terça-feira, 5 de julho de 2016

Campeonato Nacional da Divisão Base

Ginástica Artística

DOIS CAMPEÕES NACIONAIS NA MASCULINA E DUAS EQUIPAS VICE-CAMPEÃS NACIONAIS NA FEMININA

A última prova da época 2015/2016, organizada pela Federação de Ginástica de Portugal, acabou com excelentes resultados para a UDRZA. O clube conseguiu dois títulos de campeão nacional na masculina e dois títulos de vice-campeões nacionais por equipas na feminina.
Estiveram presentes mais de 200 atletas no Campeonato Nacional da Divisão Base (2ª divisão), no Centro de Alto Rendimento da Anadia, no sábado dia 2 de julho. A União Desportiva e Recreativa da Zona Alta participou com 17 atletas em representação da cidade de Torres Novas e da Associação de Ginástica de Santarém. Depois de um ano de trabalho, os nossos ginastas masculinos apresentaram-se em grande forma nesta prova e conseguiram um primeiro lugar na geral no escalão de juvenis (Tiago Maia) e um primeiro lugar na geral no escalão de juniores (Francisco Santos). O atleta Tiago Maia para além de se sagrar campeão nacional, conseguiu subir ao lugar mais alto do pódio em todos os aparelhos com exceção de barra que ficou em 3º lugar. Ainda no escalão de juvenis, o nosso atleta Diogo Martins, conseguiu o 2º lugar nos saltos. No escalão de juniores, o ginasta Francisco Santos sagrou-se campeão nacional e subiu ao 1º lugar nas argolas, cavalo com arções e saltos. O ginasta João Maia alcançou o 5º lugar da classificação geral e ainda subiu ao pódio nos aparelhos de solo e cavalo com arções em 2º e 3º lugar, respetivamente.
No escalão de seniores o atleta Rúben Rama ficou em 7º lugar na geral, tendo alcançado o 2º lugar na barra-fixa. O ginasta Roberto Mota que ficou em 10º lugar na geral, por aparelhos conseguiu o 2º lugar no cavalo com arções e o 3º lugar nos saltos.
Na Ginástica Artística Feminina, as nossas meninas conseguiram o melhor resultado de sempre desde a formação da Escola de Ginástica da UDRZA. A equipa de iniciadas, que passou por uma prova de apuramento para conseguir estar presente, sagrou-se vice-campeã nacional. As ginastas Matilde Santos, Joana Fernandes, Lara Pires, Maria Pires e Daniela Tôco, que já tinham conseguido o 2º lugar na prova qualificativa, voltaram a alcançar a segunda posição por equipas numa prestação muito boa. No escalão de juvenis, as ginastas Maria Domingos Fernandes, Leonor Domingos Fernandes, Leonor Lima e Inês Alfaiate, também se sagraram vice-campeãs nacionais. Estas ginastas que competiram com equipas de 5 ginastas, com 4 ginastas a pontuar para a equipa, mostraram que o espírito de equipa, o esforço e até alguns sacrifícios, valem a pena quando os resultados são positivos. Destaca-se a atleta Inês Alfaiate que individualmente conseguiu um 3º lugar na geral, 2º lugar na trave e 1º lugar nas paralelas, tendo sido campeã nacional neste aparelho.
Estes resultados mostram que o trabalho de formação desenvolvido na Escola de Ginástica da UDRZA está a dar frutos. Para além dos mais de 200 atletas inscritos na ginástica, começam a aparecer alguns talentos que devem ser treinados numa perspetiva de rendimento e alto rendimento. 
Na vertente de representação a nossa classe da ritmartgym viajou até Itália, para participar no Festival del Sole em Riccione.
Nos dias 21, 22, 23 e 24 de julho os ginastas Joel Catarino e Francisco Santos vão apresentar provas no Centro de Alto Rendimento da Anadia para tentarem entra na Seleção Nacional de Ginástica Artística Masculina.




Sem comentários:

Enviar um comentário