sexta-feira, 26 de maio de 2017

Alcanena Convida 26 de maio a 4 de junho




Caminhadas pelo Concelho 2016/2017
Nona caminhada da temporada realiza-se a 28 de maio, em Malhou


A nona caminhada da temporada 2016/2017 do programa Caminhadas pelo Concelho terá lugar no próximo dia 28 de maio, domingo, em Malhou, estando a concentração marcada para as 9:00h, no Largo da Igreja.

Para participar nas Caminhadas pelo Concelho, só precisa de calçado e vestuário confortável, adequado às condições climatéricas, água e boa disposição para umas horas bem passadas.

Participe! Venha conhecer o nosso concelho pelos seus próprios pés!

Para mais informações, contacte o Serviço de Desporto e Tempos Livres da Câmara Municipal de Alcanena, através do telefone 249 889 112 ou do e-mail desporto@cm-alcanena.pt.

Alcanena Fashion Day – Desfile de Moda
Dia 28 de maio, em Alcanena


Terá lugar no próximo dia 28 de maio, domingo, às 16:00h, na Praça 8 de Maio, em Alcanena o Desfile de Moda Alcanena Fashion Day, uma iniciativa da ACIS – Associação Empresarial de Torres Novas, Entroncamento, Alcanena e Golegã, com o apoio da Câmara Municipal de Alcanena, com a participação do comércio local, nomeadamente:

Vestuário
- O Requinte;
- Kriens;
- Rosa Xock;
- Saídos da Casca;
- O Pirilampo;
- Girafa às Bolinhas.

Cabeleireiro/Estética
- Joana Taborda – Cabeleireiro;
- Imagem Derm – Ana Rosa;
- PeloCorpo – Marlene Castanheira;
- IP Estética Cabeleireiro – Anabela Henriques e Isabel Parreira.

Acessórios
- Decorpele.

O desfile contará com a atuação das alunas da Escola de Dança “O Corpo da Dança”, de Alcanena.

Às 17:30h, terá lugar a atuação de NOISERV.

O Município de Alcanena promove, pelo quarto ano consecutivo, o Festival do Azeite e Ervas Aromáticas, que decorre de 1 a 4 de junho de 2017, nos restaurantes e pastelarias aderentes do concelho, que participam neste desafio de divulgar alguns dos sabores mais peculiares desta região, associados à cozinha tradicional e popular das gentes das serras, de Aire e Candeeiros, e do bairro, terras prenúncio do Tejo, uma gastronomia com sabores apurados, que dependem da arte do tempero, do azeite cru ou das ervas aromáticas, e onde encontramos, ainda, antigos sabores, herdados da arte culinária de uma mesa que, sendo pobre, substituiu a variedade pela imaginação.

A edição de 2017 volta a contar com a participação de 6 pastelarias do concelho, à semelhança do que aconteceu em 2016, que se associam a esta iniciativa com doçaria em que o azeite e as ervas aromáticas serão elementos de destaque.

Restaurantes Aderentes:
- Caneiro’s | Alcanena;
- Cantinho dos Sabores | Minde;
- Central | Vila Moreira;
- O Cantinho dos Charutos | Covão do Coelho;
- O Cantinho do Toino | Alcanena;
- O Mal Cozinhado | Monsanto;
- Olhos d’Água | Louriceira;
- O Patanisca Dourada | Raposeira;
- O Regato | Bugalhos;
- O Penedas | Malhou;
- O Peregrino | Louriceira,
- Retiro dos Pacatos | Malhou;
- Simões | Vale Alto;
- Tasquinha da Feira | Serra de Santo António;
- Tertúlia do Gaivoto | Louriceira.

Pastelarias Aderentes:
- A Gena | Alcanena;
- Avó Olinda | Minde;
- Broa de Mel | Alcanena;
- Flor do Campo | Alcanena;
- Jumaflor | Alcanena;
- Renault | Alcanena.


Integrado no IV Festival do Azeite e das Ervas Aromáticas, terá lugar, no dia 3 de junho, sábado, às 9:00h, na Serra de Santo António, o Percurso Pedestre “No Trilho das Oliveiras e das Ervas Aromáticas”, com concentração no Largo da Igreja.

Integrado no IV Festival do Azeite e das Ervas Aromáticas, terá lugar, no Pavilhão Multiusos de Alcanena, nos dias, 2, 3 e 4 de junho (de sexta a domingo), o 10º Festival Gastronómico do Caracol de Alcanena, uma organização do JAC – Juventude Amizade e Convívio.

Para mais informações contactar a Câmara Municipal de Alcanena através dos números de telefone 249 889 010 ou 968 933 963 ou através do endereço eletrónico:festivaldoazeiteedaservas@cm-alcanena.pt

Comemorações do Dia Mundial da Criança 2017
1 e 2 de junho, no Jardim da República, em Alcanena

Para assinalar a Comemoração do Dia Mundial da Criança 2017, a Câmara Municipal de Alcanena preparou um vasto conjunto de atividades exclusivamente dedicadas aos mais jovens. A iniciativa decorre nos dias 1 e 2 de junho, no recinto do Jardim da República (zona desportiva de Alcanena), entre as 9:00h e as 14:00h, e contará com a participação das crianças que frequentam os Jardins de Infância e as Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico do concelho.

Ao dispor dos mais novos estarão diversas atividades, nomeadamente, jogos didáticos, atividades de animação desportiva, jogos tradicionais, bicicletas e quadriciclos, GNR (cães pisteiros e cavalaria), ateliê de pintura facial, insufláveis, atividades de expressão plástica, Biblioteca/Ludoteca e exposição de viaturas dos Bombeiros Municipais de Alcanena.
V Gala “Novos Talentos, Talentos Novos”
Dia 3 de junho de 2017, no Cine-Teatro São Pedro


Terá lugar, no dia 3 de junho de 2017, às 21:00h, no Cine-Teatro São Pedro, em Alcanena, a V “Gala Novos Talentos, Talentos Novos”.

Na quinta edição da Gala Novos Talentos, Talentos Novos, a autarquia pretende continuar a homenagear o trabalho desenvolvido por munícipes, associações e Agrupamento de Escolas de Alcanena, na promoção da arte, desporto e cidadania, não só no nosso concelho, mas por todo o mundo.

Entrada livre.
Um Dia no Convento – Município de Alcanena no Convento de Cristo, em Tomar
Dia 4 de junho de 2017

O Município do Alcanena estará representado no Convento de Cristo (Claustro da Micha), em Tomar, no próximo dia 4 de junho de 2017, domingo, no âmbito de uma parceria com a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo.

Nesta data, os visitantes serão convidados a degustar os produtos regionais do concelho de Alcanena, havendo também uma Mostra e Venda de Produtos Locais de Artesanato e Gastronomia, entre outras iniciativas.

O programa será divulgado oportunamente.
Clube de Leitura em Voz Alta
Dia 26 de maio de 2017, na Biblioteca Municipal de Alcanena






Exposição de Pintura “À Deriva”, de Rogério Louro
De 3 de junho a 14 de julho de 2017, na Biblioteca Municipal de Alcanena
Inauguração dia 3 de junho, às 16:00h




Mostra Bibliográfica “Dia do Autor Português”
De 22 de maio a 30 de junho de 2017, na Biblioteca Municipal de Alcanena






ALC’ARTE – Mostra Anual dos Artista Plásticos do Concelho de Alcanena
Na Câmara Municipal de Alcanena, Galeria Municipal Maria Lucília Moita, Cine-Teatro São Pedro e Biblioteca Municipal Dr. Carlos Nunes Ferreira


Está patente, no Átrio da Câmara Municipal de Alcanena, na Galeria Municipal Maria Lucília Moita, no Cine-Teatro São Pedro e na Biblioteca Municipal Dr. Carlos Nunes Ferreira, em Alcanena, a segunda edição da ALC’ARTE – Mostra Anual dos Artistas Plásticos do Concelho de Alcanena, iniciativa integrada no programa de comemorações do 103º Aniversário da Fundação do Concelho de Alcanena.





Sunset Science – Vinhos de Solos Calcários
Dia 3 de junho de 2017, no Centro Ciência Viva do Alviela

No dia 3 de junho, às 17h30, no Centro Ciência Viva do Alviela, o pôr-do-sol é refrescante e regado com ciência, com sabor a vinho da nossa região. Participe numa prova de vinhos oriundos de terrenos ricos em calcário e conheça as castas típicas produzidas nestes solos.

Sabia que o Maciço Calcário Estremenho e área envolvente têm já uma longa história de cultura da videira? E que algumas vinhas utilizam ainda os saberes ancestrais da época medieval nos seus métodos de cultivo? Rio Maior, Torres Novas, Ourém ou Santarém são apenas alguns exemplos de concelhos da região com tradição vitivinícola em solos argilo-calcários. Quais as características distintivas destes vinhos? Que métodos são utilizados nos dias de hoje durante o processo de cultivo?

Na iniciativa estarão presentes produtores de vinhos da região, bem como Mário Andrade, conceituado enólogo, e José Sassetti, engenheiro agrónomo, que nos vão dar a conhecer a ciência por detrás do cultivo da vinha e da fermentação das uvas.

As inscrições são limitadas (4,00€/pessoa), obrigatórias e poderão ser efetuadas através do 249 881 805 ou info@alviela.cienciaviva.pt.



Exposição “Porque Somos Como Somos?”
De 8 de março a 8 de agosto de 2017, no Centro Ciência Viva do Alviela

Foi inaugurada, no dia 8 de março de 2017, no Centro Ciência Viva do Alviela, a exposição “Porque Somos Como Somos?”, que estará patente até dia 8 de agosto de 2017.

Já pensou em quem é, de onde vem e onde estará daqui a alguns milhões de anos? Já observou bem toda a diversidade que existe à sua volta? As mudanças e transformações nos seres vivos ao longo do tempo dão origem a espécies novas e a este processo damos o nome de evolução.

A exposição “Porque Somos Como Somos? – A evoluir há 4 570 milhões de anos”, produzida em consórcio pelos Centros Ciência Viva do Alviela, Bragança, Estremoz e Proença-a-Nova e Instituições de Ensino Superior, é apoiada pela Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e explica-nos como evoluímos sob o ponto de vista de várias áreas do conhecimento científico, como a física, a química ou a matemática.

Na exposição “Porque Somos Como Somos?”, vamos viver a Evolução da Vida através de experiências interativas.

A iniciativa insere-se nas comemorações do 10º aniversário do Centro Ciência Viva do Alviela.
10 anos. Ciência para todos.





Exposição “Roque Gameiro – um passeio pela cidade”
De 2 de maio a 31 de agosto de 2017, no Museu de Aguarela Roque Gameiro

Estará patente, de 2 de maio a 31 de agosto de 2017, no Museu de Aguarela Roque Gameiro, em Minde, a exposição “ Roque Gameiro – um passeio pela cidade”.

Esta exposição pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 10:00h às 12:30h e das 14:00h às 18:00h, sendo que todas as visitas serão guiadas e orientadas por um técnico qualificado.



Projeto “Laço Verde” – Caça às Aguarelas
Dia 28 de maio de 2017, no jardim do Museu de Aguarela Roque Gameiro

Terá lugar, no próximo dia 28 de maio de 2017, domingo, às 10:00h, no jardim do Museu de Aguarela Roque Gameiro, em Minde, o Projeto “Laço Verde” – Caça às Aguarelas, para crianças dos 4 aos 6 anos de idade.



Concerto de Professores – Trio: Clarinete, Piano e Trompa
Dia 29 de maio, no Auditório do Conservatório de Música de Minde


Terá lugar, no dia 29 de maio de 2017, segunda-feira, no Auditório do Conservatório de Música do CAORG, em Minde, um Concerto de Professores, com um trio de clarinete, piano e trompa.


Para mais informações, contacte o CAORG, através do telefone 249 840 022 ou do e-mailinfo@caorg.pt, ou o Museu de Aguarela Roque Gameiro, através do telefone 249 841 292 e do email museuaguarela@caorg.pt.





Jogos do dia 27 de maio de 2017

As equipas da EFCA – Escola de Futebol do Concelho de Alcanena disputam, no dia de 27 de maio de 2017, os seguintes jogos:

10:30h | Sub 10 “A” – Escola Tomar A x EFCA
10:30h | Sub 10 “B” – EFCA x VFC Mindense
10:30h | Infantis “A” – EFCA x CADE B
17:00h | Veteranos – ACA x Pernes

Os jogos da EFCA contam com o apoio da Câmara Municipal de Alcanena, da Junta de Freguesia de Bugalhos e da União das Freguesias de Alcanena e Vila Moreira.





Jogos dos dias 27 e 28 de maio de 2017

As equipas do Vitória Futebol Clube Mindense disputam, no fim de semana de 27 e 28 de maio de 2017, os seguintes jogos:

Sábado, 27 de maio
10:30h | Sub 10 “B” – EFCA x VFC Mindense (Torneio de Encerramento)
10:30h | Sub 11 – VFC Mindense x CCD Caxarias (Torneio de Encerramento)
10:30h | Infantis – Vasco da Gama A x VFC Mindense (Torneio de Encerramento)

Domingo, 28 de maio
14:00h | Sub 11 – participação do VFC Minddense no Torneio de Amiais





Quinta-feira de Ascensão no Cabeço de Santa Marta – Moitas Venda
Tradicionais festejos e Romaria a Santa Marta realizam-se no dia 25 de maio de 2017

Realizam-se, no próximo dia 25 de maio de 2017, feriado municipal, os tradicionais festejos da Quinta-feira de Ascensão, no Cabeço de Santa Marta – Moitas Venda.

O programa tem início às 12:00h, com a celebração da Santa Missa, na Capela de Santa Marta, seguida de Procissão e Bênção dos Campos.

Às 13:00h, terão início os almoços e o convívio, com a atuação musical de Toc’Abrir.

Haverá petiscos e bebidas, como manda a tradição.

Estará assegurado o transporte entre o Largo da Venda e o Cabeço de Santa Marta, e vice-versa, e entre C. Mata Export (Casais Robustos) e o Cabeço de Santa Marta, e vice-versa.

Esta é uma iniciativa da Comissão de Festas Moitas Venda 2017, com o apoio da Câmara Municipal de Alcanena e da Junta de Freguesia de Moitas Venda.





Festa da Ascensão
De 25 a 27 de maio, em Monsanto

Decorre, de 25 a 27 de maio de 2017, em Monsanto, a Festa da Ascensão.

No dia 25 de maio, quinta-feira da Ascensão, feriado municipal, terá lugar, às 10:00h, o jogo Solteiros vs Casados, seguindo-se, a partir das 12:30h, o almoço dos jogadores (inscrição 10,00€). Às 16:00h, haverá Sardinhada, na Fonte do Pião.

Na sexta-feira, 26 de maio, a partir das 23:00h, terá lugar, no mercado de Monsanto, a Black and White Party, com Hot Crazy Boys.

No sábado, dia 27 de maio, às 14:00h, haverá Paintball (inscrição – Equipas: 15€; individual: 17€). A partir das 19:00 terá lugar, no Mercado de Monsanto, o Festival da Sopa da Pedra, com animação musical com DJ Kevin Miranda.

Inscrições através dos contactos 926 607 721 (Nuno Matateu) e 910 245 375 (Tiago Saramago).
A Festa da Ascensão tem o apoio da Câmara Municipal de Alcanena e da Junta de Freguesia de Monsanto.





3 Horas BTT Resistência Noturna, em Covão do Coelho
Dia 27 de maio de 2017
Uma iniciativa da APECC – Associação de Pais e Encarregados de Educação de Covão do Coelho


A APECC – Associação de Pais e Encarregados de Educação de Covão do Coelho promove, no próximo dia 27 de maio de 2017, sábado, das 20:00h às 23:00h, em Covão do Coelho, a iniciativa 3 Horas BTT de Resistência Noturna.

As inscrições, limitadas a 150 participantes, devem ser efetuadas até ao dia 24 de maio.

Esta iniciativa conta com os apoios da Câmara Municipal de Alcanena e da Junta de Freguesia de Minde.





Workshop “Direitos dos Pais e Encarregados de Educação”
Dia 29 de maio de 2017, no Auditório da Escola Secundária de Alcanena
Uma iniciativa da APAL – Associação de Pais de Alcanena


A APAL – Associação de Pais de Alcanena promove, no próximo dia 29 de maio de 2017, segunda-feira, às 18:00h, no Auditório da Escola Secundária de Alcanena, o Workshop “Direitos dos Pais e Encarregados de Educação”.

De forma descontraída, conheça como pode garantir os seus direitos no trabalho, quando tem filhos a estudar.

Evento de participação gratuita, mas sujeito a disponibilidade de lugares.

Saiba mais em www.apal.alcanena.pt

Esta é uma iniciativa da APAL – Associação de Pais de Alcanena, com os apoios da Câmara Municipal de Alcanena e do Agrupamento de Escolas de Alcanena.





10º Festival Gastronómico do Caracol de Alcanena
Dias 2, 3 e 4 de junho de 2017, no Pavilhão Multiusos de Alcanena
Uma iniciativa do JAC – Juventude Amizade e Convívio

O Pavilhão Multiusos de Alcanena recebe, nos próximos dias 2, 3 e 4 de junho de 2017 (sexta, sábado e domingo), a décima edição do Festival Gastronómico do Caracol de Alcanena, uma iniciativa do JAC - Juventude Amizade e Convívio, inserida no IV Festival do Azeite e das Ervas Aromáticas (que decorre de 1 a 4 de junho).

O horário de funcionamento do certame é o seguinte:
2 de junho | 18:00h – 24:00h
3 de junho | 15:00h – 24:00h
4 de junho | 12:00h – 24:00h

Entrada Livre.

A iniciativa conta com os apoios da Câmara Municipal de Alcanena e da União das Freguesias de Alcanena e Vila Moreira.





    



Sem comentários:

Enviar um comentário