8 gabinetes e um auditório. Esta nova ala do CIES – Startup Santarém, vem assim complementar a oferta já existente neste centro de inovação empresarial, conferindo-lhe novas capacidades para o acolhimento de startups.
A assinatura desta adenda ao protocolo vai realizar-se em cerimónia no dia 6 de julho, pelas 18h00, na Startup Santarém, seguindo-se uma visita às instalações que vão agora ser requalificadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário